ASN PR Atualização
Compartilhe

Cinco dicas para produzir matérias e concorrer ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Inscrições para a etapa estadual do PSJ terminam em 5 de junho
Por ASN
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas até 5 de junho. Ainda dá tempo de produzir trabalhos para concorrer. Serão vencedoras da etapa paranaense, as melhores reportagens nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Foto) que tratem de empreendedorismo com foco nos pequenos negócios. A premiação será durante a Feira do Empreendedor 2023, que acontecerá em Curitiba, de 14 a 17 de setembro.

Nessas categorias, a premiação acontece em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. Cada profissional pode concorrer com até três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo.

“O empreendedorismo e os pequenos negócios são pautas permanentes na nossa economia, pois movimentam diversos setores, geram emprego e renda. E o prêmio tem, justamente, a temática ‘a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país’, o que valoriza o segmento, jornalistas e veículos de comunicação que destacam a força de quem empreende”, destaca Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Em âmbito nacional, haverá também um prêmio especial para o melhor conteúdo que abordar o tema “empreendedorismo social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (escolhido entre os ganhadores de cada categoria na etapa nacional). Inscrições devem ser feitas pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. Confira dicas para produzir reportagens sobre alguns dos temas do prêmio.

1) Entenda o conceito e a importância dos pequenos negócios (Microempreendedores Individuais, microempresas e empresa de pequeno porte): representam 99% das empresas do Brasil, foram responsáveis por cerca de 80% dos empregos gerados no país em 2022, beneficiam direta ou indiretamente mais de 40% da população e respondem por 30% do PIB.

2) Busque dados oficiais e pesquisas sobre os pequenos negócios e empreendedorismo. Alguns exemplos de onde encontrar:
Data Sebrae: datasebrae.com.br/
ASN: agenciasebrae.com.br
Receita/Simples Nacional: www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
Portal do Empreendedor: gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor
O Sebrae no seu estado

3) Escute fontes variadas, como especialistas, personagens e outras vozes importantes dentro do tema da reportagem.

4) Invista em impacto visual: boas fotos (se couber no seu formato) enriquecem o material e podem ser inscritas pelo fotógrafo na categoria “Foto” do prêmio.

5) Divulgue um serviço, se possível, para donos de pequenos negócios que podem vir a ser impactados pelo seu conteúdo, mostrando opções de capacitação, treinamentos e outras dicas de como avançar no empreendedorismo.

Saiba mais em href="http://www.premiosebraejornalismo.com.br">www.premiosebraejornalismo.com.br.

  • premio sebrae de jornalismo
  • PSJ
  • sebrae
  • sebrae paraná
  • Sebrae/PR;