O Sebrae/PR promoveu, nesta sexta-feira (19), um encontro no escritório de Guarapuava para reunir empresários que participaram da Feira do Empreendedor 2025, realizada no início do mês, em Curitiba. A ação teve como objetivo trocar experiências, fortalecer conexões e avaliar os aprendizados que os empreendedores trouxeram do maior evento de empreendedorismo do Paraná.
O evento contou com participação on-line da consultora e coordenadora da Feira do Empreendedor, Rafaela Cristina da Silva, que ouviu sobre as experiências dos participantes no evento.

A caravana guarapuavana foi organizada em parceria com o Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e a Cacicopar, levou cerca de 60 empresários e empreendedores para a capital. O subsídio no transporte possibilitou a mobilização do grupo, garantindo que representantes de diferentes segmentos pudessem participar.
O encontro pós-feira destacou a diversidade de perfis presentes na caravana, desde estudantes em formação empreendedora, passando por microempreendedores individuais em busca de inovação, até empresários consolidados que viram no evento uma oportunidade de atualização. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Elizete Huchak, a ação pós-evento é fundamental para dar continuidade ao aprendizado iniciado na Feira.
“Nosso papel é garantir que todo o conhecimento adquirido em Curitiba se transforme em práticas aplicáveis na região. O Sebrae valoriza muito a mobilização das caravanas, porque elas ampliam o acesso dos empreendedores às novidades e, ao mesmo tempo, fortalecem a união da nossa rede empresarial. Esse encontro é o momento de transformar inspiração em ação”, destaca.

Com a troca de experiências, os empreendedores reforçaram que voltam da capital com novas ideias e perspectivas para aplicar em seus negócios. O empresário guarapuavano Rogério Matos, sócio-proprietário de uma agência de publicidade, participou pela terceira vez da Feira do Empreendedor do Sebrae. Para ele, o evento é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e fazer conexões.
“É sempre gratificante participar. Só o passeio já é válido pela troca de experiências com colegas empreendedores. A equipe do Sebrae é sempre muito atenciosa e cuidadosa, proporcionando uma ótima experiência e, claro, conteúdo relevante”, ressalta.
Neste ano, ele participou com grandes expectativas da palestra do publicitário João Branco, referência na área de comunicação e marketing, e saiu do evento ainda mais inspirado.
“Ele superou muito mais do que as minhas expectativas. Ouvir a vivência de grandes profissionais como ele e poder trazer isso para o nosso mercado é muito gratificante”, conta.
Segundo o empresário, a cada edição a Feira do Empreendedor traz aprendizados que agregam ao seu negócio.
“Com certeza, eu vou voltar no ano que vem, pois a cada ano trago algo novo na bagagem”, projeta.
A microempreendedora individual Márcia Bittar, que atua com treinamentos empresariais, participou pela primeira vez da Feira do Empreendedor e destaca o impacto que a experiência trouxe para o seu negócio.
“Meu trabalho é preparar equipes diferenciadas, ensinando postura, ética profissional, forma de se vestir e atitudes adequadas no ambiente de trabalho. É um conteúdo que parece óbvio, mas que muitos empreendedores têm dificuldade de abordar. Por isso, desenvolvi o treinamento Profissional de Sucesso, voltado a qualquer colaborador que queira ser lembrado por suas habilidades comportamentais”, explica.
Márcia conta que ficou surpresa com a dimensão da Feira e com a qualidade dos conteúdos oferecidos.
“Foi a primeira vez que participei e achei importantíssimo. Não tinha noção da magnitude do evento. As palestras foram muito ricas e me trouxeram subsídios para melhorar o meu negócio, já que trabalho sozinha e preciso lidar com todas as áreas da empresa. Também participei de rodadas de atendimento, recebi orientações sobre mídias e marketing e aprendi a utilizar ferramentas como o Canvas, que eu não conhecia”, relata.
A empreendedora, que tem mais de 60 anos e há cinco empreende no segmento, ressaltou que as ferramentas e conteúdos disponibilizados pelo Sebrae são essenciais para micro e pequenos negócios.
“Foram muitos aprendizados que vou levar como resultado. A palestra magna também foi sensacional, cheia de insights. Agora, vou participar do núcleo setorial de Experiência com o Cliente, em Guarapuava, e acredito que poderemos aplicar muito do que vimos na Feira. Esse tipo de parceria entre Sebrae, associações locais e instituições de fomento é fundamental, porque amplia o acesso às ferramentas, ao crédito e gera novas oportunidades para nós, microempreendedores”, acrescenta.
A presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (Cacicopar), Daviele Bortolanza da Silva, ressalta o apoio da entidade para garantir a participação dos empresários da região na Feira do Empreendedor do Sebrae, em Curitiba.
“A coordenadoria fez questão de gerar condições para que os empresários da nossa região estivessem presentes, porque sabemos o quanto a feira soma positivamente em conhecimento, novidades, conexões e geração de negócios. Por isso, junto com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, não medimos esforços para viabilizar a participação de cerca de 60 empresários”, frisa.
Segundo Daviele, a Cacicopar e a entidade local subsidiaram parte do transporte, possibilitando o deslocamento da comitiva.
“É um investimento que retorna em forma de aprendizado e de novas oportunidades para os nossos empreendedores”, completa.