Cerca de 50 jovens estiveram reunidos na última sexta-feira, 29, em São Mateus do Sul, na região sul do Paraná, participando do Ideathon 2025, um desafio de ideias inovadoras que promoveu um dia inteiro destinado à criatividade, conexões, soluções e muita inovação para o setor do agronegócio. A iniciativa foi do Sebrae/PR em parceria com o Conselho Municipal de Inovação, com o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul e a Prefeitura Municipal.
“Essa é a primeira vez que o Ideathon acontece em São Mateus do Sul. O evento tem como foco fomentar o espírito empreendedor nestes jovens que integram o ensino médio, conectando-os aos desafios reais do agronegócio, uma das principais áreas econômicas do município e região”, explica o consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira.

Durante as atividades, os estudantes foram provocados a refletirem a partir dos desafios do agronegócio e a proporem soluções criativas, mesmo em pautas de caráter mais genérico. Com isso, eles tiveram que buscar soluções para desafios que foram desde problemas relacionados à irrigação de áreas agrícolas até a cadeia produtiva da erva-mate.
Com as problemáticas listadas, os participantes tiveram que buscar mais informações sobre cada uma delas, idealizar soluções, validar suas ideias e, posteriormente, apresentar de que forma resolveriam os desafios propostos, podendo ser por meio de um aplicativo, um software ou até mesmo um serviço.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, Carlos Roberto Chaves, avalia que o evento é uma forma de oportunizar ao jovem novas possibilidades para o futuro.
“Para nós foi um marco. Uma iniciativa que abre portas e, principalmente, fomenta nestes jovens o espírito empreendedor de resolver problemas que fazem parte do nosso dia a dia, desde o aspecto de produtividade até a questão ambiental. Daqui não saem apenas ideias, mas sim a perspectiva de novos negócios para o futuro”, comenta Chaves.
Soluções
O primeiro lugar ficou com a equipe Coopermate, que apresentou a ideia de criar uma cooperativa para dar destinação sustentável aos galhos descartados da erva-mate, transformando-os em fertilizantes para o solo. O segundo lugar foi da equipe VitaMate, que criou um modelo de irrigação de mudas de erva-mate, reduzindo custos e aumentando a produtividade. E o terceiro lugar foi da InfoRural, que desenvolveu um aplicativo para ampliar o acesso às normas e regulações do Agro.
As soluções apresentadas foram avaliadas por uma banca, que levou em consideração aspectos como: o modelo de negócio, o plano de implementação, o público-alvo, diferenciais, entre outros pontos. Agora, os projetos participam de uma possibilidade de pré-incubação, na qual poderão ser aprimorados e, quem sabe, lá na frente, se tornarem de fato novos negócios.

Formação empreendedora
De acordo com Wagner da Silva, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul e membro do Conselho Municipal de Inovação, a iniciativa reforça a perspectiva de que São Mateus do Sul é um município que investe na formação empreendedora e no protagonismo dos jovens.
“No sentido de formação acadêmica, o evento foi essencial, uma vez que promoveu a troca de conhecimentos entre os participantes da rede pública e privada, bem como da educação profissional e regular. O Ideathon possibilitou aos jovens pensar, analisar e debater soluções inovadoras, oportunizando a articulação entre a teoria e a prática”, conclui Wagner.
Realização e Apoio
O evento foi realizado pela Regional Sul do Sebrae/PR em conjunto com a Prefeitura do Município de São Mateus do Sul e a Incubadora Municipal (Inova São Mateus), e contou ainda com o apoio do Senai Paraná, Conselho de Inovação de São Mateus do Sul, Sistema Regional de Inovação do Sul do Paraná, Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Sao Mateus do Sul e Território Sul-Paraná.