ASN PR Atualização
Compartilhe

Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta é lançada no Paraná

Iniciativa visa a criação de um ambiente colaborativo e posicionar o Estado como referência nacional
Por Jorge Camargo
ASN PR Atualização
Compartilhe

Com o propósito de conectar pessoas, compartilhar boas práticas e fortalecer a cultura de colaboração entre empresas e instituições, nasceu a Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta do Paraná. O anúncio ocorreu durante o Encadear Summit Open Innovation, no Sebrae/PR, em Curitiba.

A iniciativa, realizada pelo Sebrae/PR e Sistema Fiep, tem como objetivo criar um espaço empresarial, profissional e técnico voltado à Inovação Aberta, modelo que estimula a cocriação e o desenvolvimento conjunto de soluções entre diferentes organizações.

Iniciativa cria espaço voltado à Inovação Aberta e estimula a cocriação e o desenvolvimento conjunto de soluções entre diferentes organizações. Foto: Inove.

Para o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, a criação da Rede representa um avanço estruturante para o ecossistema paranaense.

“O Paraná já se destaca nacionalmente pela força do seu ambiente de inovação. Agora, damos um passo decisivo ao criar um espaço que mapeia talentos, aproxima profissionais e organiza a inteligência coletiva do nosso ecossistema. A Rede nasce para gerar conexões qualificadas e impulsionar novas oportunidades de colaboração real entre empresas, especialistas e instituições”, afirmou Rolim.

Durante o lançamento, em 12 de novembro, os participantes vivenciaram uma dinâmica interativa que reforçou o caráter colaborativo da proposta. Os convidados responderam perguntas sobre a importância da Rede, o perfil desejado de participantes e as principais oportunidades que ela deve oferecer. O momento também serviu para coletar opiniões e ideias sobre o formato da governança, o papel das empresas, o tipo de atividades a serem priorizadas e os canais de comunicação a serem utilizados.

“Criamos um ambiente colaborativo para gerar oportunidades e fortalecer conexões. Queremos aproximar quem já atua com inovação aberta e facilitar o acesso a iniciativas, eventos e estruturas que apoiem os empreendedores e empresas do Paraná”, completou a gerente de Conselhos Temáticos e Setoriais do Sistema Fiep, Ariane Hinça Schneider.

A Rede funcionará como um “Think Tank” da Inovação Aberta, atuando como centro de referência e de pensamento estratégico sobre o tema. Além da troca de experiências e de conhecimento, a proposta inclui a realização de eventos e missões empresariais nacionais e internacionais, além de canais de interação permanentes por meio de redes sociais com moderação profissional para garantir qualidade nas discussões.

O lançamento da rede marcou o início de uma jornada que seguirá ao longo do próximo ano, com o objetivo de estruturar e de consolidar a Rede de Inovação Aberta. A proposta inclui a realização de um fórum de trabalho para definir o calendário de ações, validar o código de posturas e detalhar o modelo de governança do grupo gestor.

Com a Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta, a expectativa é de promover a colaboração, o aprendizado contínuo e a construção coletiva de soluções que impulsionem a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Paraná.

A rede atuará como centro de referência e de pensamento estratégico sobre Inovação Aberta, promovendo eventos, missões e interação por meio de redes sociais.

Como participar

Rolim reforça que a Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta entra agora em uma fase decisiva de estruturação. Após o lançamento, o trabalho se concentra na consolidação do modelo de atuação e na organização das primeiras atividades com os interessados.

“Essa é uma iniciativa essencialmente coletiva. Por isso, estamos ouvindo profissionais que já vivem a inovação aberta na prática, para que a proposta reflita as necessidades reais do ecossistema. No início de 2026 teremos a etapa final dessa construção, com a disponibilização dos links de acesso, das diretrizes e dos espaços oficiais de interação”, acrescentou.

Os interessados em conhecer e participar podem acessar o link a seguir, preencher o formulário e receber informações atualizadas sobre o andamento da Rede, abrindo o Formulário sobre Rede de Inovação Aberta.

  • empreendedorismo
  • inovação aberta
  • Rede de Profissionais e Especialistas de Inovação Aberta
  • Sistema Fiep