ASN PR Atualização
Compartilhe

Empreendedores projetam ampliar faturamento após participação na Expoapras

Espaço do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Fiep oportunizou prospecção de negócios entre pequenos produtores e grandes redes de supermercados do País
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Empresários de micro e pequenas empresas que participam do Programa Selo Alimentos do Paraná e integram o Fórum Origens Paraná participaram, na semana passada, da 40ª edição da ExpoApras 2023. A feira e convenção de supermercados paranaenses aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. Durante a participação no evento, os empreendedores puderam negociar seus produtos com representantes de grandes redes de supermercados de todo o Brasil. Para os produtores, a presença na feira foi uma grande oportunidade para prospectar novos negócios.

É o caso de Dinei Sérgio Souza, da empresa Naturelle, de Tijucas do Sul, que trabalha com a comercialização de cogumelos. Com os bons negócios realizados durante a feira, a expectativa é dobrar o faturamento da empresa.

Vera Lucia dos Santos e Dinei Sérgio Souza expondo os cogumelos champignon da Naturelle. Foto: Adriano Oltramari

“Hoje, estamos produzindo cerca de 30% da nossa capacidade, que é o que conseguimos comercializar. Mas após a participação da feira, a expectativa é dobrar o faturamento”, comentou Dinei.

Os cogumelos da empresa foram apresentados em um espaço compartilhado no estande do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com outros produtores, como as pimentas da Tribal Pepper, empresa de Elodir José Klein, com sede em Guarapuava.

Elodir José Klein, da Tribal Pepper, veio de Guarapuava para participar da Expoapras. Foto: Adriano Oltramari

“Esse ano, a feira surpreendeu pela quantidade de pessoas e expositores. Algumas marcas, grandes supermercadistas, que a gente não via há algum tempo, estavam presentes. A feira é uma grande oportunidade para fechar novos negócios”, afirmou Elodir.

Segundo ele, com a conclusão do evento, agora é a parte em que ocorre a formalização das propostas, realizadas através dos relacionamentos que ocorreram durante a feira.

“Estar presente na Expoapras é sempre uma vitrine para o crescimento da empresa. O Programa Alimentos do Paraná também tem facilitado para nós estarmos presentes em outras feiras, que são portais para expor a marca e mostrar o que a gente oferece de melhor. A gente não teria essa mesma oportunidade, pois, as participações demandam investimentos”, pontuou.

O produtor José Edinei Klichevic, de Mandirituba, é presidente da Camandi. Foto: Adriano Oltramari

Pela primeira vez feira, o produtor de camomila José Edinei Klichevic, de Mandirituba, participou até de uma reunião com vistas para a exportação dos produtos da Associação dos Produtores de Camomila de Mandirituba (Camandi).

“Estamos otimistas para fechar negócios, pois empresas grandes participam deste evento”, disse José, que é presidente da Camandi.

Aula Show

Demonstrações de culinária, lideradas por chefs do Senac, com utilização de produtos com Indicação Geográfica. Foto: Inove

A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, lembrou que, no espaço compartilhado com a Fecomércio PR e a Fiep, na Expoapras, também aconteceram demonstrações de culinária, lideradas por chefs do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com utilização de produtos com Indicação Geográfica (IG), marcas coletivas e provenientes de empresas que possuem o Selo Alimentos do Paraná, que é um programa de certificação de gestão e qualidade de alimentos e bebidas.

“Juntos, levamos novidades para a feira. Parte dos expositores deste ano ainda não tinham participado da Expoapras. São produtos únicos, que estiveram à disposição de donos e representantes de supermercados para compor a cartela de produtos de suas redes. E, claro, disponibilizar estas novidades para os consumidores”, concluiu Maria Isabel.

-

-

  • ExpoApras
  • Fecomércio PR
  • Fiep
  • IG
  • sebrae
  • selo alimentos do paraná