A 15ª Expo Paraguay Brasil segue até esta sexta-feira, dia 8 de novembro, em Luque, região metropolitana de Assunção, no Paraguai, com mais de 80 empresários paranaenses buscando networking e negócios com potenciais parceiros comerciais do país vizinho. A abertura, nesta quinta-feira (7), contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña; do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do presidente da Câmara de Comércio Paraguay Brasil, Antonio Carlos dos Santos; entre lideranças empresariais e diplomáticas de ambos os países.
Ernani Moura Amaral Filho, empreendedor em Curitiba, que tem uma indústria na área de soluções químicas para a rotina de indústrias, cuidados domésticos e automotivos, participa com espaço no estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No ano passado, Ernani conheceu a feira em Assunção. Agora, dentro do estande, pretende fechar negócios e está participando das rodadas.
“A ideia é transformar os contatos em negócios. Tenho agendas com supermercados, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção. Vamos trabalhar para efetivar parcerias comerciais no Paraguai”, projetou Ernani.
De Foz do Iguaçu, Taiuska Lima, investidora e empreendedora com duas startups, uma na área de agro e outra para agentes de viagens, participa da feira com a caravana promovida pelo Sebrae/PR. Na sua primeira incursão no evento, analisa as possíveis oportunidades.
“Vamos buscar contatos, participar das rodadas para gerar negócios. A gente percebe oportunidades para a inovação e vai conectar nossas soluções com o potencial mercado paraguaio”, completou Taiuska.
Mulheres no mundo dos negócios
A 15ª Expo Paraguay Brasil, que acontece no Centro de Convenções Conmebol, tem como enfoque “mulheres no mundo dos negócios”. No seu discurso, o presidente Santiago Peña destacou a presença da ministra Claudia Centurión e valorizou o impacto das mulheres na geração de empregos e na diversificação da economia paraguaia. Seguindo nessa linha, citou setores-chave como a indústria, onde a participação das mulheres representa 44%, com crescimento constante.
O presidente ressaltou que o comércio bilateral entre o Paraguai e o Brasil ultrapassou os 6,5 milhões de dólares em 2023, graças a uma relação entre os dois países, unidos por uma cooperação em áreas como energia, comércio e infraestruturas.
“Não há melhor país para investir do que o Paraguai. Temos uma economia estável, legislação favorável ao capital estrangeiro, taxa de crescimento sólida, força de trabalho jovem e incentivos fiscais competitivos”, afirmou, lembrando ainda que o ambiente favorável para negócios, com incentivos fiscais e aduaneiros, permite às empresas acessar mercados internacionais com vantagens competitivas.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse que foi feliz a escolha do tema desta edição: as mulheres no mundo dos negócios.
“A valorização do componente feminino na sociedade tem que permear todos os nossos esforços”, disse, falando ainda de negócios entre os países: “de fato, o Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Mas há lugar para mais. Os negócios celebrados nesta Expo – e estou seguro de que serão muitos – abrirão novos caminhos rumo à inovação, ao crescimento empresarial, aos investimentos e à geração de empregos”, apontou Vieira.
O vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, lembrou da parceria da Federação e do setor produtivo, desde a primeira feira binacional e projetou resultados no evento de 2024.
“Estamos com mais de 80 empresários do Paraná para fazer negócios e estreitar laços. Temos um grande volume de negócios do nosso estado com o Paraguai e podemos ampliar, desde que sigamos juntos para trabalhar melhorias para os dois lados da fronteira”, pontuou Piana, referindo-se também à parte de logística de transporte.
A ação de mercado para os empresários paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Ocepar, que há anos promovem, em conjunto, o movimento de internacionalização das empresas do Estado.
“Estamos, junto com nossos parceiros institucionais, aproximando empresas do Paraná para promover cooperação comercial e técnica em nível binacional. A feira, que começou com o Paraná e o Paraguai, ganha maior presença brasileira, com instituições empresariais também de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, fortalecendo o cenário de cooperação entre os países”, destacou Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Também participaram da abertura da feira o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira; ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez; embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho; a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, María Amarilla; o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva; e o diretor de relações internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.
A 15ª Expo Paraguay Brasil é promovida pela Câmara de Comércio do Paraguai no Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 2001, como uma comunidade empresarial para promover o desenvolvimento comercial binacional e, por sua vez, constituir um elo entre parceiros e instituições públicas, organizações oficiais, privadas e instituições.