O empreendedor Edson Luiz Cazella, de 64 anos, não perde uma chance de aprender técnicas e estratégias para desenvolver seu negócio, uma indústria de itens para a construção civil e acabamentos, no mercado desde 2010, que conta com nove colaboradores. Em uma das oportunidades mais recentes, ele participou da primeira edição do Empreend+, série de capacitações realizadas nos bairros de Maringá e promovidas pelo Sebrae/PR e pela Prefeitura de Maringá, por meio do Espaço do Empreendedor.
Cazella frequentou os encontros na Vila Operária, onde foram ministrados conteúdos para o empreendedor autônomo e para quem deseja empreender, com oficinas sobre marketing, finanças, vendas, retenção de talentos, novos mercados, entre outros assuntos.
A empresa de Cazella atende no atacado e no varejo, na loja da fábrica. Entre os itens, oferece tintas e um produto inovador para o assentamento de tijolos.
“Nosso produto ainda enfrenta resistência de alguns profissionais mais conservadores. Com o curso, entendemos que é preciso aprofundar o relacionamento com eles e com consumidores finais. Faço reuniões e confraternizações olho no olho”, conta Cazella.
Após o término da capacitação, o empreendedor tem recebido mentorias em qualidade, atendimento, pontualidade, ponto de equilíbrio da empresa e em áreas para melhorias.
“Nós enfrentamos desafios como o acesso a crédito, mas com dedicação o negócio vai fluindo. O faturamento cresceu 10% nos últimos meses por algumas razões, uma delas essa aproximação mais forte com o público. O pós-venda é tudo”, acrescenta.
O Programa
O Empreend+ teve edições na Vila Operária, com 282 inscritos, e no Borba Gato, com 223 inscrições. A próxima será no Conjunto Habitacional Requião, em data a ser definida.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia Santini, os bairros de Maringá possuem comércio estabelecido, mas a jornada do empreendedor muitas vezes pode ser solitária, uma lacuna que o Programa busca preencher. As capacitações miram pessoas físicas, recém-aposentados, microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE).
“Seja quem tem uma habilidade que pode ser transformada em negócio, quem se aposentou e deseja se tornar empreendedor, quem é MEI e que pode alavancar suas atividades, ou as pessoas à frente de pequenas empresas, que podem inovar e crescer. O apoio começa nas capacitações e continua no atendimento individual”, comenta Patricia.
A diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça, destaca que o objetivo é alcançar um público maior.
“A iniciativa de fomentar o empreendedorismo no local onde as pessoas estão tem sido produtiva. Queremos atingir ainda mais pessoas. Muitas não conhecem os benefícios disponíveis para se capacitar e transformar sonhos em realidade”, observa Cássia.
Conjunto Requião
Os interessados em participar da próxima turma do Empreend+ no Conjunto Habitacional Requião devem se cadastrar pelo link: bit.ly/EmpreendMaisListaDeEspera.