ASN PR Atualização
Compartilhe

Live com especialista vai orientar MEIs sobre questões tributárias

Erik Cornelis Van Der Vliet vai explicar sobre questões tributárias e tirar dúvidas de microempreendedores individuais
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Em transmissão ao vivo, especialista contábil vai orientar sobre questões tributárias que causam dúvidas nos MEIs

Na próxima quarta-feira (21), empreendedores que foram desenquadrados do regime de Microempreendedor Individual (MEI), ou que desejam compreender melhor processos tributários e seus impactos, poderão participar da live “Desenquadrei do MEI. E Agora?”. A transmissão ocorre a partir das 19 horas, neste link no Youtube. A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Durante o encontro serão abordadas as principais questões tributárias, incluindo as mudanças no enquadramento tributário, novas obrigações fiscais, impactos nos impostos, necessidade de adequação cadastral, emissão de notas fiscais, organização financeira e cuidados para evitar multas, autuações e irregularidades.

O especialista contábil Erik Cornelis Van Der Vliet também apresentará orientações práticas sobre como regularizar a empresa, planejar os próximos passos do negócio e estruturar uma transição segura para o novo regime, além de esclarecer dúvidas dos participantes ao vivo.

Impacto Financeiro

Dúvidas tributárias estão entre principais motivos de atendimento nas salas do empreendedor no estado. Foto: Vivian Honorato/PML

Dúvidas tributárias estão entre os principais motivos de atendimento nas Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento em todo o Paraná, de acordo com o Sebrae/PR.

“O desenquadramento do MEI altera imediatamente o regime tributário, a carga de impostos e as obrigações acessórias. Muitos empresários não compreendem essas mudanças e acabam cometendo erros que geram multas, juros e passivos fiscais. A live tem o objetivo de diminuir erros por meio da orientação técnica qualificada”, afirma Emanuel Barbiero Antonio, do Sebrae/PR.

Ele reforça ainda que empreendedores que desejam aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para formalizar a opção. A medida também vale para empresas excluídas que desejam retornar ao regime de tributação. Os contribuintes que estão no Simples Nacional e não foram excluídos seguem automaticamente no sistema.

  • MEI
  • sala do empreendedor
  • Simples Nacional
  • tributação