Estimular a troca de conhecimentos, debater soluções e construir iniciativas voltadas ao empreendedorismo. Foi assim que teve início o 3º Integra Ditec, em Curitiba nesta terça-feira (29). O evento, que é uma reunião dos diretores-técnicos do Sistema Sebrae de todo o Brasil, com a presença de 17 estados, segue nesta quarta-feira (30). Entre os temas abordados estão desenvolvimento territorial, educação empreendedora, gestão municipal, personalização e nacionalização no atendimento, e atuação dos Polos de Referência.
A abertura aconteceu no Sebrae, em Curitiba, capital do Paraná, e contou com a participação do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, que agradeceu a acolhida da equipe paranaense. Ele relembrou o papel da instituição nessa evolução das políticas públicas e da importância em acolher e apoiar quem empreende.
“O objetivo de colocar os pequenos negócios no centro da agenda social, econômica e política foi implementado e ganhou espaço. Agora, temos que seguir evoluindo como organização, além de toda expertise, precisamos nos valer das redes de parceiros e novas tecnologias, como a inteligência artificial, para nos apropriarmos disso e atendermos cada um dos milhões de empreendedores de acordo com o Sebrae que ele precisa”, comentou.
Na mesma linha, César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, destacou a importância de um processo colaborativo e de troca de conhecimento para seguir promovendo desenvolvimento municipal e territorial.
“Esse momento é um encontro de propósito e missão, com todos em busca de executar as ações da melhor forma possível. Com persistência e confiança, fazemos essa construção em conjunto, que faz parte do DNA do Sebrae e que também é uma oportunidade para poder demonstrar as boas práticas do nosso Paraná”, apontou.
A abertura ainda contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto. No período da tarde, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.
Entre as apresentações do dia, a primeira foi do vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, que falou sobre as mudanças municipais e destacou uma iniciativa de Minas Gerais.
De 2013 para 2023, segundo Helvécio, o incentivo e a realização de políticas públicas para os pequenos negócios de Minas Gerais impactaram nas compras públicas, levando ao crescimento de R$ 1,5 bilhão para R$ 18 bilhões no período.
“É um montante que fica no território. A ideia é fazer com que o dinheiro circule no local da compra, e quanto mais perto do consumidor melhor. Isso pode até levar ao crescimento e fazer com que o pequeno negócio, eventualmente, mude de porte”, afirma.
Programação
Ao longo do dia, foram realizados painéis para falar sobre temas como os desafios do desenvolvimento para os municípios e territórios, com olhar para a transição energética, a bioeconomia e a resiliência climática, além da educação empreendedora, segmentação, personalização e nacionalização no relacionamento com os clientes.
Ainda, foram reforçadas as atuações dos 14 Polos de Referência do Sebrae, que estão distribuídos pela Brasil e têm foco na geração de conhecimento e nas trocas de saberes em temas estratégicos ligados ao fomento do empreendedorismo e competividade dos pequenos negócios.
Segundo dia
Na quarta-feira (30), o grupo realizará duas visitas técnicas na capital paranaense. A primeira será ao Jardim Botânico, passando pelo Jardim das Sensações, o Café-Escola Senac, a Galeria das Quatro Estações, a loja com produtos típicos, além da experiência turística Curitiba na Palma da Mão.
Também está marcada uma visita técnica à Agência Curitiba, que é parceira do Sebrae/PR na realização dos projetos na capital, como o das Salas do Empreendedor, entre outros.