ASN PR
Compartilhe

Em Cascavel, programa capacita pequenos negócios em compras públicas

Iniciativa do Sebrae/PR e parceiros orienta empreendedores sobre como vender para órgãos públicos
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

De 21 a 23 de outubro, em Cascavel, micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI) e cooperativas da agricultura familiar da região oeste terão a oportunidade de se capacitar para participarem de processos licitatórios e vendas para órgãos públicos através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – LicitAÇÃO: Tenha o Governo como seu Cliente.

Turma de 2024 do do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. Foto: Arquivo pessoal.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de outubro, às 12h, ou enquanto houver vagas, diretamente no Escritório de Compras da ACIC, pelo WhatsApp (45) 99801-0029.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, o programa é uma forma prática de desmistificar o processo de compras públicas e aproximar os pequenos negócios desse mercado.

“Muitos ainda têm receio de participar de licitações por acreditarem que o processo é complicado. Na capacitação, mostramos passo a passo como funciona, quais são as oportunidades disponíveis e como cada empresa pode se tornar fornecedora do governo de forma estruturada e segura”, explica.

O casal de empresários, Nicholas Martini e Analú Alves Andrade Martini, da Groceries Store, participou do programa, em Cascavel. Nicolas, destaca a possibilidade de acelerar o processo de aprendizado sobre licitações, com explicações práticas e objetivas.

“Um dos grandes diferenciais foi a mentoria e o acompanhamento na nossa primeira licitação. O consultor esteve presente conosco durante a sala de lances, orientando, passo a passo, o que nos deu confiança e direcionamento. Como resultado, vencemos logo na primeira participação com um dos nossos produtos e tivemos ótimo desempenho em outras categorias. Tudo isso logo na estreia do nosso negócio, nesse mercado”, conta Nicholas.

Empreendedores de Cascavel venceram primeiro processo de licitação que participaram, após participação em programa. Foto: Arquivo Pessoal

Durante os três dias de capacitação o empresário receberá orientações, de acesso e identificação aos editais, preparação de propostas, uso dos sistemas de compras públicas e ampliação do faturamento com base em demandas reais do setor público.

O programa é promovido pelo Comitê Gestão Municipal e Sebrae/PR, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e diversas outras entidades, que fazem parte do CGM. Está inserido no Programa CCL – Cascavel Contra Legal, com apoio do setor de compras locais da Prefeitura Municipal.

Cronograma

As atividades serão realizadas na Acic, localizada na rua Pernambuco, 1800, no período da noite, a partir das 19h, entre os assuntos diretamente abordados estão:

– Licitações sem mistérios

– A legislação apoiando os pequenos negócios

– Cadastro no SICAF e GMS e app compras.gov

– Envio de proposta, sala de disputa e acompanhamento pós-certame

– Análise de edital, solicitação de esclarecimento e impugnação

Os empreendedores também passarão por consultorias individuais e mentoria prática.

Serviço:

O que: Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – LicitAÇÃO: Tenha o Governo como seu Cliente.

Dias: 23 a 25 de outubro

Local: Acic – rua Pernambuco, 1800

Horário: período noturno (início 19h)

Inscrições: até 21 de outubro – no Escritório de Compras da ACIC, pelo WhatsApp (45) 99801-0029, com Julia.

-

  • cascavel
  • empreendedorismo
  • licitação
  • mentoria