ASN PR Atualização
Compartilhe

Coletiva aborda o início do Rally dos Sertões e o impacto no movimento das cidades

Por todo o Brasil, o Sebrae atendeu cerca de 700 empresas com capacitações no período que antecedeu o evento
Por Eduardo Pereira - ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Por todo o Brasil, o Sebrae atendeu cerca de 700 empresas com capacitações no período que antecedeu o evento

Tendo como cenário a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a organização da 30ª edição do Rally dos Sertões abordou os desafios da realização da competição. Os 350 competidores irão passar por 14 cidades, oito estados e vão percorrer 7.216 quilômetros por todo o Brasil, com a largada sendo realizada em Foz do Iguaçu, Paraná, e a chegada em Salinópolis, Pará.

Segundo a diretora de operações do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, a competição movimenta, em média, um milhão de reais por dia nas cidades onde passa.

“Estamos diante dos 30 anos do Sertões, onde vamos atravessar o País. É uma edição histórica. Isso não seria possível sem a parte de capacitação realizada pelo Sebrae, com qualificação e preparo para que os empreendedores locais possam acolher todo esse público. Isso faz parte de um processo de transformação, um legado que queremos deixar para o local”, afirma Leonora.

Durante o período, são esperados mais de 16 mil atendimentos realizados por 160 voluntários. Outras 300 pessoas trabalham nos bastidores para a execução. Segundo Joaquim Monteiro, CEO do Rally dos Sertões, a ideia ambiciosa dessa edição surgiu em 2018.

“Todo esse processo é fruto de um trabalho em equipe, uma construção dos últimos quatro anos em que o desafio é o de atravessar o Brasil em 14 dias, com muita sabedoria e leveza, ao lado do preparo físico. Queremos cumprir o papel de levar os brasileiros a conhecer lugares grandiosos e aqui onde estamos, na Itaipu, é o palco ideal para isso”, celebra.

Espaço do Sebrae no CTG Parque Charrua. Foto: Gabriela Gonçalves.

Apoio ao empreendedor

Com objetivo de desenvolver e apoiar os pequenos negócios, a Caravana Sebrae está presente no CTG Parque Charrua. No local, consultores estão à disposição para atender empreendedores e interessados em ter o seu próprio negócio, de forma gratuita. Além disso, a equipe apresenta as soluções desenvolvidas pelo Sebrae, como programas de capacitação e palestras.

Ao todo, cerca de 700 empresas apoiadas pelo Sebrae fazem parte de um Guia de Serviços Turísticos. Em Foz do Iguaçu, mais de 50 empresas participaram de capacitações no período que antecede o Rally dos Sertões.

“O Sebrae está presente onde o empreendedor está e, por isso, estamos com essa estrutura em Foz do Iguaçu, no ponto de largada. Ações como essa estimulam o consumo local e impactam diversos setores econômicos da cidade, principalmente o turístico. É nesse início, por exemplo, que famílias e amigos estão presentes para prestigiar os envolvidos”, diz a consultora do Sebrae Paraná, Patricia Albanez.

A Vila dos Sertões está aberta para visitação até sexta-feira (26), das 10h às 22h.

Competição

A entrevista coletiva ainda contou com a presença de pilotos. Entre eles, Cristian Baumgart, tetracampeão do Rally dos Sertões na disputa dos carros, categoria mais rápida dos ralis cross-country, e que vai em busca, ao lado do navegador Beco Andreotti, de mais um título.

“Estou há mais de 22 anos junto com o meu navegador e isso é um diferencial. Temos uma linguagem específica que ajuda muito, principalmente em um rally de muita distância. A expectativa é de andar no limite, de ponta a ponta. Pedras, rios, pontes, animais na pista, temos muita coisa pela frente. O maior rally do mundo vai ter muita história para contar”, acredita o piloto.

  • caravana sebrae
  • foz do iguaçu
  • rally dos sertoes
  • turismo