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Com projeto de inovação, professor paranaense vence prêmio nacional de educação

Quase 3.500 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Educador Transformador. Paraná foi destaque na Categoria Ensino Superior
Por ASN Paraná
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Em sua segunda edição, o Prêmio Educador Transformador, promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, com o objetivo de reconhecer projetos de Educação Transformadora desenvolvidos por professores de todo o País, anunciou os vencedores da etapa nacional, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina e que ocorre em São Paulo (SP). De Campo Mourão, no noroeste do Paraná, o professor Fabricio Pelloso Piurcosky levou o primeiro lugar nacional na “Categoria: Ensino Superior”, com o projeto “Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado”.

Professor Fabricio Pelloso Piurcosky foi reconhecido com primeiro lugar por projeto que foi além de formação considerada “tradicional”.

A iniciativa surgiu a partir da preocupação dos alunos da própria instituição de ensino superior que queriam uma formação que fosse além do “tradicional” para o exercício da atividade profissional, agregando, por exemplo, habilidades fundamentais como inovação e empreendedorismo.

Diante do desafio, o projeto estabeleceu parcerias com startups e outras instituições, ressaltando a importância das redes para a formação dos estudantes, na chamada “Trilha Empreendedora”. Foram implantados, ainda, o “Inova – o concurso de inovação” e a pré-incubadora “Integrow”, conectada a grandes hubs do País, em que os alunos recebem mentorias de professores e de consultores do Sebrae/PR, que aplicam o Programa Startup Garage. Mais 2,5 mil alunos foram impactados, houve mais de 200 pré-incubações e oito incubações.

Com carreira acadêmica de mais de 20 anos e atuando no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, o professor diz que ter o reconhecimento como melhor do Brasil na categoria Ensino Superior provoca o desejo de que o projeto avance.

“O reconhecimento nos ajuda a solidificar as ideias e a perceber como a educação pode estimular alunos a desenvolverem projetos que envolvam inovação, criatividade e a sentirem-se empoderados para resolver problemas de sua localidade. Com alegria que recebemos esse prêmio, torcendo para que novas iniciativas sejam cada vez mais transformadoras”, declara o professor.

Professor Fabricio Pelloso Piurcosky idealizou ponte entre academia e mercado.

Para o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser, a premiação deixou evidente que há diversas práticas inovadoras realizadas por professores dentro de instituições, aproximando os alunos da realidade de mercado.

“Acreditamos na educação como transformação. Os professores se dispuseram a realizar e a apresentar esses projetos, provocando transformações em suas realidades locais e tornando-se inspiração para os alunos. O Prêmio valoriza o trabalho do professor. Queremos que nossa região seja cada vez melhor com a contribuição do trabalho dos professores, dos alunos e com o nosso suporte e de outros parceiros”, comenta Sandro.

Os sete primeiros colocados em cada categoria da premiação.

Dos 35 finalistas, provenientes de todas as regiões do País e presentes no evento, sete foram escolhidos como vencedores, um para cada categoria avaliada pela premiação e que abrangem os diversos níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Conheça os demais vencedores:

Categoria: Educação Infantil

A vencedora, em primeiro lugar, foi a Profa. Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia (GO), com o projeto “Meu Corpo é Tesouro!”, que tem como proposta trabalhar junto às crianças, de forma lúdica, o delicado tema da prevenção aos abusos sexuais na infância, bem como de mostrar a importância do cuidado com o próprio corpo. Entre as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, rodas de conversa e de escuta junto aos menores e um tipo de jogo que foi criado para orientá-los e alertá-los sobre os tipos de toque que não devem permitir em seus corpos.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Em primeiro lugar, a Profa. Luana Alves, de Teresópolis (RJ), foi a vencedora, com o projeto “Empreendedores da Terra”. A prática consistiu em incentivar o empreendedorismo e o sentimento de pertença à comunidade, a partir dos relatos de empreendedores rurais locais, convidados a falar aos estudantes sobre suas trajetórias de vida, como começaram a empreender, os desafios presentes no dia a dia dos negócios, entre outras questões, iniciativa que também contribuiu para valorizar personalidades da própria região.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Finais

O vencedor, em primeiro lugar, foi o Prof. Francisco Celso Leitão Freitas, de Brasília (DF), com o projeto “RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)”. A prática se utilizou de diferentes expressões culturais e artísticas, sobretudo a música (com destaque para o gênero Rap, por seu forte apelo reflexivo e social), para oferecer novas perspectivas de ressocialização para adolescentes que cumprem medida socioeducativa com restrição de liberdade em uma instituição voltada a essa finalidade no Distrito Federal.

Categoria: Ensino Médio

Em primeiro lugar, a Profa. Daniele Andressa Bassanesi, de Naviraí (MS), venceu a categoria com o projeto “Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”. A prática consistiu em aliar conceitos de Educação Financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, organização, entre outros. Para isso, foi criado um “banco”, o “Tony Bank”, no qual os estudantes acumulavam pontos de acordo com a sua pontualidade, compromisso com as entregas acadêmicas, entre outros critérios. A cada bimestre, a bonificação acumulada era revertida para a “compra” de itens obtidos junto à comunidade escolar.

Categoria: Educação Profissional

A Profa. Leila Cristina Nunes Ribeiro, de Macapá (AP), conquistou o primeiro lugar e venceu a categoria com o projeto “Mulheres de Fibra”. A iniciativa uniu incentivo à ciência, com a criação de novas perspectivas de atividade profissional para as alunas do Curso Técnico em Edificações no Instituto Federal do Amapá e sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de fibras que seriam descartadas de forma inadequada na natureza para a composição de materiais cerâmicos, reaproveitados em diversos procedimentos na construção civil.

Categoria: Educação de Jovens e Adultos – EJA

O vencedor foi o Prof. João Luiz Pereira da Costa Ferreira, de Feira de Santana (BA), com o projeto “Pretitude em Foco”. Por meio de um ensaio fotográfico produzido e protagonizado pelos próprios alunos, utilizando joias e pedras preciosas em alusão àquelas que foram roubadas do continente africano durante a colonização europeia, o projeto teve como objetivo valorizar o povo negro (a maioria dos estudantes na escola onde a iniciativa foi aplicada declara-se preta ou parda) e promover o seu empoderamento.

Premiação

Os sete vencedores receberam, além do troféu, um pacote completo com o custeio de todas as despesas para participação em evento de educação (a ser definido) e um notebook.

Participação

Ao todo, quase 3.500 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Educador Transformador. Após análise pela banca de jurados da premiação – composta por professores, mestres e doutores em Educação e especialistas da área, foram divulgados os resultados das etapas estadual e regional (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), da qual saíram os 35 finalistas (sete de cada região do País, um para cada categoria avaliada no prêmio) que chegaram à fase nacional da premiação.

Os vencedores da etapa estadual no Paraná podem ser conferidos pelo site: pr.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/conheca-os-vencedores-do-parana-no-2o-premio-educador-transformador/.

Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br.

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