
Com a participação de aproximadamente 80 empreendedores de diversas áreas, o Sebrae em Ação promoveu na última quarta-feira (2), em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, uma combinação de palestras, oficinas práticas e rodadas de crédito para micro e pequenas empresas. A iniciativa foi uma grande oportunidade para fortalecer o relacionamento entre os participantes, bem como fomentar o acesso a serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae/PR.
As atividades tiveram início a partir das 15h, com o credenciamento e momento para a troca de informações e conhecimentos. Em seguida, os participantes acompanharam de forma simultânea palestras sobre atendimento ao cliente, obtenção de crédito e marketing digital. A palestra final, ministrada por André Policastro, abordou a temática das tendências e o quanto elas impactam na vida dos consumidores.
Consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato explica que o Sebrae em Ação é um momento especial para que micro e pequeno empresário possa acessar conteúdos que façam a diferença em seus negócios.
“Esta iniciativa busca o fortalecimento desse relacionamento com os empreendedores, favorecendo para conhecerem um pouco mais sobre conteúdos que geralmente fazem parte das dores que eles vivem no dia a dia dos seus negócios. Além disso, a noite promove um networking muito valioso e uma palestra final trazendo aspectos das diferentes gerações de consumidores”, afirma Dianalu.
Com a participação de cooperativas, bancos públicos e da Fomento Paraná, a rodada de crédito foi um momento importante para o empreendedor que busca meios de ampliar os seus negócios. De forma dinâmica, os empresários ouviram as instituições financeiras e tiveram a oportunidade de conversar com cada uma delas.
Conhecimento e crédito
Empreendedora, Beatriz Uglar, da Atleta de Ouro Artigos Esportivos, empresa que comercializa somente on-line acessórios para ginástica rítmica, explica que a participação no Sebrae em Ação foi uma oportunidade de fazer conexões.
“Eu vim em busca de aprendizado e networking, mas também de forma pontual buscar crédito para capital de giro. Como empreendedora há apenas dois anos, vejo que os desafios são muitos. No meu caso, o maior deles é lidar com o fluxo de caixa porque tenho uma lacuna muito grande entre a importação dos produtos que vendo, o recebimento deles e o início das vendas”, comenta a empreendedora.
Letícia Balbinotti, da Balbinotti Automatizações, de Pato Branco, revela que os conteúdos trazidos pelos eventos são essenciais no dia a dia do empresário.
“Acompanhei a palestra sobre marketing digital, mas o que me chamou a atenção foram os conteúdos sobre atendimento ao cliente. Este é um aspecto que nós entendemos, na empresa, que precisamos aperfeiçoar ainda mais e por isso vim em busca de conhecimento. Além disso, também fiz consultas sobre a possível contratação de crédito, já que temos planos de expansão”, revela a empresária.

Tendências
André Policastro, palestrante e consultor com mais de 25 anos nas áreas de inovação, tendências e negócios, trouxe um pouco sobre a experiência da jornada de compra dos clientes.
“É preciso abrir o olhar, porque tendência é algo inspiracional. O empreendedor deve se inspirar no que está acontecendo, no que está vendo, para moldar seus negócios ou criar novas ideias. O mundo passou recentemente por uma pandemia e estamos ainda ressignificando muitas coisas. O consumidor está cada vez mais atento, buscando marcas que sejam transparentes em suas comunicações, produtos personalizados, que antecipem seus desejos e que sejam sustentáveis”, alertou o palestrante.
Parceiros
O Sebrae em Ação contou com a parceria entre o Sebrae/PR e o Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Pato Branco, a Fomento Paraná, as instituições cooperativas de crédito Sicoob, Sicredi, Cresol, Evolua e Uniprime, além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.