Ladeados por obras de artistas plásticos, pintores, cineastas e escritores paranaenses, representantes das cinco regiões brasileiras participaram, nesta quarta-feira (10), no Memorial de Curitiba, da assinatura do termo de compromisso do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que estimula o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e negócios na área.
O Sebrae e o BID selecionaram 12 municípios das cinco regiões brasileiras para o Programa Turismo Futuro Brasil. A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, explicou que a missão técnica em Curitiba, da qual fez parte a assinatura do termo compromisso, antecede o trabalho com cada destino definido para participar do Programa. Curitiba foi escolhida, segundo ela, por ter maturidade e ser uma referência no tema de destinos turísticos inteligentes.
“Durante a visita técnica, foram identificados equipamentos que atendem tanto o cidadão quanto o turista, e o Sebrae trabalhará junto aos gestores municipais para desenvolver ações de planejamento e implementação de até duas ações que fortaleçam o posicionamento como destinos turísticos inteligentes”, completou.
O anfitrião do evento, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, citou o escritor e estadista alemão Johann Wolfgang von Goethe, e discorreu sobre o movimento modernista “Paranismo”, sem esquecer de elencar os atrativos turísticos de Curitiba, que recebeu do Ministério do Turismo o certificado de Destino Turístico Inteligente em Transformação, no ano passado.
“Uma cidade só é boa para ser visitada por turistas se ela também é boa para seu povo”, resumiu Greca.
O prefeito de Pirenópolis (GO), Nivaldo Antônio de Melo, destacou a importância do projeto, resultado da parceria entre Sebrae e BID, para o município que tem vocação para o ecoturismo e para o turismo de natureza.
Nivaldo enfatizou a importância da preservação cultural e do patrimônio material e imaterial da cidade, incluindo a celebração das cavalhadas, que é uma festa tombada como patrimônio imaterial brasileiro. O prefeito também falou sobre o trabalho na área educacional e incentivo aos pequenos produtores rurais, incluindo a criação da primeira rota da uva do município.
“Tenho a convicção de que esse projeto proporcionará oportunidades para todos nós: prefeitos, empreendedores, líderes e, principalmente, para a população e aqueles que escolhem nossa cidade para apreciar a beleza natural, a cultura, a arquitetura e a gastronomia, que são muito ricas no coração do Brasil”, pontuou Nivaldo.
Roberto Frederico Paes Junior, prefeito do município de Novo Airão (AM), destacou que o município é o maior em crescimento turístico no estado, e mencionou os vários atrativos naturais e culturais da região, como as comunidades tradicionais que trabalham com artesanato, por exemplo.
“Esse projeto é de extrema importância para nós, pois visa transformar Novo Airão em uma cidade inteligente e, além disso, temos outros projetos na área de fortalecimento do turismo. O ponto primordial é trabalhar de maneira séria e firme, para que possamos transformar nosso município como um destino turístico inteligente, contando com o apoio do BID e do Sebrae”, disse Roberto.
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, falou sobre a importância do turismo para o Estado, e lembrou da transformação da emissora estatal em TV Paraná Turismo que, na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ganhou foco na divulgação de conteúdos relativos ao turismo e à cultura. Piana mencionou também a construção da primeira plataforma latino-americana do museu de artes internacional Georges Pompidou, de Paris, que será construída em Foz do Iguaçu.
“Há muito o que fazer em prol do turismo e estamos trabalhando para isso. Atualmente, temos 29 aeroportos abertos para o turismo no Paraná e, se oferecermos as condições adequadas, as pessoas virão visitar e participar das atividades que vocês estão fazendo hoje. Após a criação da TV Paraná Turismo, muitos lugares incríveis começaram a ser mais divulgados e as pessoas passaram a entender que temos destinos fantásticos no Paraná”, discorreu Piana.
Presenças
Além dos prefeitos, secretários municipais e lideranças políticas, também estiveram presentes no evento o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete; Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora de destinos criativos e inteligentes do Ministério do Turismo; Juliana Bettini, especialista em turismo do BID; Ivan Hussni, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional; e a deputada estadual do Paraná Márcia Huçulak.