ASN PR Atualização
Compartilhe

Feirinha Compre do Pequeno conecta microempreendedores e consumidores

Iniciativa do Sebrae/PR, dentro da Feira do Empreendedor, valoriza negócios que transformam criatividade em oportunidades de mercado
Por ASN
ASN PR Atualização
Compartilhe

Com a participação de 20 microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas de diversos segmentos, a Feirinha Compre do Pequeno movimenta negócios dentro da Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba. O espaço reúne expositores que, além de comercializar seus produtos, encontram no evento a chance de ampliar a visibilidade, conquistar novos clientes e fortalecer suas redes de relacionamento. A Feira do Empreendedor segue até este domingo (14), no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300).

Feirinha Compre do Pequeno, na Feira do Empreendedor, em Curitiba. Foto: Inove.

O curitibano Édson Luiz Kaminski é arquiteto de formação e por 20 anos se dedicou à marcenaria. Há seis anos, ele e a esposa, Ticiana Maria Grazia Bricchi, passaram a se dedicar à produção de joias e objetos de decoração em madeiras de reuso.

“O Sebrae é um parceiro das empresas e esta é a primeira vez que participo. O número de visitantes é impressionante e principalmente me dá a oportunidade de participar de palestras muito relevantes para nós que empreendemos. Durante todo o tempo aqui consigo ver novas possibilidades de aprendizado”, descreve Édson.

Édson Luiz e Ticiana Maria Grazia Bricchi, expõem joias e objetos de decoração em madeira de reuso. Foto: Divulgação

Para participar da Feira do Empreendedor, esses microempreendedores individuais e microempresas passaram por um processo de seleção, seguido da avaliação por uma banca.

Sandra Trujillo Costa, consultora do Sebrae/PR, explica que o Compre do Pequeno é um ambiente multifunções, que possibilita a venda direta, mas principalmente apresentar serviços e encontrar novos formatos de comercialização.

“Este é o momento em que pequenos empresários da classificação MEI e ME podem incentivar outros empreendedores, pessoas que têm medo de começar um negócio e percebem que pessoas que empreendem, até dentro de casa, produzem coisas espetaculares, que contam histórias de famílias, cidades: sendo assim, se tornam inspiração”, conta a consultora Sandra.

Entre os expositores, existem histórias de negócios que surgiram de forma despretensiosa, mas que carregam um pouco da bagagem familiar desses empreendedores.

Karla Manfredini é exemplo disso. De Antonina, litoral paranaense, fez uma farofa utilizando como base a bala de banana, que inclusive possui Identificação Geográfica (IG). Ela apresentou para amigas que disseram que a receita deveria se tornar negócio. Hoje, já são mais de 40 produtos produzidos e comercializados.

“Nós trouxemos a farofa de bala de banana, e é muito importante destacar a visibilidade que conseguimos. Ao longo dos últimos anos fui adquirindo referências dentro do Sebrae. Essa atenção aos pequenos faz muita diferença, nossa farofa tem crescido, sendo comercializada e apresentada para mais pessoas”, comemora Karla.

Karla Manfredini, de Antonina, e o marido apresentam para os visitantes a farofa de bala de banana. Foto: Divulgação

De São José dos Pinhas, o empreendedor Manoel Vidigal, começou a empreender após estímulo da própria filha durante a pandemia. Ela vendia acessórios femininos e ele de início à produção de sabonetes. Hoje, na Feira do Empreendedor ele apresenta todos os produtos de fabricação própria.

“Esta é minha segunda vez na Feira do Empreendedor e costumo dizer que esta experiência é mais do que um cartão de visitas: ao longo dos meses, sempre atendia clientes que me viram na feira. Aqui faço prospecção de clientes, pessoas que me conheceram a partir daqui”, comemora Manoel.

Manoel Vidigal, de Curitiba, começou a empreender estimulado pela filha. Foto: Divulgação.

Seguindo a linha de empreendimentos com propósito, o empreendedor Paulo Massaharu Belmont Hirami trouxe para a feira um ateliê de encadernação artesanal.

“A Feira do Empreendedor é um espaço de conexões, entre empresários e clientes. É uma rede onde todo mundo pode aprender e expandir negócios. Nosso trabalho traz a arte japonesa, um pouco do que somos. Poder apresentar nossos produtos é muito importante para nosso crescimento”, Paulo.

Paulo Massaharu Belmont Hirami comercializa encadernações com referências japonesas. Foto: Divulgação

Feira do Empreendedor Sebrae 2025

Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.

  • Feira do Empreendedor 2025
  • Feira do Empreendedor Curitiba