Foram dois dias de muito conhecimento compartilhado, experiências trocadas, exposições de produtos e bastante conexões. Assim foi o Apiguassu – Evento de Apicultura e Meliponicultura que aconteceu em Capanema, no sudoeste do Paraná, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento buscou o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. Nos dois dias, a 2ª edição do evento reuniu mais de 600 participantes, entre profissionais da área, produtores e entusiastas do assunto.
Na pauta, oficinas e palestras abordando temas voltados à melhoria da produtividade, sustentabilidade, gestão, troca de abelha rainha, manejo, resultados, experiências inspiradoras, entre outras temáticas. O evento contou com grandes nomes da apicultura, entre eles Robson Raad e Gustavo Nadeu Bijus.

Gustavo, inclusive, foi um dos palestrantes do evento. Ele abordou a temática “Melhorando a produtividade do apiário”, falou sobre técnicas e formas de manejo que podem contribuir no resultado final do apiário.
“Temos um potencial muito grande no Brasil e precisamos aproveitar ao máximo as nossas condições de produtividade, desde a troca de rainhas, adequação dos espaços internos, alimentação artificial no momento certo. Tudo isso acaba tendo resultado importante para que o apicultor possa colher melhores resultados”, comenta Gustavo.
Expositores
Durante o evento, os expositores também tiveram um espaço especial destinado à exposição de produtos da cadeia produtiva do mel, além de outros itens oriundos da agroindústria familiar. Silvana Damin, da Mel Bioreal, de Realeza, pontua que o evento foi muito positivo.
“Já tinha participado da primeira edição do Apiguassu e, agora, a segunda está ainda mais especial. Tivemos boa procura dos visitantes, boas vendas e também coletamos a opinião dos consumidores para entender que outros produtos eles buscam. De forma geral, o evento está muito bom”, afirma Silvana, que produz artigos como cosméticos naturais, sabonetes, esfoliantes, entre outros.

Participação
Rui Harter de Freitas, de Marechal Cândido Rondon, pontua que participar do evento foi uma experiência enriquecedora.
“Tivemos acesso a novas tecnologias, práticas sustentáveis e informações que podem contribuir para melhorar a produtividade na apicultura. Saio daqui motivado para aplicar o que aprendi e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel da nossa região”, enfatiza Rui.
Para o apicultor Rafael Antônio Ferri, de Realeza, o Apiguassu trouxe muitas motivações para ele seguir trabalhando na atividade.
“O evento todo foi espetacular. A cada conversa, cada palestra, a gente saia ainda mais animado para continuarmos trabalhando com a apicultura mesmo frente as dificuldades do setor. Temos expectativas não tão boas com essas questões tarifarias agora, mas o evento nos trouxe novos olhares para aproveitar as oportunidades que também surgem frente aos desafios”, acrescenta Rafael.
Avaliação
Para a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, o Apiguassu se consolidou como um ponto de encontro para toda a cadeia produtiva do mel.
“Tivemos uma oportunidade riquíssima de reunir apicultores, empreendedores, técnicos e especialistas, promovendo conexões e trocas de conhecimentos. Os resultados já começam a aparecer, com novos negócios, parcerias e, principalmente, a valorização do mel produzido na região. Para nós é muito especial vermos o quanto o setor está avançando com inovação, qualidade e sustentabilidade.”
A presidente da Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), Salete Manchini, avaliou o evento como um sucesso.
“Superamos a primeira edição e só temos a agradecer a todos os apicultores e parceiros que tornaram o Apiguassu um evento de referência para a apicultura. Reunir grandes profissionais, compartilhando conhecimento, é um pouco da nossa missão de contribuir para que o apicultor possa profissionalizar cada vez mais a sua atividade e ter resultados ainda mais expressivos”, conclui Salete.

Promoção
O Apiguassu é promovido pelo Sebrae/PR, Associação dos Apicultores de Capanema, e Região (Apic), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Prefeitura de Capanema, Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Itaipu Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sistema Faep, Federação Paranaense de Apicultores e Meliponicultores (Fepamel) e Inova Agro Sudoeste do Paraná.
-