Em um espaço de 45 metros quadrados, os participantes da Feira do Empreendedor 2023, que ocorre no Viasoft Experience, em Curitiba, até domingo (17), podem visitar um salão de beleza conceito, que traz uma estrutura considerada “ideal”, incorporando conceitos de sustentabilidade, experiência do consumidor e gestão do negócio.
A consultora de negócios especialista em beleza, Fabiana Gondim, é uma das idealizadoras do espaço. De acordo com ela, a proposta do salão é apresentar, aos participantes, soluções simples que podem ser incorporadas em vários tipos de negócio, independente do porte ou localização.
“Nosso know-how é sustentabilidade, então trouxemos uma proposta de redução do desperdício e geração de resíduos e ações que aumentam qualidade e biossegurança, sem onerar o empreendedor. São iniciativas que geram resultado para a empresa e impactam no meio ambiente, trazendo à tona o conceito de blue beauty, que é, basicamente, gerar menos plástico para preservar os oceanos e a natureza”, comenta Fabiana.
O espaço traz demonstrações de logística reversa, compostagem de cabelo, reciclagem, além de mobiliários que desempenham diversas funções e segmentações de acordo com as possibilidades de negócio no setor.
“São, no mínimo, 17 perfis de negócios porque o que antes era um serviço dentro de um salão, hoje pode ser uma empresa. No caso de cortes de cabelo, por exemplo, há espaços de corte kids, feminino e barbearia. Para as manicures, temos nail designers, podologia e esmalterias. São várias possibilidades e, se o empresário faz isso de forma responsável e sustentável, é possível crescer”, aconselha.
A empreendedora Nicole Almeida, de Colombo, aprovou o espaço. Ela é proprietária de um estúdio de beleza há pouco mais de um ano e foi até o salão conceito para conseguir se conectar com ideias inovadoras.
“Vim em busca de aperfeiçoamento, principalmente na área de experiência do cliente. É muito importante, porque conseguimos tirar dúvidas e ter inspirações que podem ser levadas para o nosso dia a dia”, relata.
A empreendedora Karine Buski Pad, de Curitiba, tem um estúdio há mais de quatro anos e vive a fase de ampliação da empresa. Por isso, ter contato com as inovações apresentadas foi mais uma chance de compreender o que pode ser melhorado no negócio.
“Fui bancária por dez anos e mudei totalmente de ramo. Comecei atendendo em casa, abri meu negócio e quero ampliar. Inicialmente, fiz o Empretec com o Sebrae e, aqui no salão conceito, vi soluções desde a recepção para otimizar espaços, agregar valor, aumentar o tíquete médio e otimizar a empresa”, conta.
Agora, ela garante que volta para casa mais inspirada para tirar os sonhos do papel.
“Vi muitas coisas que me mostraram que estou no caminho certo, mas aqui reforçaram que é preciso perder o medo e ir em frente. Os consultores me mostraram que é possível começar do jeito que dá, mas sempre do jeito certo”, completa.
Para Cátia Milagres, também de Curitiba, o espaço foi inspirador. Isso porque ela tem a intenção de abrir um salão de beleza e, durante essa fase de pesquisa para começar a empresa, o salão conceito foi um divisor de águas.
“O conhecimento é sempre válido e vimos muitas soluções práticas, como, por exemplo, uma poltrona multiuso, que pode ser adaptada em vários momentos de acordo com o perfil do cliente e do serviço. O espaço me deu uma visão diferente sobre o segmento da beleza e saio daqui com uma outra visão e muito mais encorajada para abrir a minha empresa”, comemora.
Na Feira, além do salão de beleza conceito, também estão abertos para visitação os espaços de cafeteria, loja de moda e petshop – tudo pensado para oferecer soluções e demonstrar inovações aos participantes, conforme explica a consultora do Sebrae/PR, Acea Evgueni Ratcheva.
“Os espaços trouxeram muitas novidades e soluções que podem ser replicadas pelos empreendedores. Esperamos que todos possam visitar e ter boas ideias a partir do que está sendo apresentado”, convida.