Em solenidade realizada em Jacarezinho também foi feita a entrega dos troféus do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aos 11 municípios integrantes do SRI
Na noite desta quinta-feira (11), prefeitos, lideranças e comunidade assinaram o Pacto pela Inovação e Empreendedorismo do norte pioneiro do Paraná. O compromisso foi firmado durante o 1º Encontro de Lideranças do Norte Pioneiro: Inovação & Empreendedorismo, no Taj Mahal, em Jacarezinho. Na oportunidade, o Sebrae Paraná realizou a entrega dos troféus aos 11 prefeitos da região que integram o projeto vencedor nas categorias estadual e nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Os representantes das cidades de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Bandeirantes, Andirá, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Wenceslau Braz foram reconhecidos nacionalmente, na XI edição do prêmio, pelo trabalho de governança e cooperação do Sistema Regional de Inovação (SRI), que ocorre de forma coletiva e associativista envolvendo poder público, instituições de ensino e diversas entidades da região.
O consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, explica que o objetivo do pacto é fortalecer o compromisso e apoio às ações da governança e envolver toda a sociedade nesse trabalho. O ecossistema do norte pioneiro atua na melhoria dos processos de inovação e competitividade na economia para alavancar o desenvolvimento regional. “Com o pacto, além de reforçar o compromisso da sociedade com as ações do SRI, poderemos buscar recursos para apoiar o trabalho da governança”, afirma.
O norte pioneiro do Paraná é formado por 29 municípios com uma população aproximada de 380 mil pessoas. A região se destaca no agronegócio – pela fabricação e exportação de cafés especiais e a goiaba certificados com Indicação Geográfica, indústrias de alimentos, comércio e turismo. O objetivo do ecossistema é combinar essas vocações com potenciais tecnológicos.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, o pacto e as premiações reconhecem o valor do associativismo.
“Por meio de um trabalho coletivo focado na inovação, o norte pioneiro ganhou visibilidade nacional e tem promovido o desenvolvimento regional, atraindo novos negócios e gerando emprego e renda”, afirma.
A presidente do SRI, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que os prêmios trouxeram visibilidade e promoveram mais engajamento da sociedade.
“Há mais prefeituras querendo participar da governança. Mas, para entrar no ecossistema é preciso que os municípios estejam comprometidos com políticas públicas voltadas à inovação”, explica.
A cidade de Andirá participa das ações da governança desde o início, em 2016. Para a prefeita do município, Ione Abib, as premiações são fonte de motivação.
“O norte pioneiro sempre foi conhecido como uma região caracterizada pela força de trabalho. Agora, passa a ter visibilidade na área de tecnologia”, aponta.
O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, destaca que a união dos municípios foi fundamental para a conquista dos resultados pelo SRI. Em Bandeirantes, ele diz que, entre as bases fortes de sustentação das ações, estão a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e a Sala do Empreendedor.
“Estamos debatendo a Lei de Inovação e discutindo novos projetos para ampliar esse trabalho no município”, adianta Matta.
O Sebrae Paraná está presente no norte pioneiro por meio do escritório em Jacarezinho, Ponto de Atendimento em Andirá e 25 Salas do Empreendedor. Neste ano, 22 Agentes Locais de Inovação (ALI) atenderão as pequenas empresas da região para apoiá-las em processos de inovação. Desde a formação da governança, 36 startups foram criadas, com soluções nas mais diversas áreas.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.