ASN PR Atualização
Compartilhe

Negócios e experiências turísticas terão foco especial durante o Festival das Cataratas

Estande do Sebrae terá rodadas de negócios, palestras e apresentações, além do lançamento de um catálogo de opções turísticas do Paraná
Por Camila Agner/ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Estande do Sebrae terá rodadas de negócios, palestras e apresentações, além do lançamento de um catálogo de opções turísticas do Paraná

Os visitantes do Festival das Cataratas, que ocorrerá entre 30 de novembro e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu/PR, terão acesso a uma agenda especial voltada aos negócios e empreendedorismo. Isso porque, dentro do estande do Sebrae, palestras e workshops serão ofertados gratuitamente e, além disso, haverá exposição de produtos, serviços e soluções, rodadas de negócios e pitches (apresentações rápidas para despertar o interesse em um negócio ou ideia) de empreendimentos ligados ao trade turístico.

Segundo a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, tudo está sendo preparado para fomentar os negócios turísticos e promover os destinos paranaenses.

“Mais uma vez, o estande do Sebrae dentro do Festival será um espaço para que os visitantes conheçam inovações, tecnologias e experiências de todo o Brasil e troquem contatos e experiências. No local, também iremos oferecer capacitações e potencializar a geração de novos negócios”, indica Patrícia.

Foto mostra várias pessoas reunidas no salão de negócios do Festival das Cataratas, edição anterior.
Festival das Cataratas reúne diversos atores do trade turístico mundial. Crédito: Jean Pavão.

Turismo Religioso

Ainda dentro da programação do Festival, na quinta-feira (1º), serão apresentados alguns dos resultados do projeto piloto de formatação de produtos turísticos religiosos que aconteceu a partir de iniciativa do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Grupo Técnico do Turismo Religioso no Paraná. O projeto desenvolveu experiências turísticas na Rota de São Miguel Arcanjo, na região de Prudentópolis.

Vinte e oito empresários estiveram envolvidos na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos Religiosos. Sete novos produtos foram criados e todos visam fortalecer o turismo religioso e a conexão entre experiências culturais, gastronômicas e apreciação das belezas naturais que existem na região.

Guia de experiências

Durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná será oficialmente lançado. O material, que será disponibilizado em formato físico e virtual, reúne informações sobre o turismo paranaense, trazendo experiências, atrativos, rotas e dicas para quem quer conhecer o Estado. São mais de 80 experiências, segmentadas por setores, das mais diversas regiões.

Produtos turísticos

Outro projeto que será apresentado durante Festival é a Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo. O cronograma contemplou 248 empresários paranaenses, que participaram de um diagnóstico de destino turístico inteligente em 15 destinos, sendo eles: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu.

“Os produtos foram validados e mais de 80 novas experiências foram criadas, por cem dessas empresas que participaram de toda a Jornada. São, na prática, produtos que promovem um conjunto de facilidades e serviços turísticos, que têm preço e estão disponíveis no mercado. São vivências genuínas sobre saberes, histórias e sabores, com pitadas de inovação, categorizadas nos segmentos de gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza, e experiências rurais”, descreve Patrícia.

Nesse sentido, para que os visitantes do Festival possam conhecer o projeto e experimentar algumas dessas vivências, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR vão promover, nos dias 1º e 2 de dezembro, uma visita técnica em três iniciativas que foram desenvolvidas em Foz do Iguaçu: a Vila A Inteligente, que contempla práticas de inovação e tecnologias; a Craft Beer 277, que produz cervejas artesanais com produtos que possuem Indicação Geográfica; e a Oficina do Sorvete, que desenvolveu a linha Sabores do Iguaçu, feita com ingredientes nativos da região de Foz do Iguaçu e dos países vizinhos, Argentina e Paraguai.

Foto mostra um prato preto, de ardósia, com várias bolas de sorvete em cima. No total, são sete bolas, decoradas com flores comestíveis e uma tuílle de coco.
Experiência de degustação dos sorvetes da linha Sabores do Iguaçu, da Oficina do Sorvete, foi validada no projeto. Crédito: Camila Agner.

“É uma oportunidade que temos de mostrar para a cadeia turística e aos operadores, que a região oeste tem um potencial enorme, não só em Foz do Iguaçu, mas em outras cidades da região. Nesta vivência, passaremos por locais que têm produtos bem formatados e prontos para o mercado. Esperamos que muitas pessoas possam conhecer, replicar a ideia em outros lugares e, principalmente, divulgar as iniciativas daqui”, enfatiza Elaine da Luz, coordenadora da regional oeste da Paraná Turismo.

Ainda de acordo com o assessor da presidência da Fecomércio PR e vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, o Festival funciona como uma vitrine do turismo brasileiro, com foco nos potenciais turísticos do Paraná. Nesse sentido, a vivência é mais uma oportunidade para destacar o que há de melhor no Estado.

“Queremos que os destinos construam experiências memoráveis para que o turista permaneça mais tempo na localidade. Foz do Iguaçu está se consolidando como um destino de experiências diversas e são imprescindíveis a criação e a promoção de novas iniciativas de produtos que venham a somar aos consolidados. Hoje, você precisa ficar vários dias em Foz para conhecer boa parte do que a cidade tem a oferecer ao viajante e este benchmarking é extremamente importante para que os empresários de outras regiões possam conhecer e inspirar ideias que poderão se tornar novos produtos ou melhorias em experiências existentes em suas regiões”, finaliza Giovanni.

Sobre o Festival das Cataratas

Festival das Cataratas será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center (Avenida Olimpio Rafagnin, nº 2357). No evento, além de promover a Visita de Experiência do Turismo, o Sebrae marcará presença com um estande, no hall principal da feira, com exposição de empresas de todo o Brasil, além de rodadas de negócios, pitches, exposição de produtos turísticos de todo o País e espaço para orientações a empreendedores.

Também fazem parte da programação o Hackatour Cataratas, o MICE Cataratas, as Rodadas de Negócio, Arena Tecnológica, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Regionais, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo e Espiritualidade.

  • 277 craft beer
  • Fecomércio PR
  • festival das cataratas
  • oficina do sorvete
  • paraná turismo
  • sebrae
  • Sebrae/PR;
  • turismo brasileiro
  • vila a inteligente