Vitor Roberto Tioqueta, César Reinaldo Rissete e José Gava Neto integram a Diretoria Executiva, também eleita na data
Nesta segunda-feira (21), o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR elegeu Ercílio Santinoni como novo presidente para o período de 2023 a 2026. A eleição também definiu os membros da Diretoria Executiva: Vitor Roberto Tioqueta, como diretor-superintendente, José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças e César Reinaldo Rissete, para a diretoria de Operações. A eleição aconteceu na sede do Sebrae/PR, em Curitiba.
Além de presidente do CDE a partir de janeiro do próximo ano, Ercílio Santinoni preside a Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar). O futuro diretor de Operações, César Reinaldo Rissete, é funcionário do Sebrae/PR e atualmente é gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Julio Cezar Agostini, que deixa o cargo, seguirá atuando no Sebrae/PR, pois é colaborador efetivo da empresa.
Emocionado, Ercílio enalteceu a força da instituição e agradeceu a confiança do CDE na sua eleição como presidente.
“Agradeço a confiança depositada pelo Conselho. Estou até emocionado, pois são muitos anos de trabalho no CDE. Espero colocar em prática tudo que aprendi e realizei nesta instituição e, vamos juntos, seguir fazendo o Sebrae Paraná um destaque em nível de Brasil”, reforçou o presidente eleito.
Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Contador e professor, é formado em Ciências Contábeis e em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR). Tem especialização em Elaboração e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública – Rio de Janeiro-RJ. Empresário desde 1976, Ercílio também preside a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e comendador da Ordem Nacional Barão de Mauá.
César Rissete enalteceu os membros da diretoria atual pelo trabalho realizado. “Retorno ao Sebrae Paraná sabendo da responsabilidade pela qualidade do trabalho realizado aqui e tenho a convicção de que vamos atuar com toda a equipe e Conselho para construir um estado cada vez mais empreendedor”, destacou.
Natural de Dracena (SP), Rissete é economista, especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp e mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Nos últimos três anos, atuou como gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Trabalhou como consultor do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e foi coordenador de estudos e projetos da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná e superintendente da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Curitiba. No Sebrae/PR, começou como consultor, em 2008, e coordenou os trabalhos de Políticas Públicas, articulando e atuando na implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, bem como os ecossistemas de inovação.
Reconduzido ao cargo como diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta, projetou reforçar a atuação com clientes e parceiros. “Agradeço ao CDE pela reeleição e vamos seguir com responsabilidade e otimismo para atender às micro e pequenas empresas, promover o empreendedorismo e agregar mais parceiros comprometidos com o ambiente de negócios sustentável no Paraná”, enfatizou.
O atual presidente do Conselho, Fernando Moraes, avaliou que a eleição ocorreu de forma tranquila e lembrou que todos foram eleitos por unanimidade.
“O importante neste processo de sucessão é que temos pessoas, profissionais, que têm história de atuação no Sebrae e no próprio contexto das micro e pequenas empresas, citando aqui o Ercílio que, desde 1987, é conselheiro e agora assume a presidência. Com certeza, a instituição seguirá no caminho certo, com grandes serviços prestados ao Paraná”, analisou.
Por sua vez, o vice-governador do Paraná, conselheiro do Sebrae/PR, Darci Piana, afirmou que o trabalho realizado pela atual diretoria conduziu o Paraná à elite do Sistema Sebrae, no Brasil.
“Temos que reconhecer e, da mesma forma, desejar sucesso para quem está chegando para dirigir a instituição, que é estratégica para o desenvolvimento do estado”, afirmou.
O diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto, reeleito ao cargo, reiterou o compromisso pela gestão e resultados.
“Agradeço a confiança do Conselho e vamos seguir com uma gestão de focada nos resultados do Sebrae e para os empreendedores de micro e pequenas empresas”, validou. Neste ano, o Sebrae já atendeu mais de 420 mil CNPJs diferentes no estado.
Conselho Fiscal
Na eleição também foram definidos os membros do Conselho Fiscal, a partir de 2023, que terá como titulares João Gogola Neto (Ocepar) Nilson Hanke Camargo (Faep) e Evaldo Kosters (Fiep); e suplentes: Eduardo Luiz Gabardo Martins (Fecomércio PR), Hélder Miranda de Paiva (Faciap) e Eloísa Helena Orlandi Oliveira (Fiep).
-