Após um período de três meses de capacitações, a primeira edição do InovaLoja de Maringá teve uma extensa programação nesta quinta-feira (6), na Praça Raposo Tavares. Realizado pelo Sebrae/PR, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), e o Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), a iniciativa teve como objetivo fortalecer os micros e pequenos negócios para as novas tendências de mercado e preparar os empreendedores para as vendas de Natal.

Lançado em julho deste ano, a primeira edição impactou cerca de 300 empreendedores, que desde então têm passado por consultorias, planos de ação e diagnósticos, tudo de forma gratuita.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, a ação na Praça foi um momento de estar próximo do comércio para mostrar o programa e acolher as dúvidas dos empreendedores. De acordo com Erica, as consultorias serão realizadas até o fim do ano e o encerramento da primeira edição ocorrerá no início de 2026.
“Na iniciativa temos ainda um diagnóstico, onde as empresas que apresentarem melhor nível de evolução serão premiadas com troféus Ouro, Prata e Bronze no ano que vem, quando o InovaLoja será oferecido para comerciantes de bairros de Maringá”, explicou.
Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, incentivar esses empreendimentos é uma das estratégias para fortalecer essa atividade. “Pois aquece a economia local e gera mais empregos e renda”, justificou.
Na Praça, o destaque foi para um estúdio de vidro, onde vinte empresas do comércio da região central participaram de uma live shopping coletiva, realizando vendas ao vivo pelo TikTok. A ação permitiu que outras empresas assistissem os bastidores e a prática de uma live shopping. No total, a live foi acessada por 1,7 mil pessoas.
“Foi uma ação importante porque as grandes marcas estão vindo com essa tendência de live shopping. Foi o momento de colocar isso em prática e a ação teve foco não somente em melhorar a presença digital, mas também a experiência do cliente na loja física”, disse a consultora.
Para Vagner Rodrigo da Silva, que vende produtos veterinários, programa ajudou a atualizar sobre as novas plataformas e maneiras de negociação. Ele também participou da live shopping, com o objetivo de expor seus produtos e aumentar a visibilidade da empresa.

“A ideia não foi só vender pela internet, mas apresentar nossa loja para que as pessoas conheçam nosso espaço físico e quando virem no centro já saber o que está procurando e encontrar a gente”, pontuou.
Segundo ele, as capacitações oferecidas pelo programa já têm otimizado os resultados da empresa.
“A parte de organização e planejamento melhorou. Nós conseguimos nos organizar para que na hora de realmente divulgar os nossos produtos a gente consiga entender como funcionam as plataformas e isso é importante para o negócio. E a live foi o momento de colocar em prática o projeto que já tem acontecido há alguns meses”, avaliou.
Gerente de uma loja de confecções, Cinthia Cristina Santana Takemoto, analisou que com a participação no programa foi possível mudar o sistema da empresa e fazer um planejamento estratégico para o negócio.
“Nós começamos a fazer sistema de cashback, aderimos ao cliente oculto e a consultoria financeira também agregou. A live também foi muito positiva e pretendemos dar sequência com as vendas pelo Tiktok”, disse Cinthia.

A gerente de compras de uma loja de roupas de atacado, Edlaine Rodrigues, procurou as atividades oferecidas na Praça para entender as novas tendências do mercado. Junto de sua equipe, ela assistiu as vendas realizadas na live e participou de consultorias.
“Como somos uma empresa atacadista, viemos em busca de informações para entender como levar o cliente até nós. Queremos fazer live para chegar ao nosso cliente. Eventos como esse são importantes para trocar conhecimento, porque o varejo mudou e a gente tem que aprender com essas mudanças”, analisou Edlaine.

Programação
Uma ação de captação e divulgação de empregos, com foco nas vagas temporários de fim de ano, também fez parte da programação, por meio de uma parceria com o Sesc e a Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).

Um dos responsáveis pelo mutirão do emprego, Douglas Camillo, frisou a importância do evento para que as empresas divulgassem suas oportunidades e os trabalhadores criassem seu currículo on-line por meio de uma plataforma que funciona como uma rede social profissional.
“Por meio da plataforma, as empresas conseguem fazer uma boa publicação para comunicar quem são, e o profissional pode fazer a mesma coisa, ou seja, elaborar um currículo com áudio e vídeo para que as empresas consigam acessar. A ação na Praça promoveu orientação para quem deseja contratar e para quem busca um emprego sobre como fazer isso de forma digital”, explicou Douglas.
Ele acrescentou que o InovaLoja envolve tecnologia, orientação de carreira, capacitação, relacionamento com empresários e trabalhadores e é extremamente importante, porque geralmente as pessoas não conseguem ter sucesso por falta de conhecimento. “Então esse tipo de evento é justamente para ajudar a ampliar o entendimento para empresários e trabalhadores”, avaliou.
A programação também incluiu consultorias individuais e a ‘Trilha do Conhecimento’ com os temas: vitrines de Natal; benefícios logísticos com os Correios; neuroarquitetura aplicada ao varejo físico; estratégias de cashback; presença digital eficiente; e planejamento estratégico comercial.
Para o secretário da Saet, Annibal Bianchini, o InovaLoja foi uma iniciativa importante para a cidade, com o uso da Praça pelo comércio e pelas pessoas, permitindo um ponto de encontro, convivência e negócios.
“O projeto ajudou a preparar o comércio para o fim de ano, oferecendo oportunidades concretas, como o feirão de empregabilidade. A live shopping foi um formato inovador que permitiu a micro e pequenos empreendedores venderem seus produtos ao vivo, de forma online, dentro da cabine montada especialmente para isso. Esses elementos mostram como o InovaLoja conseguiu unir inovação, geração de renda e revitalização urbana em uma única ação”, destacou Annibal.
