ASN PR
Compartilhe

Inova Arenito 2025 promove inovação e desenvolvimento de negócios na região de Umuarama

Programa teve programação gratuita em 16 municípios da região
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Durante 13 dias, Umuarama e outros 15 municípios que integram o território conhecido como Arenito Caiuá foram palco para o Inova Arenito 2025, que chegou à sua 4ª edição. O evento é realizado gratuitamente pelo Sistema Regional de Inovação (SRI Arenito), iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR, e neste ano contou com a parceria de 29 instituições.

Participantes reunidos em uma das ações do Inova Arenito 2025. Foto: Divulgação.

Com o tema “Conectar, Inovar e Crescer. Juntos pelo desenvolvimento”, foram realizadas 72 ações entre os dias 19 e 31 de outubro, com 5.423 participantes atendidos em oficinas, palestras, cursos, rodadas de negócios, networking, mesas redondas e visitas técnicas.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, o principal objetivo é estimular o empreendedorismo e a inovação na região do Arenito Caiuá.

“Diversas instituições parceiras promovem ações dentro da jornada programática, que sensibilizam e capacitam os participantes em temas ligados à inovação, tais como criatividade, tecnologia, propriedade intelectual e captação de recursos”, diz.

Ele destaca que o diferencial do evento é a sua descentralização.

“As ações chegaram a 16 cidades, sete a mais que no ano passado, através de uma parceria sólida entre o Sebrae/PR com as prefeituras e associações comerciais da região”, pontua.

O consultor reforça que o Inova Arenito se consolidou quando o assunto é estímulo ao empreendedorismo e à inovação do noroeste do Paraná, reunindo universitários e estudantes do ensino médio, empreendedores, pesquisadores, servidores públicos e entusiastas da inovação.

“O evento se constituiu em um verdadeiro circuito de ações realizadas de forma simultânea em diversas localidades das cidades envolvidas. Os participantes puderam acessar eventos em diferentes formatos e em diferentes atores do ecossistema de inovação. O Inova Arenito é uma verdadeira vitrine das instituições, aproximando ainda mais a comunidade de todas as ferramentas disponíveis na região para empreender e inovar, funcionando como motor para o crescimento e a transformação do território”, diz.

Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia na prefeitura de Umuarama, Junior Ceranto, mais do que um evento, o Inova Arenito é um movimento que conecta pessoas, ideias e soluções para o futuro da região.

“A inovação acontece quando governo, universidades, empresas e a sociedade caminham juntos, e é exatamente isso que estamos fortalecendo. Temos trabalhado de forma estratégica para criar um ambiente que estimule o empreendedorismo inovador, atraia startups, incentive a pesquisa aplicada e gere novas oportunidades para nossa cidade. Iniciativas como o Inova Arenito mostram que Umuarama está no mapa da inovação do Paraná e que estamos preparados para transformar conhecimento em desenvolvimento, e boas ideias em resultados concretos para a população”, avalia.

Para a consultora regional da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios (Cacier), Renata Cristiane da Silva, em mais uma edição, associações comerciais, cooperativas, universidades e instituições se uniram em torno de um mesmo propósito.

“Falar sobre inovação e despertar novas formas de pensar e agir é algo que precisa ser trabalhado. Muitos empresários associam inovação apenas à tecnologia, mas inovar é transformar os modos de trabalhar e repensar processos, então a iniciativa é fundamental para inspirar pessoas, conectar ideias e fortalecer o desenvolvimento regional”, analisa.

Novidade

Neste ano, o Inova Arenito contou com a participação do Technopark, parque tecnológico municipal que está em fase final de implementação. Segundo Adriano, a instituição abriu as portas para visitas técnicas e promoveu debates importantes para o desenvolvimento da cidade.

A participação do Technopark foi uma novidade do evento neste ano. Foto: Divulgação.

“Além disso, o Conselho do Jovem Empresário e Empreendedor de Umuarama também participou ativamente das atividades, ao lado da Ordem dos Advogados de Umuarama, que estreou na governança do SRI Arenito Caiuá, promovendo mesa redonda sobre contratos inteligentes e contratos de inovação”, destaca.

Arenito Caiuá

O território concentra centros universitários, parques tecnológicos e incubadoras, fomentando inovação e educação técnica. Segundo Adriano, trata-se de um polo de urbanização com forte rede cooperativista e associativista e índices de desenvolvimento em ascensão, ainda que com desafios em infraestrutura, conectividade e retenção de talentos.

“Por isso a importância do Inova Arenito para estimular a atração e o desenvolvimento de novos negócios e projetos de inovação. A região é vista como fronteira de expansão sustentável, com potencial para ecoturismo, saúde humana, inovação em bioprodutos, economia criativa e energias renováveis”, justifica.

De acordo com o consultor, em 2024, Umuarama registrou 362 novas marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 11 patentes de invenção, 13 novos desenhos industriais e cinco contratos de transferência tecnológica.

“Esses números são superiores aos de cidades de mesmo porte e perfil no Paraná e mostram que o município tem tido êxito no estímulo à cultura de inovação. A importância do território está na capacidade em transformar limitações naturais em oportunidades econômicas e sociais, consolidando-se como exemplo de resiliência territorial e cooperação regional no Estado”, acrescenta.

  • arenito caiuá
  • associação
  • Inova Arenito 2025
  • inovação
  • Noroeste
  • umuarama