ASN PR Atualização
Compartilhe

Gastronomia com identidade: Conexão de Negócios valoriza o mel e o melado de Capanema

Durante o Apiguassu, iniciativa aproxima produtores de chefs e empreendedores do ramo da gastronomia
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Evento promoveu oportunidades de negócios: Fotos: Carina Pelegrini.

Aproximar produtores de mel e melado de empresários da área da gastronomia do sudoeste do Paraná. Com esse propósito, durante a Apiguassu – Evento de Apicultura e Meliponicultura que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, em Capanema, o Sebrae/PR promoveu o Conexão e Negócios. Uma experiência que apresentou a versatilidade dos produtos e como podem ser utilizados em diversas receitas.

Durante o evento, o chef João Braz apresentou pratos autorais a partir dos produtos locais, destacando as diversas possibilidades de utilização do mel e do melado. O cardápio, assinado por ele, foi dividido em uma entrada de boas-vindas mais quatro passos. Assim, os convidados experimentaram pratos que variaram de salada de folhas e peras assadas com mel, um sanduíche de pão de queijo regional com costela suína e melado, e, por último, um frango glaceado com mel e torta de queijo regional com melado.

“Há 15 anos trabalho com gastronomia e hoje é uma realização pessoal. Sou admirador do que a nossa terra produz e fico feliz em ver o que Capanema nos proporciona. Eu costumo brincar que um cozinheiro precisa de bons produtos para executar bem seu trabalho. E aqui, hoje, nós temos essa possiblidade”, afirma o chef de cozinha João.

João Braz apresentou pratos com mel e melado de Capanema.

O encontro contou também com a presença de Rui Morschel, participante do Master Chef – programa de televisão em que cozinheiros amadores e profissionais competem em desafios culinários. Há quatro anos, Rui vem se especializando na área de pesquisa das Indicações Geográficas (IG), sendo que o município já conta com a IG do Melado e está em busca da IG do Mel de Capanema.

“Estar aqui é trazer a percepção para todos de que eles têm, sim, ouro em suas mãos. Capanema tem produtos incríveis, de extrema qualidade. Hoje é um momento para o público conhecer o valor de um bom produto, de aproximar os empresários com os produtores e fazer desta ponte bons negócios. O mel, o melado e o queijo precisam ser reconhecidos e valorizados”, pontua Rui.

Conexão

A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, explica que a ideia de conectar produtores a empresários do ramo da gastronomia é uma forma de tornar os produtos locais ainda mais conhecidos.

“Temos no Paraná uma série de produtos especiais, e aqui em Capanema não é diferente com o mel e o melado. Reuni-los em um momento como este vai além de gerar conexões de negócios, é uma oportunidade para dar publicidade ao que é feito aqui, que carrega muito carinho em cada receita e uma rica história. São itens repletos de sabor e qualidade”, enfatiza Alyne.

Negócios

Christian Adam Haubert, chef do Chris Trattoria, em Pato Branco, destaca que a experiência foi marcante.

“Foi encantador conhecer mais sobre os produtos locais e degustar um cardápio especialmente elaborado para a ocasião. A partir desse contato, vamos avaliar a possibilidade de incluir esses ingredientes em nosso menu, criando conexões únicas entre a gastronomia regional e a culinária italiana”, pontua Christian.

Rodrigo Haas, de Capanema, destaca que poder apresentar produtos da região é uma forma de impulsionar a cadeia produtiva do mel e dar mais visibilidade para as famílias.

“O evento foi bem positivo para nós, pois conseguimos estreitar o relacionamento com dois possíveis clientes. Agora é fomentar ainda mais esse contato, para validar as possibilidades e fazer negócios”, comenta o empreendedor da Agroindústria Haas, que produz melado batido e melado escorrido que possuem o selo de Indicação Geográfica.

De Francisco Beltrão, Andrei Bueno e a esposa, Roberta, do Restauro Gastronomia & Eventos, conta que a iniciativa, além de conexões, permitiu também explorar novas descobertas.

“Já pegamos mel em favos inteiros de produtores de Capanema, mas não tínhamos ideia da variedade de produtos que a região carrega. Foi bem importante a iniciativa, oportunidade também em que conhecemos outros pratos que podem ser feitos com estes ingredientes. Uma experiência bem rica”, conta Andrei.

Evento foi uma forma de tornar os produtos locais ainda mais conhecidos.

Promoção

O Apiguassu é promovido pelo Sebrae/PR, Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Prefeitura de Capanema, Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Itaipu Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sistemas Faep, Federação Paranaense de Apicultores e Meliponicultores (Fepamel) e Inova Agro Sudoeste do Paraná.

-

  • ambiente de negócios
  • apiguassu
  • mel de capanema