Será realizado no dia 8 de novembro, das 14h30 às 18h, o 19º Encontro dos Cafeicultores de Mandaguari, no salão de eventos da Associação Atlética da Cocari. O objetivo é promover aprendizado e troca de experiências entre cafeicultores da cidade e região. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo link https://forms.office.com/r/sbt3NDnsRN.
A programação, focada no aprimoramento de práticas da cafeicultura, terá início com a abertura oficial às 14h30. Às 15h, a palestra “A importância da aplicação via solo para a cafeicultura brasileira” será ministrada por Bruno Nascimento e Fernando Evangelista, representantes da Syngenta. Em seguida, às 16h15, Pedro Martins, da Yara, abordará os impactos da nutrição na produção e qualidade do café. Às 17h, será a vez de os participantes conferirem uma palestra sobre estratégias para cultivar e colher resultados eficazes.
Realizado pelo Sebrae/PR, prefeitura de Mandaguari e Associação dos Produtores de Café de Mandaguari (Cafeman), o evento também contará com exposições de maquinários agrícolas e automóveis, reforçando a importância da inovação para a cafeicultura da região.
Segundo Luiz Carlos da Silva, consultor do Sebrae/PR, o evento é uma oportunidade essencial para o desenvolvimento dos cafeicultores locais.
“Nosso objetivo é congregar os cafeicultores, oferecendo capacitação que vai desde as técnicas de plantio e manejo até a gestão do negócio”, afirma Luiz.
O consultor ainda destaca que o pedido de Indicação Geográfica (IG) para o café de Mandaguari, que envolve municípios do entorno com características semelhantes, foi depositado recentemente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
“Com a IG, cujo pedido é um exemplo de que a busca por atualização e melhorias por parte dos agricultores dá frutos, esperamos agregar valor ao nosso café assim que for aprovada pelo INPI”, destaca Luiz.
Para Fernando Rosseto, presidente da Cafeman, que conta com 55 associados, o evento se consolida como um espaço para fortalecer o vínculo entre os produtores. Ele ressalta a presença de empresas líderes do setor proporcionando aos cafeicultores a oportunidade de ver o que há de novo em tecnologia e em técnicas de aplicação.
“É o momento em que os produtores conseguem se encontrar, trocar conhecimentos e entender o que pode ser melhorado nas suas propriedades”, explica Rosseto.
O encontro tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Governo do Paraná, além de empresas como Yara, Sicredi, Syngenta, Yanmar, Cocari, Agroquim e Marega.