ASN PR Atualização
Compartilhe

Abertura da IX Semana da Micro e Pequena Empresa Paranaense reúne 400 mulheres, em Maringá

Série de eventos visa a promover a mobilização e a união e continuar cumprindo a missão de representar os pequenos negócios do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Ocorreu em Maringá, no noroeste do Paraná, neste sábado (18), a abertura da IX Semana da Micro e Pequena Empresa Paranaense. O evento, realizado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar) e pelo Sebrae/PR, teve apoio do WB Womens’s Business na cidade, com o WB Summit 2023.

Evento visa ao fortalecimento das MPE no Paraná; em Maringá, mulheres formaram o grande público do encontro. Foto: Neri9

Com o tema geral “Encontro para o fortalecimento das MPE do Paraná”, o evento celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa do Paraná e o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino.

O summit realizado no evento pelo WB reuniu 14 grupos de empresárias e de lideranças femininas de Maringá. Cerca de 400 mulheres participaram de uma tarde de aprendizado sobre negócios e sobre o fortalecimento da rede de mulheres empreendedoras da cidade.

Majorie Catherine Capdeboscq, a Majô, é membro do WB e ressaltou que o grupo quer praticar sororidade, ajudando as mulheres nos seus negócios.

“Entendemos os desafios que envolvem o empreendedorismo feminino e, juntas, temos buscado solucionar tais desafios. Boa parte das empresas não possui equipe para poder ajudar, a maioria empreende por necessidade. O summit é uma forma de proporcionar conhecimento para que elas consigam faturar mais”, explicou Majô.

No evento, três pilares principais foram trabalhados: marketing digital; estratégias de tráfego pago; e comunicação para negócios. Os assuntos foram abordados, respectivamente, por Suellen Warmling, que possui mais de 450 mil seguidores e ajudou mais de 21 mil negócios em 30 países na área de marketing; Natalia Parente, especialista em tráfego e em estratégias digitais, com mais de R$ 7 milhões investidos em anúncios na internet; e a mentora Dani Mendes, que ensina sobre comunicação, transição de carreira, é escritora e idealizadora do movimento Ouse Brilhar.

“Trabalho no ramo de decorações de interiores, com cortinas, papeis de parede, persianas. Vim buscar conhecimento para movimentar minhas vendas. Preciso de mais conhecimento para reforçar minha atuação no on-line e aproveitei dicas de todas as palestrantes”, contou a empresária Patricia Antonio Dornelas.

A presidente da Associação dos Microempreendedores Individuais e dos Pequenos Negócios da Região Metropolitana de Maringá (Ampec), Elaine Bento, ressaltou que o summit representa o começo da realização de um sonho, que é transformar Maringá uma capital do empreendedorismo feminino.

“Começamos bem a Semana da Micro e Pequena Empresa com tantas líderes. No WB são 14 líderes com a função de oferecer soluções para suas lideradas. A Ampec não é exclusiva para mulheres, mas participamos do WB porque acreditamos na potência desse nicho, que mostra disposição em aprender”, observou Eliane.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e da Fampepar, Ercílio Santinoni, destacou que o objetivo da Semana é promover a mobilização e a união e continuar cumprindo a missão de representar os pequenos negócios do Paraná.

“A Fampepar e a Conampe [Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais] sempre estiveram à disposição dos empreendedores e continuamos trabalhando em prol deste público”, disse Santinoni.

“Queremos que as diretrizes da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas [Lei nº 123/2006] sejam trabalhadas de forma bem definida, a fim de que possamos fomentar os negócios, cada um com suas particularidades, de forma acertada. Nosso objetivo é difundir essa ideia e favorecer o público, reforçando essa intenção durante a Semana da Micro e Pequena Empresa”, comentou o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

Programação

Os eventos da Semana continuam no Paraná nas próximas semanas. Confira:

Sarandi

20 de novembro, 18h30 – Av. Londrina, 126 – Igreja Evangélica Assembleia de Deus;

Apucarana

21 de novembro, às 18h30 – Av. Irati, 602 – Barra Funda – Apucarana, no Sebrae em Apucarana;

Cascavel

22 de novembro, às 18h30 – Rua Maranhão, 92 – Centro – Cascavel, na Sede da AMIC;

Foz do Iguaçu

23 de novembro, às 18h30 – Rua das Guianas, 151 – Jardim América – Foz do Iguaçu, Sebrae em Foz do Iguaçu;

Pontal do Paraná

27 de novembro, às 18h30 – Av. Marginal, 1318 – Praia de Leste – Pontal do Paraná, na Associação Banestado.

  • empreendedorismo feminino
  • Fampepar
  • inovação
  • mulheres
  • sebrae
  • Semana das MPE