Cinquenta estudantes dos cursos de Gastronomia e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), do Senac PR participaram do Ideathon Inova Comércio 2025 na última sexta-feira (24), em Maringá. O programa é realizado por meio de uma colaboração entre o Sebrae/PR, Fecomércio PR e o Senac PR, com o objetivo de estimular a criatividade e resolver problemas no setor do comércio varejista paranaense por meio de projetos inovadores.

A metodologia utilizada é a do Ideathon, que consiste em um formato de trabalho colaborativo, estruturado para promover a geração, desenvolvimento e apresentação de ideias inovadoras, por meio de práticas dinâmicas que promovam a integração entre os participantes e a construção de soluções aplicáveis aos desafios propostos.
Ao todo, estão sendo realizadas seis etapas do Ideathon no Paraná, nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Londrina e Cascavel.
Com o tema “Acessibilidade”, em Maringá foram formadas 12 equipes, que, acompanhadas por mentores, prepararam suas apresentações e foram avaliadas por uma banca que considerou quatro critérios de julgamento: criatividade, validade, relevância e apresentação.
A consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, destaca a importância da iniciativa.
“Promove a integração entre academia e mercado e proporciona soluções inovadoras para problemas do setor”, justifica.
A gerente executiva interina do Senac PR, Marta Bacicheti de Sousa, destaca que a ação tem o objetivo de estimular a criatividade, o protagonismo e o espírito empreendedor dos estudantes.
“A proposta é que os estudantes promovam soluções inovadoras para o setor varejista local e regional, fortalecendo negócios e movimentando a economia. A parceria com o Sebrae/PR é fundamental para potencializar esses resultados, pois juntos, unem educação e prática empresarial, formando profissionais mais preparados, inovadores e comprometidos com o crescimento do comércio e o fortalecimento do desenvolvimento econômico regional”, diz.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a iniciativa conecta os alunos às demandas do varejo paranaense através de uma experiência prática que amplia suas competências e estimula o empreendedorismo.
“Para o comércio local representa uma fonte de ideias, de inovação e modernização. A participação do Sebrae traz uma metodologia validada, mentoria especializada e conexão com o ecossistema empresarial”, avalia.
Equipes premiadas do curso de ADS
O 1º lugar ficou com a equipe “PCD Aqui Pode”, que apresentou uma solução para pessoas com deficiências físicas e intelectuais que não têm conhecimento de comércios que atendem às suas necessidades. De acordo com o líder da equipe, Nathan de Paula Machado Martens, por meio de um aplicativo, essas pessoas poderiam saber quais locais são inclusivos.

“O Ideathon é muito importante para criar oportunidades para pessoas que necessitam dessa inclusão. Nossa solução também promove um marketing para as empresas que geram inclusão e com isso podem conquistar um público maior”, explica.
O 2º lugar foi para a equipe que apresentou o “AcessPath”, um sistema inteligente para guiar pessoas com deficiência dentro de estabelecimentos, com o uso de LED.
A equipe “ConnTato” ficou com o 3º lugar, ao propor a criação de uma plataforma que conecta pessoas com deficiência aos estabelecimentos comerciais, eliminando barreiras através de tecnologias e educação. Os estudantes apresentaram duas versões integradas da plataforma: um aplicativo para o público com alguma deficiência e um sistema empresarial para validação de acessibilidade.
Vencedores do curso de Gastronomia
A 1ª colocada foi a equipe “Aurora.app”, que apresentou um aplicativo voltado para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual no momento de escolher produtos em cardápios. Um dos integrantes da equipe, Emanuel Bruno Lopes Lima, explica que o projeto permite viabilizar um cardápio com uma tecnologia de inteligência artificial.

“O objetivo é promover o conforto de pessoas com deficiência visual, com a capacitação de pessoas preparadas para oferecerem suporte, tendo como formas de receita a venda do aplicativo e manutenção”, explica.
A equipe “GastroTea” ficou com o troféu de Prata, ao propor uma solução para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Eles sugeriram que as Unidades de Alimentação e Nutrição de Maringá, adotem um conceito de espaço amigável e acolhedor para esse público, com diminuição de sobrecarga sensorial, cardápio inclusivo com fotos reais dos produtos e que leve em consideração a seletividade alimentar do cliente, adequação e treinamento da equipe para atendimento, além de acessórios de conforto.

O 3º lugar ficou com os estudantes da equipe “Acessibilizando App”, com foco em mapear e conectar acessibilidade, para que as pessoas com deficiência possam identificar lugares acessíveis. A proposta é a criação de um aplicativo de mapeamento dos estabelecimentos que possuem acessibilidade.
Premiações para alunos e professor mentor de cada equipe vencedora
1º lugar
Participação no evento ConectaPR 2026, em Curitiba
1º e 2º lugares
Possibilidade de visita técnica a um Hub de Inovação Local, acompanhados por equipe do Sebrae/PR, conforme disponibilidade.
1º, 2º e 3º lugares
Certificado com destaque e colocação, Troféu e duas horas de mentoria para apoio no desenvolvimento da ideia.
