Micro e pequenas empresas ligadas ao setor de construção civil tiveram uma oportunidade de conexão com o mercado imobiliário nesta quarta-feira (13), na Regional Curitiba do Sebrae/PR. A instituição, em parceria com a MRV Construtora, realizou uma rodada de negócios com empreendedores do setor, que apresentaram soluções a uma das maiores construtoras do Brasil.
Durante a rodada, fornecedores se reuniram com representantes da MRV, apresentando seus produtos, a adaptabilidade das soluções e a conformidade das empresas com normas e certificações. Ao todo, 64 empresas de Curitiba e região metropolitana participaram da rodada.
O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Melo Viana, ressalta que o encontro funcionou como uma porta de entrada para vários empresários, por meio do contato direto com uma das maiores construtoras do País.
“Durante a rodada, esses fornecedores tiveram espaço e tempo para apresentar as suas soluções e, tão importante quanto isso, começar a construir um relacionamento comercial com uma empresa desse porte, o que certamente permitiu concretizar alguns contratos”, explica o consultor.
O representante da MRV, César Caldas, aponta que, atualmente, a construtora está realizando dez obras na capital, com previsão de entrega de até 2,5 mil apartamentos a partir do ano que vem. Segundo ele, a parceria com micro e pequenas empresas permitirá uma frente de obras que vai durar, pelo menos, até 2028.
“O mercado está muito aquecido aqui em Curitiba, então temos a necessidade de encontrar mais parcerias. Por isso, estar aqui no Sebrae/PR é muito interessante, pois muitos desses empreendedores não chegariam até a gente em outras situações. Temos frente de obra para todos, e novos fornecedores são sempre bem-vindos”, afirma Caldas.
Oportunidade de crescimento
Para a maioria dos empresários que participaram da rodada de negócios, dialogar com uma das maiores construtoras da América Latina foi uma oportunidade de adentrar em um mercado que parecia distante. É o que contam os empreendedores Matheus e Marinel Nunes, de Campo Largo, que trabalham no desenvolvimento de estruturas para telhados.
“Mesmo estando há 30 anos nesse mercado, queremos crescer e abrir o nosso leque de possibilidades. Para nós e todas as empresas que estão aqui, participar de uma rodada de negócios com a construtora é ter uma chance de conversar com o setor imobiliário, algo que, sem essa ponte, não seria possível”, ressalta Matheus.
Para Marcio Fornali, representante de uma fornecedora de tintas localizada em Mandirituba, a rodada traz um momento que, mesmo com todas as tecnologias, é fundamental para qualquer negócio: a conversa direta, o “olho no “olho”.
“Muitas vezes, quando manda uma mensagem para um potencial parceiro, você acaba não conhecendo a pessoa que está do outro lado. Aqui, não: existe esse corpo a corpo, essa transparência que ajuda muito em uma negociação. E é muito interessante ver que a construtora está disposta a vir aqui e ter esse contato direto com os empreendedores”, pontua Fornali.
Mercado em crescimento
Segundo dados de 2023, aproximadamente 10% de todos os negócios atendidos pelo Sebrae/PR eram voltados para o setor da construção civil, o que representa algo em torno de 39 mil micro e pequenas empresas. Em Curitiba, a construção civil ocupa um espaço de cerca de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.