Em dois dias de exposições e rodadas de negócios empreendedores aprovaram os contatos feitos e possíveis novos negócios encaminhados na 14ª Expo Paraguay Brasil 2023, maior evento de negócios entre os países, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Assunção, no Paraguai. Somente nos dois dias de rodadas, foram 572 encontros com 505 empresas, sendo 161 do Brasil e Paraná, 318 do Paraguai e 26 de outros países. Uma missão técnica do Paraná levou 60 empresas do estado para o evento internacional.
A ação de mercado internacional com os paranaenses teve a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio PR, do Sistema Fiep, Associação Comercial do Paraná (ACP), Faciap, Governo do Paraná, Sistema Ocepar, Consulado do Paraguai em Curitiba e do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai.
“Apoiamos empreendedores paranaenses, junto com nossos parceiros, a formalizarem parcerias e projetar negócios em nível binacional. Acredito que todos que apoiaram e participaram dessa ação de mercado internacional saem motivados com o resultado e colaboração”, analisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni.
Carlos Eduardo Martim, gerente comercial nacional da Seyconel Automação Industrial, segmento voltado para içamento e movimentação de cargas, de Colombo, cidade da região Metropolitana de Curitiba, participou das atividades. A feira foi o contato inicial para expandir parcerias comerciais com o país vizinho.
“Tivemos vários contatos com potenciais clientes e até fornecedores, o que atende nosso planejamento de expandir para o Paraguai. Na própria viagem da missão técnica geramos expectativas de negócios e networking”, pondera Carlos Eduardo.
A empresária Laís Fernandes de Negreiros levou moda feminina para as rodadas na Expo Paraguay Brasil. Com fabricação própria e loja na cidade de Londrina, norte do Paraná, e Ourinhos, São Paulo, a proposta ao participar do evento foi atendida.
“Acabamos conhecendo possíveis fornecedores e abrimos oportunidades de negócios que poderão ser concretizados no futuro próximo”, destaca Laís, da Manare, que participou pela primeira vez de uma rodada internacional.
Edna Sandra Tosetto Klein, socia-fundadora de um grupo empresarial da área de saúde e qualidade de vida, com sede em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, apresentou marcas e produtos na área de alimentos funcionais, suplementos e rede lojas.
“Tivemos conexões com prestadores de serviços, fornecedores de produtos e potenciais clientes do Paraguai e Brasil, com perspectiva de fechar negócios a partir da Expo. Foi importante ter esse acesso técnico para estar na feira em Assunção”, descreve Edna, da PróSaúde.
Gustavo Sampaio, representante de empresa que atua no ramo salineiro, é consultor de negócios internacionais, em São José dos Pinhais. No evento, fez contatos para vender seu principal produto e implantar uma nova empresa de distribuição no Paraguai. O sal usado para consumo animal, humano, industrial farmacêutico, têxtil e químico, vem de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e a empresa quer expandir a partir do país vizinho.
“Existe um mercado aberto e estamos, inclusive, abrindo empresa no Paraguai. Estimamos que podemos negociar cem mil toneladas por ano”, diz o representante da Maranata Salinas.
Cooperação
Celso Luis Gusso é empresário no ramo de importação e diretor de relações institucionais da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras). Ele destacou a mobilização das instituições do setor produtivo e do governo na organização do espaço e na realização da missão técnica.
“A forma mais eficaz de começar um negócio além das fronteiras é estar presente, preparado para entender o mercado em questão e criar oportunidades. Na Expo Paraguay Brasil, vemos essa cooperação gerar conexões e negócios”, aponta.
Pela sua experiência em negócios com 16 países, Celso aponta o caminho da tecnologia e o agronegócio como os setores mais propícios para negócios com o Paraguai.
“O que envolve inovação, bem como toda a cadeia do agro, tem aberto oportunidades de negócios entre os dois países”, destaca.
Para Lorena Méndez, ministra em exercício do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, o intercâmbio promovido pelas instituições do Paraná e do Brasil fortalece a cooperação binacional.
“É importante promover negócios em um ambiente favorável e atrair investimentos, contribuindo para o desenvolvimento e a cooperação entre os países”, pontua.
A Expo Paraguay Brasil é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) e tem por objetivo divulgar as potencialidades econômicas do Paraná para o Paraguai e estabelecer parcerias estratégicas.
O Paraguai é o 9º principal parceiro comercial internacional do Paraná. De janeiro a agosto, o volume de negociações com o país vizinho fechou em US$ 390,6 milhões, aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Lideranças
Representantes das instituições paranaenses reuniram-se, durante a Feria, na sexta-feira (22) com a ministra em exercício do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Lorena Méndez, e com o embaixador do Brasil no país, José Marcondes de Carvalho. No primeiro encontro, ela destacou que o Paraguai busca desenvolver projetos que gerem empregos, em especial na área industrial. O plano do governo paraguaio, reforça ela, é potencializar a indústria local para processar commodities com energia limpa, visando, principalmente, a exportação. Cenário no qual o Paraná tem capacidade de colaborar.