Quem circula pelo setor de expositores na Feira do Empreendedor 2023, realizada pelo Sebrae/PR no Viasoft Experience, em Curitiba, até este domingo (17), não passa pelo “Café loja conceito” sem elogiar o aroma do estande que toma todo o entorno. Com visitas guiadas de 20 minutos, os participantes do evento conhecem como funciona uma cafeteria por trás do balcão, com o que há de mais atual no ramo.
Proprietária de uma panificadora, confeitaria e restaurante há 25 anos em Pontal do Paraná, Tathianne Nascimento diz que, apesar de conhecer bem os bastidores de um negócio no segmento da gastronomia, sempre é tempo de aprender.
“Vim descobrir novidades em equipamentos e inovações. A visita me inspirou a reformular o cardápio, investir em máquinas novas, em tecnologia de autoatendimento e em produtos para agregar valor ao ótimo atendimento, que nunca sai de moda”, contou a empreendedora.
Pontal do Paraná terá ainda mais novidades em cafés, se depender da empreendedora Luana Garcia, também da cidade do litoral do Estado. Ela quer abrir uma livraria com cafeteria e agendou a visita na loja conceito para obter mais informações sobre investimentos necessários.
“Estou ‘degustando’ as possibilidades para entender melhor o momento de investir com riscos calculados. Não vejo algo parecido na minha cidade com o que quero fazer. A ideia é montar um negócio de alto nível para, quem sabe, transformar em franquia”, declarou Luana.
Agregar negócios também é a ideia da empreendedora Ingrid Ker Bobetti, de Umuarama, no Noroeste do Paraná. Ela tem uma esmalteria e, após conhecer o “Café loja conceito”, acredita que oferecer esse tipo de produto e serviço às clientes será um diferencial na cidade.
“A partir de agora, vou amadurecer a ideia para diversificar. A butique que existe no espaço me chamou atenção. É algo que vou procurar fazer”, disse Ingrid.
No “Café loja conceito”, os visitantes conhecem inovações, tecnologias e experiências que podem ser proporcionadas por negócios do gênero. Em um espaço de 48 metros quadrados, eles recebem informações sobre estoque, máquinas de café filtrado, expresso e as manuais, que requerem mão de obra superespecializada.
Há também uma butique com produtos que podem ser vendidos em uma cafeteria para aumentar o tíquete médio: há cerâmicas, cafés especiais, caixas de presente e produtos com Indicação Geográfica (IG), a exemplo das Balas de Banana de Antonina, Melado de Capanema, Erva-Mate São Matheus, do sul do Paraná, entre outros.
Outros pontos destacados durante a visita são a sustentabilidade de materiais descartáveis para o cliente levar o produto, o investimento em parcerias para compostagem de resíduos como borra de café, salão amplo, cardápio digital funcional, brindes para clientes, investimento em capacitação e em marketing olfativo, cujo ingrediente chave é o produto principal de uma cafeteria: o café.
“Temos visto muita procura nesse segmento, por isso montamos na feira um café conceitual. Para contribuir com nossos visitantes, preparamos um roteiro do que fazer. Criamos o conceito de uma cafeteria com salão e falamos desde como funciona o estoque às tecnologias que podem agregar”, explicou a consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini.
A consultora acrescentou aos grupos o papel de cada um no desenvolvimento de suas regiões, com a contratação e treinamento de colaboradores e fechamento de parcerias com pessoas de suas comunidades. A agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que fica na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Karina Venazzi Frigo foi à loja conceito para levar conhecimento para os empreendedores do município do oeste paranaense.
“Muitos clientes nos procuram buscando informações específicas. Viemos entender melhor como funciona o setor de cafeterias e outros para fazer uma orientação mais acertada”, frisou Karina.
A Feira do Empreendedor tem outras três lojas conceito: beleza, petshop e moda. O horário de funcionamento deste sábado é até as 22h e no domingo (17), até as 20h.