Apicultores de Tamarana (PR) participaram na última sexta-feira (18), de uma visita técnica em Ortigueira, na região dos Campos Gerais, para conhecer de perto as boas práticas da produção apícola artesanal certificada com o Selo Arte. A iniciativa, promovida pelo Sindicato Rural de Tamarana, em parceria com o Sebrae/PR e a Prefeitura Municipal de Ortigueira, teve como objetivo inspirar e capacitar produtores interessados em expandir mercados com produtos de origem artesanal.

A programação teve início na Unidade de Beneficiamento de Mel de Ortigueira, com um café da manhã de boas-vindas promovido pela Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel). No mesmo local, os participantes acompanharam uma palestra sobre o processo de obtenção e os benefícios do Selo Arte, certificação concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional.
Ortigueira é atualmente referência no Paraná, com 33 produtos certificados com o Selo Arte, o maior número do Estado. A maioria desses produtos é composta por méis artesanais, evidenciando a força da apicultura no Município, além de uma certificação para o requeijão em barra.
Durante a visita, os apicultores de Tamarana, que fica no Norte do Paraná, também conheceram as instalações da unidade operacional recentemente certificada com o Serviço de Inspeção Paranaense (SIP), que garante a segurança e a qualidade dos produtos comercializados. O grupo ainda visitou duas casas de mel locais, a Mel Kutz, pioneira no Município na obtenção do Selo Arte, com 18 produtos certificados; e a Mel Doce Mel, que recentemente conquistou 14 Selos Arte, totalizando 32 produtos apícolas certificados. Nessas visitas, os participantes puderam observar de perto os processos produtivos, as adequações estruturais exigidas pela legislação e o impacto positivo da certificação na ampliação de mercados.
“A apicultura é uma atividade relevante para a economia de Ortigueira, com grande impacto na geração de renda e no fortalecimento da agricultura familiar. O número expressivo de produtos com o Selo Arte no município, com destaque para os méis artesanais, reflete não apenas a dedicação dos produtores locais, mas também o trabalho consistente de adequação às exigências legais e de acesso a mercados mais amplos”, avaliou a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel.
Ao final do dia, foi realizado um momento de discussão e troca de experiências entre os apicultores visitantes e os anfitriões, destacando pontos de atenção, aprendizados e caminhos para replicar as boas práticas em Tamarana.
A presidente do sindicato, Vanessa Regina Sampaio, diz que com o objetivo de fortalecer a apicultura local e ampliar as oportunidades para os pequenos produtores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tamarana tem articulado parcerias estratégicas com a Secretaria Municipal de Agricultura e lideranças políticas do Município.
“Estamos empenhados em construir caminhos concretos para o desenvolvimento econômico dos apicultores da região, promovendo capacitação e acesso a novas experiências que possam inspirar e transformar a realidade no campo. Juntamente com o Senar (Fetaep), já estamos organizando cursos específicos na área da apicultura para apoiar e direcionar nossos produtores”, afirma.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Ortigueira, Alexandre José Moraes, reforça a importância de mostrar o potencial da agricultura familiar não somente de Ortigueira, mas de toda a região, e do trabalho com foco no Selo Arte, visando a agregação de valor e valorização dos produtores.
“Isso demonstra que todo nosso esforço e dedicação estão sendo reconhecidos. Reforçamos nosso apoio ao desenvolvimento das agroindústrias locais”, completa.