ASN PR Atualização
Compartilhe

Integração marca encontro dos Pontos de Atendimento em Guarapuava

Espaços conectam pequenos negócios aos produtos e serviços do Sebrae/PR e a seus parceiros
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

O escritório do Sebrae/PR de Guarapuava foi sede do encontro com representantes de seis Pontos de Atendimento (PA) da Regional Centro. A iniciativa teve como tema “Unidos pelo mesmo propósito: transformar vidas por meio do empreendedorismo” e como principal objetivo alinhar estratégias, fortalecer a integração entre as unidades e definir prioridades para o próximo período de atuação.

Encontro reuniu representantes de Pontos de Atendimento de seis municípios. Foto: Divulgação

Os espaços funcionam em parceria com associações comerciais de todo o estado. Segundo o gerente do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, o encontro foi um momento de troca de experiências, de atualização de conhecimentos e de reforço do trabalho em rede.

“Queremos garantir que cada Ponto de Atendimento esteja preparado para oferecer soluções cada vez mais efetivas às micro e pequenas empresas. Essa integração amplia nosso alcance e fortalece a padronização da qualidade do atendimento em todos os municípios atendidos”, destaca.

Durante a programação realizada na quinta-feira (14), foram discutidos com representantes dos PA de Imbituva, Irati, Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas e Telêmaco Borba temas como protagonismo, propósito, inovação nos atendimentos, gestão de relacionamentos com empreendedores, uso de ferramentas digitais, aprimoramento dos serviços já ofertados e fortalecimento das parcerias locais. Também houve espaço para a apresentação de cases de sucesso e definição de metas conjuntas. Ao todo, a região conta com 13 Pontos de Atendimento.

A executiva da Associação Comercial de Irati e agente do PA de Irati, Simone dos Anjos, diz que o encontro foi importante para o fortalecimento da rede de atendimento ao empresário, permitindo a integração entre os PA, a troca de boas práticas e o alinhamento de ações que beneficiam diretamente as empresas e a economia regional.

Ainda segundo ela, a iniciativa reforça a importância da colaboração entre instituições e do trabalho conjunto em prol de um ambiente empresarial mais forte, inovador e conectado com as necessidades do empreendedor.

“A parceria do Sebrae/PR é fundamental nesse processo, trazendo conhecimento, capacitação e suporte técnico aos pontos de atendimento. O engajamento das associações comerciais é essencial para garantir que as ações cheguem a todos os empresários de forma eficiente, promovendo crescimento e desenvolvimento sustentável”, pontua.

Balanço

Na prática, os PA funcionam como a porta de entrada para o empreendedor que busca orientação e apoio. Entre os serviços mais procurados estão gestão financeira, marketing digital, acesso a novos mercados, planejamento estratégico e inovação, além de capacitações voltadas para vendas, gestão de equipes e melhoria de processos.

Em 2024, os Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) prestaram auxílio a 39.884 empresas ao longo do ano em todo o Paraná. O balanço é 17% maior do que 2023, quando foram atendidas 33.178 empresas pelos 81 PAs instalados nos 79 municípios do estado. Além disso, a avaliação dos atendimentos em 2024, medida pelo Net Promoter Score (NPS), superou a do ano anterior: passou de 82,2 para 83,8.

-

  • associação comercial
  • empreendedorismo
  • gratuito
  • ponto de atendimento
  • serviços.