ASN PR Atualização
Compartilhe

Fecomércio PR e Sebrae/PR renovam convênio para capacitação de 2,7 mil empreendedores

Parceria vai beneficiar empresas do varejo, serviços e turismo
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A Fecomércio PR e o Sebrae/PR renovaram o convênio para tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas. A perspectiva é atender 2,7 mil empreendedores em ações gratuitas ou subsidiadas ao longo de 2023.

A assinatura do contrato aconteceu na última semana (27/04), em Curitiba. O termo foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

“A nossa parceria chega aos 18 anos com imenso sucesso, capacitando os empresários, por meio de cursos, palestras, missões empresariais e consultorias. É um trabalho executado em parceria com os Sindicatos Empresariais do Comércio, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, e o Senac, que atua na qualificação dos trabalhadores do setor terciário”, destaca Piana.

“A parceria do Sebrae e Fecomércio beneficia há quase duas décadas o setor de varejo, serviços e turismo no Paraná. Este ano, mais de 30 municípios serão atendidos, com oportunidades de capacitação, participação em feiras e rodadas de negócios e que vão fortalecer os pequenos negócios paranaenses”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Tioqueta e Piana celebram o convênio que favorecerá pequenas empresas.

Programação

O convênio prevê a realização de diversas palestras gratuitas, consultorias, programas, missões técnicas e participação em eventos que, de forma individual e coletiva, auxiliam a melhorar o desempenho das empresas paranaenses do comércio de bens, serviços e o turismo. Em 2022, a parceria entre Fecomércio PR e Sebrae/PR atendeu a mais de três mil empresas.

Neste ano, alguns projetos foram revisados e novos foram acrescentados, com base em um estudo prévio que ouviu as necessidades dos empresários em todo o estado. Dessa forma, a programação de 2023 foi baseada em quatro vetores, com o objetivo de atender as demandas das empresas do setor terciário, bem como antecipar tendências.

Entre os destaques deste ano está a capacitação estadual Tendências do Varejo, que vai atender 1.500 empresas, em 30 municípios paranaenses. O programa inicia com palestras gratuitas sobre inovação, gestão, tecnologia e marketing. Na sequência, os participantes terão a possibilidade de fazer oito cursos on-line nas áreas mais importantes na área de gestão, de forma totalmente gratuita. Além dos cursos, os empresários receberão duas horas de consultorias on-line, sem qualquer custo, para sanar todas as dúvidas sobre gestão.

O diretor do Sebrae/PR destaca ainda as ações previstas para as empresas que atuam no turismo no estado e que devem contemplar mais de mil negócios do setor com a parceria. “O objetivo é potencializar o atendimento, sobretudo, em ações de mercados, eventos de referência e no atendimento, tornando as empresas ainda mais competitivas e aprimorando a experiência do turismo no destino”, cita Tioqueta.

Ações previstas para 2023:

  • Programa Franquias Paraná
  • Ação de Capacitação Estadual – Tendências do Varejo
  • Programa Selo de Referência do Comércio – Materiais de Construção
  • Missão Safári Urbano São Paulo
  • Missão Safári Urbano Curitiba
  • Evento Latam Retail Show
  • Pesquisas do Comércio
  • Revitalização de Espaços Comerciais – Apucarana
  • Planejamento Estratégico com Sindicatos
  • Missão Internacional para Nova Iorque – NRF 2024
  • Eventos PóS-NRF 2024
  • Programa Selo de Qualidade no Turismo
  • Evento – Expo Paraná Turismo
  • Evento – Festival das Cataratas
  • Preparação de Destinos para Turismo Religioso
  • Boletim de Inteligência Competitiva do Turismo
  • Programa Maré de Oportunidades
  • Missão Internacional de Benchmarking NRA Show 2023 – Chicago

*Com Assessoria de Imprensa Fecomércio PR

  • competitividade
  • fecomércio
  • mpe
  • serviços.
  • turismo
  • varejo