Foi pela vontade de ter o próprio negócio, buscar independência financeira e crescimento profissional que Amanda Modesto, de Itambé, resolveu empreender. O primeiro negócio foi uma loja de calçados, até que ela descobriu a verdadeira vocação: a confeitaria. “Comecei a fazer bolos e salgados com a minha irmã e hoje tenho minha própria empresa, que funciona na minha casa”, conta.
Em funcionamento há dez anos, a “Delícias da Amanda” começou a alavancar quando a proprietária buscou o apoio do espaço, resultado de parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura Municipal de Itampé. Amanda conheceu as soluções oferecidas por meio de indicações e informações divulgadas sobre empreendedorismo no município, e foi na Sala do Empreendedor em que ela recebeu o auxílio que precisava.
“Foi o meu primeiro contato estruturado com esse tipo de atendimento, onde pude receber orientações completas para o meu negócio”, relata a empreendedora.

O espaço tem o objetivo de facilitar a vida de quem empreende, oferecendo atendimento gratuito com orientações e serviços essenciais para abertura, regularização e desenvolvimento dos pequenos negócios. Amanda começou a receber atendimento na Sala do Empreendedor em maio de 2025 e encontrou apoio para a formalização do negócio, orientações sobre emissão de notas fiscais, organização financeira, capacitações e direcionamento para crescimento e regularização da empresa. Foi então que conseguiu organizar seu negócio, ampliar os conhecimentos sobre gestão, identificar novas oportunidades e assim viu seu faturamento triplicar.
“Além da evolução no faturamento conquistei mais segurança para planejar o crescimento da empresa. O atendimento foi muito positivo, com orientação clara, acessível e humanizada. Recebi apoio em todas as etapas, o que trouxe mais segurança para tomar decisões e estruturar melhor o meu negócio”, diz Amanda.
Na avaliação dela, o grande diferencial da Sala do Empreendedor é o atendimento próximo, humanizado e personalizado.
“O local orienta de forma prática, facilita o acesso às informações e realmente acompanha o empreendedor, contribuindo para o crescimento do negócio e para o desenvolvimento do município, orientando com informações para conseguirmos também participar de pregões e licitações”, destaca.

Sala do Empreendedor de Itambé
Em funcionamento desde novembro de 2021, a Sala do Empreendedor de Itambé oferece soluções como formalização, alteração e baixa de negócios de microempreendedores individuais (MEI), orientações sobre gestão, finanças, vendas, marketing e atendimento, apoio em acesso a crédito e compras públicas, capacitações em gestão empresarial e regularização de pendências, além de orientações legais básicas.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, desde a inauguração, 3.123 atendimentos já foram feitos, o que evidencia o espaço como ponto de apoio e orientação para quem empreende no município.
“Histórias de sucesso como o da Amanda evidenciam, na prática, o impacto positivo da Sala do Empreendedor no desenvolvimento dos pequenos negócios. Eles mostram que, com orientação adequada, acesso à informação e apoio técnico, é possível estruturar, profissionalizar e impulsionar empresas locais, gerando renda, emprego e fortalecendo a economia do município. Além disso, o exemplo inspira outros empreendedores a buscarem apoio e acreditarem no crescimento de seus negócios”, destaca.
A secretária de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego de Itambé, Graziela dos Santos, reforça que a Sala do Empreendedor é fundamental para o desenvolvimento econômico do município, pois atua diretamente no apoio, orientação e fortalecimento do empreendedorismo.
“É ponto de acolhimento para quem deseja abrir um negócio ou aprimorar a gestão da sua empresa, oferecendo informações claras, capacitações e acesso a oportunidades. Para o município, a Sala contribui para a formalização de empresas, geração de emprego e renda e fortalecimento da economia local. Para o empreendedor, representa segurança, apoio técnico e a possibilidade real de crescimento, promovendo autonomia e desenvolvimento sustentável”, justifica a secretária.
Graziela destaca que mais de 600 empreendedores já foram beneficiados, o que demonstra a confiança da população empreendedora no serviço prestado.
“Além dos números, houve uma evolução clara na postura dos empreendedores, que passaram a buscar formalização, emissão de notas fiscais, capacitações, acesso a crédito e participação em licitações”, acrescenta.
De acordo com a secretária, outro avanço foi na mudança para um novo espaço no final de novembro de 2025, pensado para melhor atender os empreendedores, oferecendo mais conforto, organização e estrutura adequada. Antes localizada na Prefeitura Municipal, a Sala do Empreendedor funciona atualmente na biblioteca municipal, com atendimento em três salas.
“O município segue empenhado em aprimorar continuamente a Sala do Empreendedor, ampliando ações e capacitações para atender cada vez melhor”, destaca.
Ela analisa que resultados como o da Amanda são extremamente importantes, porque mostram que o trabalho realizado gera resultados reais.
“Com orientação adequada, acompanhamento e capacitação, o empreendedor consegue crescer, se organizar e conquistar novas oportunidades. Esses exemplos inspiram outros empreendedores, fortalecem a credibilidade da Sala do Empreendedor e comprovam que investir em políticas públicas voltadas ao micro e pequeno negócio transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento econômico do município”, diz a secretária.
Números
Atualmente, o município de Itambé possui 727 microempreendedores individuais (MEI), o que reforça a importância de políticas públicas e iniciativas de apoio ao empreendedorismo local. No total, 90 dos 112 municípios que integram a regional Noroeste contam com uma Sala do Empreendedor.
Funcionamento
A Sala do Empreendedor de Itambé funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone é o (44) 98850-6456. O espaço está localizado na Rua Luiz Fedrigo, 19.
