Os escritórios do Sebrae/PR em Ivaiporã e Apucarana promoveram, nesta semana, o primeiro Encontro de Agentes das Salas do Empreendedor do Vale do Ivaí, em 2023. Participaram do evento, realizado em Apucarana, representantes das 23 Salas da região. O objetivo foi gerar networking, levar conhecimento e planejar as ações para o ano.
A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa, diz que o encontro foi uma oportunidade para integrar os agentes que iniciaram o trabalho no ano passado, apresentar indicadores e o Selo de Referência em Atendimento – uma metodologia de avaliação que reconhece a qualidade dos serviços e atendimentos prestados pelas Salas do Empreendedor.
“Foi um momento importante para o engajamento dos agentes novos e antigos. Falamos sobre o propósito do trabalho deles e fizemos o planejamento das ações a serem realizadas ao longo do ano, de acordo com as necessidades de cada município”, relata.
A agente de desenvolvimento e de crédito da Sala do Empreendedor de Lunardelli, Gilvana Miscalo Charallo, iniciou o trabalho há cerca de um ano e destaca a importância do encontro presencial para a troca de experiências e o apoio do Sebrae/PR no planejamento anual das atividades. A Sala de Lunardelli funciona no prédio da prefeitura municipal.
“Os empreendedores buscam bastante pelos nossos serviços, pois muitos não têm computador ou acesso à internet. Aproveitam para tirar dúvidas, emitir guias de pagamentos e notas fiscais, fazer a declaração anual”, cita.
Agente de desenvolvimento desde 2018 em Jardim Alegre, Guilherme Gonçalves Lopes diz que a realização do planejamento de forma conjunta foi proveitosa.
“A troca com outros agentes nos ajudou a desenhar melhor a estratégia e superou minhas expectativas”, justifica.
O município de Jardim Alegre possui cerca de 640 microempreendedores individuais (MEI) formalizados e tem registrado aumento na procura pelos serviços da Sala, segundo Lopes.
-