Os expositores que participaram da edição 2025 da Feira do Empreendedor de Curitiba comemoram as vendas e parcerias firmadas durante o evento. “Esta é a primeira vez que temos a oportunidade de expor na feira e digo que este é um divisor de águas para gente. Em nenhum mês dos cinco anos da história da Gnsix atendemos tantas pessoas como atendemos nesses quatro dias. Não é só uma questão de quantidade. A qualidade desses potenciais clientes também é um diferencial. Não tenho dúvidas que a Feira é um marco na nossa história”, destaca o diretor fundador da Gnsix, Samuel Marchesini.

Ele conta que a empresa curitibana de benefícios empresariais já participou de outros eventos do Sebrae/PR, mas sempre como visitante. “Viemos com uma boa expectativa, mas, mesmo assim, os números que registramos aqui superaram qualquer ideia que a gente tinha. Viemos preparados para participar da Rodada de Negócios, para ampliar nossa carteira, mas nem deu tempo. Atendemos dezenas de clientes muito interessados e já marcamos reuniões para as próximas semanas. O resultado é extremamente positivo”, ressalta Samuel.

Vanessa Nicodemo, CEO do Steel Group Franchising, uma empresa de Curitiba de construções modulares em aço, conta que chegou a perder a voz por conta do grande volume de atendimentos realizados durante a Feira do Empreendedor. “Em quatro dias de eventos, atendemos um número superior ao que registramos em um mês normal”, diz.

Vanessa afirma que além de pessoas interessadas na franquia, muitos empreendedores que estão em um momento de abertura de novas unidades ou de expansão do negócio também se interessaram pelas soluções do Steel Group. “Isso é muito legal. O sucesso de outros empreendedores também é uma oportunidade para a gente vender o nosso produto e não só a nossa franquia”, comemora Vanessa. Ao todo, 25 expositores participaram da Feira do Empreendedor.
Compre do pequeno
Vinte microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas de diversos segmentos participaram da Feirinha Compre do Pequeno e também comemoraram os resultados obtidos.
A artesã Márcia Rocha, do JM Arte em Crochê, diz que durante a Feira precisou dividir o seu tempo entre os atendimentos ao público e, também, na fabricação de novas peças. “Trouxe um estoque baseado no que eu vendo diariamente na Feira do Passeio Público, mas não foi o suficiente. Já no primeiro dia eu vendi o que costumo vender em cinco dias. Então, para dar conta, nesses últimos dias não parei um minuto de crochetar”, conta com um sorriso no rosto.

O designer Paulo Hirami do ŌTAKE Ateliê de Encadernação também avalia como positiva a experiência. “Já participamos no ano passado e voltamos porque é uma oportunidade especial. Não só pelas vendas que realizamos na Feira, mas é uma vitrine para que mais pessoas possam conhecer a nossa marca. É, também, uma chance de fidelizar novos clientes”, diz.
Além disso, Paulo afirma que quem empreende também visita a exposição para trocar percepções e experiências. “Isso é muito rico porque a gente sai mais inspirado a empreender e, também, acredito que conseguimos inspirar novas pessoas a realizarem o sonho de seus negócios”, destaca.
“Cada visitante encontra algo que conversa com o seu momento. Pode ser uma orientação prática para organizar as finanças, uma ideia para transformar um hobby em negócio ou mesmo uma conexão que abre portas para parcerias. O importante é que todos saiam daqui levando não apenas contatos, mas novos conhecimentos que ajudem no dia a dia da sua jornada empreendedora”, afirma Sandra Trujillo Costa, consultora do Sebrae/PR.

Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um evento dedicado aos pequenos negócios no Estado, realizada de 11 a 14 de setembro de 2025, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, ofereceu palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking.