Estande do Sebrae terá rodadas de negócios, palestras e apresentações, além do lançamento de um catálogo de opções turísticas do Paraná
Os visitantes do Festival das Cataratas, que ocorrerá entre 30 de novembro e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu/PR, terão acesso a uma agenda especial voltada aos negócios e empreendedorismo. Isso porque, dentro do estande do Sebrae, palestras e workshops serão ofertados gratuitamente e, além disso, haverá exposição de produtos, serviços e soluções, rodadas de negócios e pitches (apresentações rápidas para despertar o interesse em um negócio ou ideia) de empreendimentos ligados ao trade turístico.
Segundo a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, tudo está sendo preparado para fomentar os negócios turísticos e promover os destinos paranaenses.
“Mais uma vez, o estande do Sebrae dentro do Festival será um espaço para que os visitantes conheçam inovações, tecnologias e experiências de todo o Brasil e troquem contatos e experiências. No local, também iremos oferecer capacitações e potencializar a geração de novos negócios”, indica Patrícia.
Turismo Religioso
Ainda dentro da programação do Festival, na quinta-feira (1º), serão apresentados alguns dos resultados do projeto piloto de formatação de produtos turísticos religiosos que aconteceu a partir de iniciativa do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Grupo Técnico do Turismo Religioso no Paraná. O projeto desenvolveu experiências turísticas na Rota de São Miguel Arcanjo, na região de Prudentópolis.
Vinte e oito empresários estiveram envolvidos na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos Religiosos. Sete novos produtos foram criados e todos visam fortalecer o turismo religioso e a conexão entre experiências culturais, gastronômicas e apreciação das belezas naturais que existem na região.
Guia de experiências
Durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná será oficialmente lançado. O material, que será disponibilizado em formato físico e virtual, reúne informações sobre o turismo paranaense, trazendo experiências, atrativos, rotas e dicas para quem quer conhecer o Estado. São mais de 80 experiências, segmentadas por setores, das mais diversas regiões.
Produtos turísticos
Outro projeto que será apresentado durante Festival é a Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo. O cronograma contemplou 248 empresários paranaenses, que participaram de um diagnóstico de destino turístico inteligente em 15 destinos, sendo eles: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu.
“Os produtos foram validados e mais de 80 novas experiências foram criadas, por cem dessas empresas que participaram de toda a Jornada. São, na prática, produtos que promovem um conjunto de facilidades e serviços turísticos, que têm preço e estão disponíveis no mercado. São vivências genuínas sobre saberes, histórias e sabores, com pitadas de inovação, categorizadas nos segmentos de gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza, e experiências rurais”, descreve Patrícia.
Nesse sentido, para que os visitantes do Festival possam conhecer o projeto e experimentar algumas dessas vivências, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR vão promover, nos dias 1º e 2 de dezembro, uma visita técnica em três iniciativas que foram desenvolvidas em Foz do Iguaçu: a Vila A Inteligente, que contempla práticas de inovação e tecnologias; a Craft Beer 277, que produz cervejas artesanais com produtos que possuem Indicação Geográfica; e a Oficina do Sorvete, que desenvolveu a linha Sabores do Iguaçu, feita com ingredientes nativos da região de Foz do Iguaçu e dos países vizinhos, Argentina e Paraguai.
“É uma oportunidade que temos de mostrar para a cadeia turística e aos operadores, que a região oeste tem um potencial enorme, não só em Foz do Iguaçu, mas em outras cidades da região. Nesta vivência, passaremos por locais que têm produtos bem formatados e prontos para o mercado. Esperamos que muitas pessoas possam conhecer, replicar a ideia em outros lugares e, principalmente, divulgar as iniciativas daqui”, enfatiza Elaine da Luz, coordenadora da regional oeste da Paraná Turismo.
Ainda de acordo com o assessor da presidência da Fecomércio PR e vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, o Festival funciona como uma vitrine do turismo brasileiro, com foco nos potenciais turísticos do Paraná. Nesse sentido, a vivência é mais uma oportunidade para destacar o que há de melhor no Estado.
“Queremos que os destinos construam experiências memoráveis para que o turista permaneça mais tempo na localidade. Foz do Iguaçu está se consolidando como um destino de experiências diversas e são imprescindíveis a criação e a promoção de novas iniciativas de produtos que venham a somar aos consolidados. Hoje, você precisa ficar vários dias em Foz para conhecer boa parte do que a cidade tem a oferecer ao viajante e este benchmarking é extremamente importante para que os empresários de outras regiões possam conhecer e inspirar ideias que poderão se tornar novos produtos ou melhorias em experiências existentes em suas regiões”, finaliza Giovanni.
Sobre o Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center (Avenida Olimpio Rafagnin, nº 2357). No evento, além de promover a Visita de Experiência do Turismo, o Sebrae marcará presença com um estande, no hall principal da feira, com exposição de empresas de todo o Brasil, além de rodadas de negócios, pitches, exposição de produtos turísticos de todo o País e espaço para orientações a empreendedores.
Também fazem parte da programação o Hackatour Cataratas, o MICE Cataratas, as Rodadas de Negócio, Arena Tecnológica, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Regionais, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo e Espiritualidade.