A Governança do Comércio de Guarapuava elaborou um plano de ação para fortalecer e impulsionar o setor na cidade. Formada por empresários que atuam em diferentes segmentos, setores público e privado, instituições financeiras, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), e Prefeitura de Guarapuava como apoiadora, a frente de trabalho foca no desenvolvimento econômico do Município.
Grupo se reuniu para traçar o planejamento estratégico. Foto: Divulgação
A consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, explica que todas as ações e estratégias criadas pela Governança terão os resultados monitorados, no sentido de organizar o ecossistema do comércio.
“Buscamos melhorias, inspiração em casos de sucesso aplicáveis localmente, foco em inovação e, consequentemente, crescimento econômico para a cidade”, afirma.
A Governança foi estabelecida em 2023, após empresários participarem de um safari urbano em São Paulo, promovido pelo Sebrae/PR e pela Prefeitura de Guarapuava, onde se inspiraram em modelos inovadores para replicar no município paranaense.
“Neste ano, com o planejamento estratégico, foi definido onde o grupo pretende chegar, quais são os objetivos em comum e a importância de unir forças. A Governança também foi dividida em comitês, sendo que o cerne do projeto de planejamento estratégico é a alquimia entre inovação, crescimento e colaboração”, reforça Thaise.
No plano de ações, estão: a criação de diretrizes que possibilitem transformar o cenário local, a transformação de ideias em soluções conjuntas, o fortalecimento de propostas e a prática das iniciativas definidas, entre outras.
O gerente executivo do Sesc Guarapuava, Eudis Murilo Sottoriva, ressalta a importância do desenvolvimento contínuo no comércio, destacando que a Governança identificará desafios e oportunidades com a expertise dos empresários.
“A criação de uma Governança em Guarapuava possibilitará o levantamento de dificuldades e barreiras, pois é formada, principalmente, por empresários, que são os maiores conhecedores dos seus negócios, seja para a busca de soluções, seja atuando no desenvolvimento do próprio empresário ou propondo ações que agreguem ao comércio como um todo, além do apoio de grandes instituições parceiras. O Sesc sempre será parceiro de iniciativas que busquem melhorar o comércio e dar melhores condições de vida a toda a população”, pontua.
A gerente geral da Acig, Marileia Lisenko, destaca a relevância da Governança para o planejamento estratégico, visando aprimorar o comércio local e promover inovação entre as micro e pequenas empresas.
“O protagonismo do Sebrae/PR com a oferta de projetos como esse oportunizam que os pequenos negócios levem a inovação para dentro dos seus negócios”, diz.
-