Em Santa Fé, evento reuniu prefeitas, prefeitos e membros de instituições de atuação regional
Representantes do Sebrae/PR e da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) comemoraram os 50 anos de história de cada instituição, completados neste ano, no Encontro de Prefeitos da Amusep, em Santa Fé, nesta quarta-feira (7). Na ocasião, um protocolo de intenções de cooperação técnica foi firmado, a fim de promover o fortalecimento do ambiente de negócios.
A celebração reuniu prefeitos e prefeitas e representantes dos 30 municípios associados à Amusep, equipe técnica do Sebrae/PR, além de membros de instituições de atuação regional. O evento ocorreu após a realização das eleições para as próximas diretorias da Amusep e dos consórcios públicos intermunicipais de Gestão (Pró-Amusep) e de Saúde (Cisamusep).
Eleito presidente da Amusep para a gestão de 2023, o prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, falou sobre os desafios para o próximo ano.
“É preciso comemorar os 50 anos de sucesso da Amusep e olhar para o futuro. Daremos ênfase à segurança pública e queremos nos espelhar nos demais municípios, por exemplo, temos alguns com ótimos resultados na educação básica. Além disso, junto ao Sebrae, visamos ao desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas empreendedoras”, disse.
À frente da Amusep em 2022, Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé, frisou a atuação mais intensa em pautas como educação, saúde, contabilidade e procuradoria, nesta última gestão, e aproveitou para agradecer o apoio técnico do Sebrae/PR.
“Santa Fé passou a contar com a Sala do Empreendedor, serviço para microempreendedores individuais viabilizado graças ao parceiro Sebrae. Outras ações contribuíram com os municípios e com os 50 anos de história da Amusep, associação que entende que os problemas das cidades podem ser trabalhados a partir do fazer coletivo”, comentou.
Com a assinatura do protocolo de intenções, o Sebrae/PR reforça sua missão de continuar promovendo competitividade e desenvolvimento dos pequenos negócios, o que está alinhado ao propósito de aniversário da instituição, por mais 50 anos de atuação em favor do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável das empresas.
“O ambiente favorável passa por legislação, desburocratização do início dos negócios, crédito, educação empreendedora, empreendedorismo e inovação. A intenção é provocar avanços nessas áreas para gerar mais riqueza, empregos e distribuição de renda nos municípios. Temos uma rede de Salas dos Empreendedor, programas de desburocratização e queremos ir além”, declarou o gerente do Sebrae/PR na regional noroeste, Wendell Gussoni.