Caravanas organizadas em 25 municípios do Paraná garantem que estudantes, quem empreende ou deseja empreender tenham acesso ao maior evento de empreendedorismo do sul do país: a edição 2025 da Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba. Neste ano, mais de 600 pessoas já chegaram ao evento em grupos organizados por prefeituras municipais, associações comerciais e instituições de ensino. A expectativa é que outras dez cheguem no domingo, totalizando 35 caravanas.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Cantero de Castro, a iniciativa amplia o alcance da Feira, especialmente para moradores de cidades pequenas distantes da capital.
“Quando possibilitamos a organização de uma caravana, oportunizamos que empresários e futuros empreendedores possam entrar de verdade nesse ecossistema. Além de trazer um número expressivo de pessoas, elas exercem um papel fundamental para conectar cidades a este grande evento”, destacou o consultor.
A recepção dos grupos na Feira do Empreendedor, local em que o evento está sendo realizado até este domingo (14), também faz parte da experiência. A equipe responsável passou por treinamento prático para atender os visitantes com hospitalidade e informações úteis já na chegada.

Guarapuava
Entre as caravanas presentes, um grupo de 22 estudantes do curso de Administração do Centro Universitário Campo Real, de Guarapuava, percorreu quase 300 quilômetros até Curitiba. A professora Adriane Luci Ferreira Rovea, responsável pela turma, ressaltou que a participação contribui diretamente para a formação acadêmica.
“O intuito é que os alunos possam colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula por meio do contato com os consultores do Sebrae. A Feira tem uma relevância em todo o estado, trouxe estudantes em outras edições e muitos relatam que conseguem colocar em prática no dia a dia deles, em seus trabalhos, o que aprendem aqui no evento. A Feira é importantíssima para o crescimento dos nossos acadêmicos”, afirma Adriane.

Um dos estudantes é Willian dos Anjos, de 21 anos, que está no 4º período do curso. Ele participa do evento pela primeira vez e conta que veio à Feira em busca de conhecimentos que possam auxiliá-lo em sua carreira profissional.
“Trabalho no departamento de compras de um supermercado em Guarapuava, minha intenção em participar da Feira é aprender mais sobre a área comercial. Quer seguir carreira nessa área, seja empreendendo ou trabalhando em outras empresas, e quero aproveitar ao máximo tudo que o evento tem para proporcionar, pois vai contribuir muito para o meu desenvolvimento”, acredita Willian.

Litoral
A caravana da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, organizada pelo curso de Gestão de Empreendedorismo, trouxe estudantes de diferentes áreas, além de representantes da Ampec — Associação das Micro e Pequenas Empresas de Pontal do Paraná. O professor responsável pelo grupo, Rafael Ferreira, explicou que a visita técnica tem como objetivo aproximar os alunos do ecossistema de negócios e ampliar suas oportunidades de networking.
“Viemos participar da Feira para que os alunos consigam entender como fazer networking e ver como funciona o trabalho realizado pelo Sebrae, um grande parceiro nosso de muitos anos. Tenho certeza de que contribuirá muito para a formação deles”, afirma o professor.

Maria Eduarda Martins Lara da Rosa, integrante do grupo do litoral, cursa Gestão de Empreendedorismo no campus Matinhos da UFPR. Ela participa pela primeira vez do evento e ressalta que a expectativa é levar os conhecimentos adquiridos para além do evento.
“Quero sugar o máximo de conhecimento e, de alguma forma, replicar para os meus colegas que não puderam estar presentes, além de compartilhar minha experiência nas redes sociais, para engajar mais pessoas a empreenderem. Sem dúvidas que vim buscar no evento vai contribuir tanto na minha profissão e também para a minha comunidade, pois quero repassar o aprendizado para amigos, colegas e despertar neles também o interesse pelo empreendedorismo”, afirma a estudante.
Campos Gerais
De Teixeira Soares, nos Campos Gerais, veio um grupo organizado pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretarias de Indústria e Comércio em parceria com a Agência do Trabalhador. Os participantes são jovens do Projeto Horizonte, que busca inserir adolescentes de 14 a 20 anos no mercado de trabalho.
A gerente da Agência do Trabalhador e responsável pela Sala do Empreendedor da cidade, Fabielly Costa, afirma que a Feira tem um papel importante para o desenvolvimento econômico em todo o estado e desperta nas pessoas a vontade e a coragem de empreender.
“Na edição anterior do evento trouxemos alguns participantes do projeto e eles ficaram bem animados. Gostaram bastante da experiência. Neste ano, nossa ideia foi trazê-los para que tivessem inspiração, olhassem a feira e desenvolvessem uma visão para o futuro. O objetivo é fazer com que eles aproveitem, adquiram conhecimento, consigam guardar memórias e a expectativa é que o evento traga uma experiência positiva a eles”, afirma Fabielly.

Entre os participantes do Projeto Horizonte está Angela Maria Piontek, de 16 anos, que participa pela segunda vez da Feira do Empreendedor Sebrae. Ela relatou que a experiência foi positiva e que todo conhecimento adquirido no evento anterior foi de grande valia para levar para vida.
A expectativa de Angela é visitar mais estandes e adquirir ainda mais conhecimento. Segundo ela, a Feira é um caminho para transformar sonhos em projetos concretos.
“Ainda não tenho uma profissão definida, mas já pensei em empreender, em abrir uma confeitaria. Acredito que é algo que ajuda o próximo, porque pessoas bem alimentadas ficam mais felizes. E o Sebrae, com essa Feira do Empreendedor, é um caminho para organizar e tirar esse projeto do papel”, finaliza.

Feira do Empreendedor Sebrae 2025
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.
-