ASN PR
Compartilhe

Empresas de Curitiba e região recebem o Selo Alimentos do Paraná

Evento foi realizado na sede do Sebrae/PR; marcas são reconhecidas em segurança alimentar, qualidade, inovação, melhoria de processos e gestão
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Evento foi realizado na sede do Sebrae/PR; marcas são reconhecidas em segurança alimentar, qualidade, inovação, melhoria de processos e gestão

Seis empresas do ramo de alimentos e bebidas de Curitiba e Região Metropolitana receberam homenagens por terem obtidos as maiores notas da auditoria na última etapa do programa do Selo Alimentos do Paraná, em 2022. A homenagem aconteceu durante evento do Sebrae/PR, nesta terça-feira (22), na capital paranaese. De Curitiba, os negócios destaques, do primeiro ao terceiro lugares, foram: Invebra, Le Bio e Sabor Vivo. Da Região Metropolitana, foram reconhecidos, da primeira a terceira colocações, respectivamente: Amare Naturale (Campo Largo), Qualinova (Pinhais) e Não de Queijo (São José dos Pinhais).

Ao todo, 19 empresas participaram da avaliação. As auditorias foram realizadas por duas organizações independentes: o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Genesis Certificações. Segundo a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, as marcas com o Selo são reconhecidas devido aos seus esforços dedicados às áreas de segurança alimentar, qualidade, inovação, melhoria de processos e gestão.

“A conquista é um atestado de que a empresa possui qualidade em diferentes áreas, que consegue desempenhar as atividades que propõe e ainda amplia a sua credibilidade junto ao consumidor, devido aos cuidados que o Selo representa”, ressalta.

Após o reconhecimento, o Sebrae/PR segue o trabalho com essas empresas com rodadas de negócios e as acompanha em feiras nacionais e internacionais com o intuito de ampliar o mercado.

Um dos responsáveis pelas avaliações, o Tecpar realizou 442 auditorias do Selo Alimentos do Paraná por todo o Estado, em dez anos.

“O Selo é uma iniciativa importante e contribui de forma efetiva para o desenvolvimento regional sustentável, agregando maior valor aos produtos e qualidade para o consumidor. Com isso, o Tecpar cumpre sua missão de apoiar o crescimento sustentável do Paraná”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Resultados na capital

Participaram das auditorias para a conquista do Selo Alimentos do Paraná, 13 empresas localizadas na capital do estado. Em primeiro lugar, ficou a Invebra, com avaliação de 99,75%, na sequência está a Le Bio, com 99%, e a Sabor Vivo, com 98,33%.

Com a maior nota nesta edição, a Invebra é uma empresa criada em 2018 e que tem a missão de fabricar produtos 100% vegetais e apresenta alternativas para o consumidor que possui restrições alimentares.

Leandro Duarte, diretor comercial da Invebra, e Ariane Duarte, diretora administrativa, durante a celebração. Foto: Inove.

“A auditoria é meticulosa e difícil. Saber que tiramos uma nota tão alta é muito bom e representa o fruto do nosso trabalho e atenção a itens como a segurança e a qualidade alimentar. É uma demonstração de qualidade e credibilidade para clientes que não conhecem a nossa marca, por ser relativamente jovem. Somado a isso, a participação em eventos e feiras junto é de grande importância para nós”, celebra o diretor da Invebra, Leandro Duarte.

Região Metropolitana

Localizada no município de Campo Largo, a Amare Naturale alcançou a maior avaliação da Regional Leste, com 99%. Em segundo lugar, ficou a Qualinova, empresa de Pinhais que registrou a nota de 98,37%. Completando o pódio está a Não de Queijo, que alcançou 97,03% e está situada em São José dos Pinhais.

As empresas fazem parte da Regional Leste do Sebrae/PR que, na divisão geopolítica da organização, compreende os municípios do Litoral, do Vale do Ribeira e da Região Metropolitana de Curitiba, exceto a Capital.

Para o diretor da Não de Queijo, Paulo Pereira, a metodologia para ter o Selo é assertiva e garante que as empresas precisam estar sempre atualizadas e preparadas para cada processo.

O proprietário da Não de Queijo, Paulo Pereira, ao lado da coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, e da consultora do Sebrae/PR, Aline Geani Barbosa dos Santos, durante o evento. Foto: Inove.

“Isso ajuda muito a garantir que estejamos sempre melhorando os controles, enxugando custos, vendendo mais, criando pesquisas de satisfação com nossos clientes e colaboradores. O padrão de qualidade estabelecido pelo Selo é reconhecido em nível nacional e sempre nos abre portas”, comenta.

Criada em 2006, a empresa realiza a produção e comercialização de pão de polvilho vegano, elaborado sem o uso de glúten, lactose, ovo, corantes ou conservantes. Com o produto, a marca busca traduzir em sua receita as experiências sensoriais de um pão de queijo tradicional mineiro.

“A participação é uma atividade estratégica para nós, e o Sebrae/PR é um parceiro estratégico. Acreditamos na proposta de valor do Selo, de transformar o Paraná em uma referência em alimentos de qualidade, e isso está aliado ao nosso desejo de ser referência em nosso segmento.

Conteúdo

O evento teve, ainda, palestra com foco nas mudanças recentes de rotulagens de produtos, com a participação da engenheira de alimentos e especialista em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, Maria Helena Castro. Desde outubro deste ano, as embalagens devem apresentar um selo com símbolo de lupa para informar aos consumidores sobre altos teores de açúcar, gordura e sódio, entre outras alterações, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Selo Alimentos do Paraná é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria a Fecomércio PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

  • alimentos do paraná
  • paraná
  • sebrae
  • sebrae paraná
  • sebraepr
  • selo alimentos