ASN PR
Compartilhe

Do campo à mesa: Apiguassu potencializa a apicultura regional e atrai mais de 600 participantes

Promovida nos dias 7 e 8 de agosto, em Capanema, no sudoeste do Paraná, iniciativa gerou parcerias, negócios e fomentou a cadeia produtiva do mel
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Foram dois dias de muito conhecimento compartilhado, experiências trocadas, exposições de produtos e bastante conexões. Assim foi o Apiguassu – Evento de Apicultura e Meliponicultura que aconteceu em Capanema, no sudoeste do Paraná, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento buscou o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. Nos dois dias, a 2ª edição do evento reuniu mais de 600 participantes, entre profissionais da área, produtores e entusiastas do assunto.

Na pauta, oficinas e palestras abordando temas voltados à melhoria da produtividade, sustentabilidade, gestão, troca de abelha rainha, manejo, resultados, experiências inspiradoras, entre outras temáticas. O evento contou com grandes nomes da apicultura, entre eles Robson Raad e Gustavo Nadeu Bijus.

Em Capanema, Apiguassu reuniu mais de 600 participantes durante os dias 07 e 08 de agosto. Foto: Divulgação 

Gustavo, inclusive, foi um dos palestrantes do evento. Ele abordou a temática “Melhorando a produtividade do apiário”, falou sobre técnicas e formas de manejo que podem contribuir no resultado final do apiário.

“Temos um potencial muito grande no Brasil e precisamos aproveitar ao máximo as nossas condições de produtividade, desde a troca de rainhas, adequação dos espaços internos, alimentação artificial no momento certo. Tudo isso acaba tendo resultado importante para que o apicultor possa colher melhores resultados”, comenta Gustavo.

Expositores

Durante o evento, os expositores também tiveram um espaço especial destinado à exposição de produtos da cadeia produtiva do mel, além de outros itens oriundos da agroindústria familiar. Silvana Damin, da Mel Bioreal, de Realeza, pontua que o evento foi muito positivo.

“Já tinha participado da primeira edição do Apiguassu e, agora, a segunda está ainda mais especial. Tivemos boa procura dos visitantes, boas vendas e também coletamos a opinião dos consumidores para entender que outros produtos eles buscam. De forma geral, o evento está muito bom”, afirma Silvana, que produz artigos como cosméticos naturais, sabonetes, esfoliantes, entre outros.

Raquel Santos (esq), da Recanto da Pitaya, e Silvana Damin, da Mel Bioreal, ambas expositoras no Apiguassu. Foto: Divulgação  

Participação

Rui Harter de Freitas, de Marechal Cândido Rondon, pontua que participar do evento foi uma experiência enriquecedora.

“Tivemos acesso a novas tecnologias, práticas sustentáveis e informações que podem contribuir para melhorar a produtividade na apicultura. Saio daqui motivado para aplicar o que aprendi e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel da nossa região”, enfatiza Rui.

Para o apicultor Rafael Antônio Ferri, de Realeza, o Apiguassu trouxe muitas motivações para ele seguir trabalhando na atividade.

“O evento todo foi espetacular. A cada conversa, cada palestra, a gente saia ainda mais animado para continuarmos trabalhando com a apicultura mesmo frente as dificuldades do setor. Temos expectativas não tão boas com essas questões tarifarias agora, mas o evento nos trouxe novos olhares para aproveitar as oportunidades que também surgem frente aos desafios”, acrescenta Rafael.

Avaliação

Para a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, o Apiguassu se consolidou como um ponto de encontro para toda a cadeia produtiva do mel.

“Tivemos uma oportunidade riquíssima de reunir apicultores, empreendedores, técnicos e especialistas, promovendo conexões e trocas de conhecimentos. Os resultados já começam a aparecer, com novos negócios, parcerias e, principalmente, a valorização do mel produzido na região. Para nós é muito especial vermos o quanto o setor está avançando com inovação, qualidade e sustentabilidade.”

A presidente da Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), Salete Manchini, avaliou o evento como um sucesso.

“Superamos a primeira edição e só temos a agradecer a todos os apicultores e parceiros que tornaram o Apiguassu um evento de referência para a apicultura. Reunir grandes profissionais, compartilhando conhecimento, é um pouco da nossa missão de contribuir para que o apicultor possa profissionalizar cada vez mais a sua atividade e ter resultados ainda mais expressivos”, conclui Salete.

Evento debateu temas como a gestão, empreendedorismo, inovaçao, entre outros, voltados para a cadeia produtiva do mel. Foto: Carina Pelegrini 

Promoção

O Apiguassu é promovido pelo Sebrae/PR, Associação dos Apicultores de Capanema, e Região (Apic), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Prefeitura de Capanema, Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Itaipu Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sistema Faep, Federação Paranaense de Apicultores e Meliponicultores (Fepamel) e Inova Agro Sudoeste do Paraná.

-

  • ambiente de negócios
  • apiguassu
  • mel de capanema