ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR promove inovação no turismo com novos produtos de experiência

Campos Gerais receberão novos produtos turísticos com foco em experiências autênticas
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe

Empreendedores do setor de Turismo nos Campos Gerais estão participando de um programa que tem como objetivo impulsionar e qualificar a oferta turística da região. A “Jornada de Formatação e Criação de Produtos Turísticos de Experiência” é uma iniciativa do Sebrae/PR que visa o desenvolvimento e aprimoramento de experiências memoráveis e esse ano, com o tema conectado com a cultura local.

Evento de lançamento da nova Jornada de Formatação e Criação de Produtos Turísticos de Experiência foi realizado no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa. Foto: Rogério Junior

A jornada reúne oficinas, mentorias, visitas técnicas, testagens e formatação final para o mercado, culminando com o lançamento dos produtos no 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais, que será realizado de 28 a 30 de agosto na região. Os empreendimentos participantes que passarem por toda a jornada e formatarem seus produtos turísticos de experiência poderão submeter para uma curadoria de análise para possível inclusão no Catálogo de Produtos Turísticos de Experiência do Paraná 2025 — uma vitrine oficial para turistas em busca de vivências únicas e autênticas e lançamento no maior evento de turismo da região.

O foco da iniciativa, conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, está em fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências que estimulem os sentidos, promovam conexão emocional e valorizem os saberes locais. Os produtos serão desenvolvidos com identidade, autenticidade e compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, fortalecendo o protagonismo da comunidade local.

Empresário do setor de Turismo, Daniel Wagner falou sobre o produto Rota 01. Foto: Rogério Junior.

“A proposta vai além do produto turístico tradicional. Estamos falando de vivências que transformam, que emocionam e que criam laços entre visitantes e anfitriões. A jornada contribui na estruturação dos produtos com olhar para o mercado e as oportunidades para a região, fortalecendo a oferta, fortalecendo a atratividade e a competitividade do destino, afirma.

Desde a primeira edição da jornada, em 2022, foram criados na região dos Campos Gerais 51 produtos, incluindo experiências aos turistas.

“É essencial que a região conte com produtos turísticos estruturados e qualificados para atender os turistas. Apoiamos a iniciativa que, certamente, aumentará a competitividade do destino Campos Gerais e gerará negócios para os envolvidos”, afirma a gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Karen Kobilarz.

Lançamento

O evento de lançamento da “Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência” foi realizado na última semana, no Sesc Estação Saudade. A programação contou com a apresentação da Rota 01, produto formatado pelo empresário do setor, Daniel Wagner, e a Vivência KakaoWit, da empresa KakaoWit Chocolates, de Palmeira, que é a primeira chocolataria bean to bar (do grão à barra) dos Campos Gerais, e que permite visitação à fábrica e degustação dos produtos. Também esteve presente a Coleção Saudade, no segmento de cultura e história, pelo Sesc Paraná, com a proposta de vivência e reconhecimento da Estação Saudade, prédio histórico de Ponta Grossa.

“Buscamos construir uma experiência que reflita a memória da Estação Saudade, que é tão importante para o desenvolvimento do nosso Município. É muito gratificante quando recebemos grupos e oferecemos a vivência da Coleção Saudade. Muitos se emocionam, e a visita realmente se transforma em uma experiência marcante”, diz a gerente executiva Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz de Souza.

Também foi apresentada a experiência Café com História e Saudade, do Senac. Nesta experiência, enquanto as pessoas compartilham cafés e guloseimas, conhecem a história das cafeterias da Europa dos séculos XVII e XVIII. Cada iguaria recebe uma contextualização. Tudo é servido com preparo exclusivo e em um lugar especial, capaz de deixar saudade.

“A formatação do produto turístico de experiência, para nós do Senac Estação Saudade, foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Desde o apoio da consultoria do Sebrae, até o engajamento da equipe para desenvolver o produto”, comenta a gerente executiva, Cristina Soltovski de Oliveira.

  • Agência de Inovação e Desenvolvimento
  • DTI
  • experiencia
  • produtos
  • turismo