Empresários de pequenas indústrias do polo moveleiro de Arapongas e região estão convidados a participar do lançamento do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob), que tem o objetivo de desenvolver a competitividade, produtividade e integração, de forma sustentável, de micro e pequenos negócios na cadeia de valor do setor mobiliário. O evento será no dia 28 de fevereiro, às 17h, na sede do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima).
O PDCIMob tem a proposta de desenvolver ações de médio e longo prazos para impulsionar o crescimento dos negócios, promover a melhoria da gestão, a integração digital, a inserção em programas de competitividade e ao design aplicado à indústria, além da conexão com a cadeia produtiva e o incremento comercial por meio de rodadas de negócios. O projeto é promovido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Sebrae, com apoio do Sima.
Os eventos serão realizados de forma presencial e on-line, por meio de feiras setoriais, seminários, palestras, oficinas, webinários e lives.
De acordo com o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, o PDCIMob é um projeto contínuo, voltado para microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais (MEI), e candidatos a empresários. A meta é envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024, ano final da primeira parte do programa, com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias no Brasil.
“Nossa expectativa é de aumentar, no mínimo, em 30% a competitividade das empresas participantes do projeto”, aponta.
Munhoz destaca que o projeto trabalha para aproximar grandes, médias e pequenas empresas em favor do aumento da produtividade e da abrangência da cadeia moveleira. Segundo ele, o setor conta com cerca de 18 mil empresas e gera mais de 275 mil empregos. Em 2021, produziu o equivalente a R$ 79,7 bilhões e cerca de 78% desse volume está concentrado em pequenas empresas.
A consultora do Sebrae/PR em Arapongas, Cinara Tozatti, adianta que, no lançamento, serão apresentados a estratégia e o foco do trabalho aos empresários da cidade e região, assim como custos e etapas do projeto. Ela lembra que o polo moveleiro de Arapongas é o segundo maior do país e destaca que o PDCIMob será uma oportunidade para as empresas crescerem de forma sustentável.
“Vamos levar conhecimento para que as pequenas indústrias da nossa região consigam ampliar mercado nacional e até exportar”, afirma.
Para o presidente do Sima, José Lopes Aquino, por meio do PDCIMob, as empresas terão acesso a novas informações e técnicas do mercado para que possam integrar aos seus projetos e empresas e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de todo o polo moveleiro.
“Será uma ótima oportunidade de evolução para as indústrias que estão no mercado e também para aquelas que estão iniciando no setor”, completa.
O lançamento do PDCIMob será a partir das 17h, no auditório do Sima, que fica na Praça Dr. Júlio Junqueira, nº 88, 13º andar, em Arapongas. Para participar, basta se inscrever aqui.