As rodadas promovidas pelo Sebrae/PR durante a Feira do Empreendedor, em Curitiba, superaram as expectativas. Após quatro dias de evento e 11 rodadas, foi registrada a participação de 269 empresas, com 5.290 interações e uma projeção de R$ 14,3 milhões em negócios.
No domingo (17), diferentemente dos três primeiros dias, foram promovidas rodadas multisetoriais, aumentando a diversidade de ideias e as possibilidades de negócios.
Os setores dos dias anteriores foram: indústria e agro, na quinta-feira (14); varejo na sexta-feira (15); e turismo, no sábado (16). A mesas funcionaram com compradores fixos e fornecedores que se revezavam, de 15 em 15 minutos. Nas rodadas multisetoriais, cada pessoa tinha um minuto e meio para explicar seu negócio e, ao fim das introduções, todos teriam quatro minutos para conversar e descobrir a melhor forma de unir os negócios.
“A maior virtude desse tipo de ação é a experiência em reunir pessoas que talvez nunca se encontrariam normalmente. Ao conhecer modelos de negócios distintos, você tem uma série de novas ideias e pode até oferecer mais na sua própria empresa”, analisa Augusto Machado, consultor do Sebrae/PR.
O empreendedor André Andrade Campos, sócio de uma empresa focada em microempreendedores do varejo, em Curitiba, esteve presente na rodada específica para seu setor e também participou das mesas multisetoriais.
“A experiência pôde abrir minha cabeça para novas formas de vender meu produto. Encontrei uma empresa com mais de 300 lojas e, após a nossa conversa, ele acabou pensando em mudar as ações com todas as empresas para que cada unidade pudesse usar o meu serviço”, relata.
André comenta também que, pela dinâmica ser diferente da rodada com setor específico, acaba tendo uma visão diferente para seu próprio negócio.
“Achei clientes que, de primeira, não se encaixavam comigo, mas pensamos bem e saímos cheios de novas ideias e possibilidades de fechar negócio”, finaliza o empreendedor.
Também localizado na capital paranaense, Rogério Carvalho Pinto, empreendedor do ramo de gestão e consultoria, conta que, por ter um modelo de negócios amplo ele pôde ter uma visão diferente.
“Passar por todas as mesas e encontrar pessoas de demandas que eu nem sabia que tinha, da mesma forma encontrei pessoas que precisavam do meu negócio e não tinham ideia.”