ASN PR Atualização
Compartilhe

Expo Turismo Paraná ajuda a impulsionar micro e pequenas empresas do setor

O evento ocorre nos dias 15 e 16 de junho, em Curitiba. Programação conta com treinamentos, encontros, networking, caravanas e rodadas de negócios
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR, juntamente com a Fecomércio PR, terão um estande na Expo Turismo Paraná, uma das principais feiras profissionais do setor que acontecerá nesta quinta e sexta-feira (15 e 16 de junho), no Viasoft Experience, em Curitiba. O espaço conta com uma série de atividades, incluindo capacitações, reuniões institucionais, rodadas de negócios e eventos paralelos.

De acordo com Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, a instituição participa da feira todos os anos, mantendo a tradição das últimas edições de compartilhar o estande com a Fecomércio PR, com foco em impulsionar ações de mercado no setor.

“O Paraná é um dos estados que mais contribui para economia do turismo no Brasil, sempre ocupando o ranking entre os cinco primeiros lugares, seja no fluxo doméstico ou internacional de turistas. Por isso, a Expo Paraná evidencia os produtos do destino Paraná e também atrai os maiores operadores e agências de turismo para melhorar a distribuição do produto”, afirma Patricia.

Outros dados reforçam a importância do setor: no Paraná, existem mais de 150 mil empresas que fazem parte da cadeia do turismo, abrangendo todos os municípios. Dentre essas empresas, 145 mil, correspondendo a 94% do total, são classificadas como micro e pequenas empresas.

De acordo com Giovanni Bagatini, assessor da presidência da Fecomércio PR, Curitiba segue com expressivo crescimento na área do lazer.

“Faz-se necessário termos um importante evento como a Expo Turismo Paraná em nossa capital para fomentar o setor. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) patrocinam e apoiam essa iniciativa, colaborando com o enriquecimento da programação da feira junto ao Sebrae, ao Instituto Municipal de Turismo, ao Sesc e ao Senac”, explica Giovanni.

Programação para empreendedores

O Sebrae/PR preparou uma programação diversificada para a Expo Turismo Paraná. Serão realizadas várias ações, como as rodadas de negócios no tema do mercado metropolitano, que visam incentivar o comércio de produtos locais nas empresas do setor turístico.

Além disso, haverá a rodada de inovação, proporcionando à cadeia tradicional de turismo o acesso a serviços tecnológicos para impulsionar seus negócios. Outra iniciativa é a rodada de operadores, com foco na distribuição dos produtos turísticos do Paraná no mercado de agenciamento. A qualificação também terá destaque na programação, com a realização de missões, palestras e workshops voltados para aprimorar o conhecimento dos profissionais do setor.

Patricia ressalta ainda que, nesta edição da feira, que ocorre em Curitiba, uma cidade que está se consolidando como um Destino Turístico Inteligente (DTI), haverá uma concentração significativa de participação das traveltechs (termo que define empresas essencialmente de tecnologia que atuam de alguma forma no segmento de viagens e turismo).

“Buscamos fortalecer a cadeia tradicional do turismo, oferecendo experiências inovadoras e uma gestão inteligente em todas as etapas da jornada do turista. Com essa abordagem, atendemos às expectativas dos turistas, fortalecemos a indústria do turismo e promovemos a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor”, acrescenta a coordenadora.

Para participar das ações, é preciso estar inscrito na Expo Turismo 2023 e ir ao estande do Sebrae/PR na feira para participar das ações de qualificação — que serão abertas durante o evento.

  • expo turismo
  • paraná
  • Sebrae/PR;
  • turismo