
Aproximar produtores de mel e melado de empresários da área da gastronomia do sudoeste do Paraná. Com esse propósito, durante a Apiguassu – Evento de Apicultura e Meliponicultura que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, em Capanema, o Sebrae/PR promoveu o Conexão e Negócios. Uma experiência que apresentou a versatilidade dos produtos e como podem ser utilizados em diversas receitas.
Durante o evento, o chef João Braz apresentou pratos autorais a partir dos produtos locais, destacando as diversas possibilidades de utilização do mel e do melado. O cardápio, assinado por ele, foi dividido em uma entrada de boas-vindas mais quatro passos. Assim, os convidados experimentaram pratos que variaram de salada de folhas e peras assadas com mel, um sanduíche de pão de queijo regional com costela suína e melado, e, por último, um frango glaceado com mel e torta de queijo regional com melado.
“Há 15 anos trabalho com gastronomia e hoje é uma realização pessoal. Sou admirador do que a nossa terra produz e fico feliz em ver o que Capanema nos proporciona. Eu costumo brincar que um cozinheiro precisa de bons produtos para executar bem seu trabalho. E aqui, hoje, nós temos essa possiblidade”, afirma o chef de cozinha João.

O encontro contou também com a presença de Rui Morschel, participante do Master Chef – programa de televisão em que cozinheiros amadores e profissionais competem em desafios culinários. Há quatro anos, Rui vem se especializando na área de pesquisa das Indicações Geográficas (IG), sendo que o município já conta com a IG do Melado e está em busca da IG do Mel de Capanema.
“Estar aqui é trazer a percepção para todos de que eles têm, sim, ouro em suas mãos. Capanema tem produtos incríveis, de extrema qualidade. Hoje é um momento para o público conhecer o valor de um bom produto, de aproximar os empresários com os produtores e fazer desta ponte bons negócios. O mel, o melado e o queijo precisam ser reconhecidos e valorizados”, pontua Rui.
Conexão
A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, explica que a ideia de conectar produtores a empresários do ramo da gastronomia é uma forma de tornar os produtos locais ainda mais conhecidos.
“Temos no Paraná uma série de produtos especiais, e aqui em Capanema não é diferente com o mel e o melado. Reuni-los em um momento como este vai além de gerar conexões de negócios, é uma oportunidade para dar publicidade ao que é feito aqui, que carrega muito carinho em cada receita e uma rica história. São itens repletos de sabor e qualidade”, enfatiza Alyne.
Negócios
Christian Adam Haubert, chef do Chris Trattoria, em Pato Branco, destaca que a experiência foi marcante.
“Foi encantador conhecer mais sobre os produtos locais e degustar um cardápio especialmente elaborado para a ocasião. A partir desse contato, vamos avaliar a possibilidade de incluir esses ingredientes em nosso menu, criando conexões únicas entre a gastronomia regional e a culinária italiana”, pontua Christian.
Rodrigo Haas, de Capanema, destaca que poder apresentar produtos da região é uma forma de impulsionar a cadeia produtiva do mel e dar mais visibilidade para as famílias.
“O evento foi bem positivo para nós, pois conseguimos estreitar o relacionamento com dois possíveis clientes. Agora é fomentar ainda mais esse contato, para validar as possibilidades e fazer negócios”, comenta o empreendedor da Agroindústria Haas, que produz melado batido e melado escorrido que possuem o selo de Indicação Geográfica.
De Francisco Beltrão, Andrei Bueno e a esposa, Roberta, do Restauro Gastronomia & Eventos, conta que a iniciativa, além de conexões, permitiu também explorar novas descobertas.
“Já pegamos mel em favos inteiros de produtores de Capanema, mas não tínhamos ideia da variedade de produtos que a região carrega. Foi bem importante a iniciativa, oportunidade também em que conhecemos outros pratos que podem ser feitos com estes ingredientes. Uma experiência bem rica”, conta Andrei.

Promoção
O Apiguassu é promovido pelo Sebrae/PR, Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Prefeitura de Capanema, Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Itaipu Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sistemas Faep, Federação Paranaense de Apicultores e Meliponicultores (Fepamel) e Inova Agro Sudoeste do Paraná.
-