Fortalecer a integração entre os países, unindo cultura, turismo e desenvolvimento regional. Foi com esse intuito que a região da tríplice fronteira, no sudoeste do Paraná, entre os municípios de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina, promoveu nos dias 29, 30 e 31 de agosto o 3º Festival internacional de Turismo “La Frontera”. As ações aconteceram no Parque Turístico Ambiental da Integração, mais conhecido como Lago Internacional.
Idealizado pelo Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera e realizado pela Prefeitura de Dionísio Cerqueira e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio do Sebrae/PR, o evento reuniu 21 municípios brasileiros e argentinos com o intuito de fortalecer o protagonismo local. De acordo com a organização do evento, foram mais de 40 mil pessoas passando pelo Festival durante os três dias.

“O Festival vai muito além de um evento cultural. Ele representa a força da integração entre o Brasil e a Argentina, demonstrando o quanto a região tem potencial para se consolidar como referência em cultura, turismo e negócios. Para nós, apoiar uma iniciativa como essa é valorizar os talentos locais, gerando oportunidades e ampliando conexões”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes.
A programação contou com shows de bandas locais, festival de gastronomia, exposição de carros antigos, espetáculos circenses, mostra cultural, mateada, além da apresentação de produtos desenvolvidos no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A empresária Talita Casagrande, uma das idealizadoras do evento, ressaltou o crescimento do Festival.
“Estamos muito felizes com o resultado. A gastronomia, em especial, foi um grande sucesso. Além disso, tivemos uma programação repleta de muitas atrações culturais. A participação do público também foi muito especial, inclusive, já contribuindo com muitas ideias para o Festival em 2026”, pontua Talita.
Na sexta-feira, 29, o Festival contou com a participação especial de alunos das escolas municipais de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Ampére, Pinhal de São Bento, Salgado Filho e Planalto, no Paraná, além de representantes argentinos de Bernardo de Irigoyen e San Antonio.
Eles apresentaram projetos de educação empresarial, venderam produtos e mostraram inovações, revelando como a formação das novas gerações também se conecta ao desenvolvimento regional.

Aproximação
O prefeito de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, Edgardo Nemesio Aquino, pontua que o encontro celebra a aproximação concreta entre os dois países.
“Nestes três dias tivemos uma interação, real, verdadeira, que se manifestou pelas atrações, pela gastronomia, pelos shows culturais e apresentações. E essa união é o que mais buscamos e o que engrandece cada vez mais o nosso festival da fronteira”, acrescenta Edgardo.
Consolidação
O presidente do Comitê Territorial La Frontera, Walter Feldmann, salienta que o evento vem crescendo a cada ano e consolida a região como referência de integração.
“O Festival a cada ano cumpre a sua missão de valorizar a diversidade, celebrar tradições e unir povos. Superamos o público do ano passado, o que nos deixa muito felizes pelo resultado e agradecidos também por todos aqueles que vieram nos visitar e nossos apoiadores. Em 2026, esperamos um evento ainda maior”, completa Walter.

Comitê La Frontera
O Comitê La Frontera é formado por municípios do Paraná, Santa Catarina e Misiones (Argentina), com foco no desenvolvimento regional e no fortalecimento de laços econômicos, culturais e sociais. O Festival já se consolidou como vitrine da gastronomia, da cultura e do turismo binacional.