ASN PR Atualização
Compartilhe

Empreendedores concluem Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência, no sudoeste do Paraná

Em Pato Branco, encontro também foi marcado pela assinatura de protocolo para fomentar o turismo no município
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

De olho no potencial turístico de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, o Sebrae/PR concluiu no último sábado, 15, a Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência. A Jornada reuniu, ao longo de 2025, empreendedores de diversas áreas para que pudessem contribuir para solidificar cada vez mais o turismo e potencializar seus produtos de olho na conexão entre os visitantes do município e os empresários.

A Jornada de Formatação acontece desde 2022 e neste ano contou com a participação de 18 empreendedores e oito produtos finalizados de empresários de diversas áreas como: alimentos e bebidas, lazer, hotelaria, tecnologia, entre outras. A iniciativa já alcançou mais de 50 empresários na região e validou mais de 30 produtos turísticos de experiência.

Jornada de Formatação tem como intuito contribuir para que empreendedores possam desenvolver aspectos ligações a comercialização e criação de novos produtos turísticos. Foto: Rodinei Santos

O caminho de formatação acontece a partir de diversos encontros, que abordam desde o conhecimento do Turismo como atividade econômica, imersão na história do município, aspectos de comercialização e a formatação de novos produtos. Todos os produtos da região e de outras localidades do Paraná estão no catálogo do Sebrae/PR e podem ser acessados aqui.

Jornada

A empreendedora Daiana Vieira Gruber, da Dai Gruber Doces Artesanais, participou da jornada. Segundo ela, a experiência em participar foi incrível e despertou para novas ideias e o desenvolvimento de novos produtos.

“O convite para participar foi um pouco inesperado, mas aceitei o desafio. Foi aí que criamos uma box com doces que trazem um pouco da tradição do sudoeste do Paraná. Então, criei a caixa com os bombons de pato com quatro sabores: bergamota, polenta com queijo, sagu e pinhão. As pessoas têm experimentado e tem sido um sucesso, o que aquece ainda mais o coração da gente”, conta a empreendedora.

A empreendedora Daiana Vieira Gruber, da Dai Gruber Doces Artesanais, criou uma caixa com doces que retratam sabores da cultura do sudoeste do Paraná. Foto: Divulgação

O empresário Cassio Lotti, do Recanto Silvestre, conta que participar da jornada trouxe muitos pontos positivos e que ajudaram na formatação de novos produtos para os visitantes.

“O primeiro é o networking o que contribui para a gente trocar mais informações. O segundo ponto é o desenvolvimento de uma metodologia para a construção de um produto turístico e o terceiro é o próprio produto em si, que nos permite termos mais visibilidade, expandir e pensar em coisas novas para o nosso espaço”, acrescenta Cassio.

Protocolo de Intenções

Durante o evento também foi assinado um Protocolo de Intenções para a Constituição do Ecossistema Pato Branco Destino Turístico Inteligente, que registra o compromisso de diversas instituições em trabalhar de forma integrada pelo desenvolvimento turístico de Pato Branco, a partir de uma agenda de ações conjuntas e um grupo de trabalho.

O documento foi assinado pelos representantes da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB); da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (ADR-Sudoeste); do Grupo Limber Software; do Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco (NTI); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco; do Sebrae/PR, Senac PR, Sesc/PR, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS) e da Zapping Consultoria, Arquitetura e Design, e do Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (Comtur).

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou a importância de fortalecer conjuntamente o turismo na cidade e na região.

“O Sebrae tem atuado como indutor do desenvolvimento do turismo em Pato Branco e todo o sudoeste. Este é um momento significativo, porque damos mais um passo para unificar esforços e impulsionar toda a cadeia turística. A partir do próximo ano, vamos intensificar ainda mais esse trabalho, qualificando as empresas e preparando o ambiente empresarial para acompanhar esse movimento”, afirma Cesar.

Protocolo de Intenções assinado marcou o compromisso de diversas instituições em trabalhar de forma integrada pelo desenvolvimento turístico de Pato Branco. Foto: Rodinei Santos.

O presidente do Comtur, Kauê Felipe Cichocki, destacou que a parceria entre as instituições é uma oportunidade de valorizar os produtos desenvolvidos no município.

“Reunimos um pouco de cada área, seja gastronomia, hotelaria, doces, bebidas, lazer, entre outras, tudo pensado em evidenciar o que há de melhor em nossa cidade. Um dia como o de hoje é essencial, para que possamos definir prioridades dentro do ecossistema de turismo, fortalecer o setor e tornar Pato Branco uma cidade ainda mais atrativa”, ressalta Kauê.

  • ambiente de negócios
  • Destino Turístico Inteligente
  • empreendedorismo
  • Pato Branco
  • turismo