O Brasil, segundo o censo do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021, é o terceiro país no mundo em número de animais de estimação: são cerca de 149,6 milhões de pets. Em 2022, de acordo com o Instituto, foram mais de R$ 60,2 bilhões arrecadados no segmento. Somente na região oeste paranaense, segundo levantamento do Sebrae/PR, são cerca de 1.775 empresas no segmento.
Considerando o cenário, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR se uniram para o lançamento do Programa Selo de Referência do Comércio com foco nas empresas ligadas ao setor pet. O objetivo, de acordo com a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, é ajudar os empreendedores a analisarem suas práticas de gestão e, também, indicar melhorias que podem impactar diretamente no desenvolvimento destes negócios.
“Desenvolvemos, em parceria com o Núcleo de Negócios Pet da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, diagnósticos para os negócios e com o Programa, terão uma análise criteriosa das suas empresas e indicações do que pode ser melhorado. Isso poderá aumentar a competitividade das empresas locais que, muitas vezes, sofrem com a concorrência dos grandes e-commerces especializados no setor”, indica Ana Rizzi.
Requisitos para o Selo
As empresas participantes do Programa Selo de Referência do Comércio terão os negócios analisados em três frentes: uma com foco na loja e na estrutura física da empresa; outra mais voltada à gestão, analisando temas como finanças, marketing, processos, inovação, pessoas e estratégia; e a última, com foco específico aos serviços ligados aos pets.
Também serão analisados itens como perfil da empresa e termos legais. Caso a pontuação final obtida seja de no mínimo 70 pontos, o Selo será concedido.
Estratégia e inovação
Pensando em oferecer conteúdo e incentivar os empreendedores locais a investirem de forma estratégica e inovadora, foi realizada nesta segunda-feira (24), uma palestra com o tema “Planejando com inteligência: investimentos estratégicos no mercado pet”. O conteúdo foi ministrado pelo consultor especializado no mercado pet, Ronaldo Hertel.
“A primeira dica é começar a entender o propósito e os diferenciais do negócio. Quem abriu empresa para vender coleira, ração ou acessórios pet não vai muito longe, porque aí a concorrência é direta com o preço. Agora, quem vende experiência, atenção e cuidado pode ir muito mais longe”, aconselha Ronaldo.
Segundo ele, o verdadeiro “pulo do gato” para que os negócios prosperem é ser conectado com aquilo que faz sentido para o público e, principalmente, inovar na entrega do produto ou serviço. Ele citou, como exemplo, empreendedores de todo o Brasil que utilizam essa estratégia e conseguiram ocupar uma posição diferenciada.
“Agora, com o boom do filme da Barbie, por exemplo, preciso perguntar: qual empresa local surfou na onda pink? São várias possibilidades de utilizar aquilo que chama a atenção do público dentro das estratégias do negócio”, reforça.
O empreendedor Vanderlei Kichel afirma que saiu da palestra com várias ideias. Ele faz parte de uma equipe que está desenvolvendo um app para conectar tutores de pets com fornecedores de produtos e serviços na região.
“A nossa equipe tem experiência com tecnologia e desenvolvimento de aplicativos e estamos aprendendo sobre o universo pet. Ouvir as dicas do Ronaldo nesta etapa, quando estamos finalizando o desenvolvimento do aplicativo, foi muito útil. Tive algumas ideias para melhorar o projeto e entregar mais qualidade ao usuário do app”, relata Vanderlei.
Ana Maria Pugens, proprietária de um pet shop em Toledo, também disse ter agregado informações a partir do evento.
“Ao mesmo tempo em que o setor cresce, também cresce a concorrência. O palestrante demonstrou essa realidade para as empresas, reforçando a necessidade de se atualizar e inovar no negócio, buscando, talvez, um novo posicionamento. Agora, é fazer a tarefa de casa, pensar bastante no que foi apresentado e tentar adequar para a realidade da minha empresa”, finaliza.
Interesse no Selo
Os empreendedores do segmento pet da região Oeste podem se inscrever para o processo do Selo de Referência do Comércio. Para isso, basta entrar em contato com o escritório do Sebrae/PR em Cascavel pelo telefone (45) 3321-7050.
O Programa contempla a realização dos três diagnósticos; devolutiva com relatório e apontamentos do que foi analisado; cliente oculto e consultorias. De acordo com o cronograma inicial, a partir de agosto serão realizadas as etapas diagnósticas e, em novembro deste ano, serão revelados os nomes das empresas que conseguiram obter a nota mínima para a obtenção do Selo.