ASN PR Atualização
Compartilhe

Em Ponta Grossa, Sala do Empreendedor supera os 350 mil atendimentos

Espaço mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com o Sebrae/PR, completa 12 anos
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

A Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, completa 12 anos de atuação com uma extensa lista de serviços e produtos oferecidos aos microempreendedores individuais (MEI). São mais de 350 mil atendimentos, 28,7 mil empresários inscritos em oficinas, cursos e palestras, 29,7 mil formalizações de MEI e 1,7 mil propostas de operações de microcrédito, no valor total de R$ 14,6 milhões.

O local, mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa, facilita a formalização e a capacitação de microempreendedores individuais, com soluções gratuitas do Sebrae/PR, e oferece serviços de formalização e baixa de empresas, orientações acerca de microcrédito, taxas e caminhos para o desenvolvimento do negócio, além de cursos, oficinas e palestras.

Sala, instalada na Prefeitura, facilita a formalização e a capacitação de microempreendedores individuais. Foto: Prefeitura de Ponta Grossa. 

“A Sala, criada a partir da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006), é um ponto de referência para o MEI e importante para a melhoria do ambiente de negócios no município”, reforça a consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano.

Para chegar mais próximo do público-alvo e de quem pretende se formalizar, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa descentralizou seus serviços. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponta Grossa realizam o atendimento integrado de serviços básicos da Sala, como orientações e encaminhamentos sobre abertura de empresas e formalização. Também oferecem serviços avançados, como a formalização de novos empreendedores. Somente em 2022, foram realizados nos locais 452 atendimentos e 136 formalizações.

Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, a Sala do Empreendedor se consolidou como um canal de execução das políticas públicas de Ponta Grossa no apoio às micro e pequenas empresas.

“A sala conta com uma metodologia inovadora própria, pautada em modernos conceitos de empreendedorismo, e tem contribuído com o desenvolvimento sustentável do município. Hoje, a Sala do Empreendedor, lotada na Agência de Inovação e Desenvolvimento, ampliou seu escopo de atuação”, considera Tônia.

Equipe da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa que está à frente dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Programas de aceleração

Desde 2017, a Sala do Empreendedor desenvolve a Voe Aceleradora de Negócios, uma iniciativa inédita no Paraná, com orientações e foco no autoconhecimento, capacitação e inovação, auxiliando no desenvolvimento dos negócios de forma consistente e integrada, capacitando os participantes como gestores, de forma gratuita.

Em 2020, teve início o programa Decola: A arte do começo, um programa de ideação de negócios voltado a potenciais novos empreendedores (ME e empresários de micro empresas), voltado para aquelas pessoas que querem empreender e não sabem por onde começar e estão em busca de encontrar um lugar no mercado. Assim, o Decola tem como propósito auxiliar aos futuros empreendedores na ideação de seus negócios, a partir da utilização de metodologias inovadoras.

  • 12 anos
  • parceria
  • ponta grossa
  • sala do empreendedor
  • Sebrae/PR;