Celebrar resultados alcançados, reconhecer a colaboração de parceiros e realinhar expectativas. Foi com esses objetivos que Pato Branco sediou, nesta quinta-feira (22), o Encontro Regional dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) do território sul do Sebrae/PR. O evento contou também com a palestra da facilitadora Ana Carolina Bini, que falou sobre o impacto da imagem e da comunicação assertiva e o quanto isso pode gerar resultados positivos para todos.
“Poder reuni-los aqui é promover essa conexão entre os Pontos de Atendimento e engajá-los para o restante do ano. Os agentes realizam um trabalho importante nos municípios, de apoio aos empreendedores e de fortalecimento do empreendedorismo. Esse é um trabalho valoroso, que tem sido importante para fomentarmos a cultura empreendedora cada vez mais”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato.
Os PAs fomentam o empreendedorismo pelo Paraná, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento das micro e pequenas empresas. Na Regional Sul do Sebrae/PR, são 14 Pontos em funcionamento nos municípios de Barracão, Chopinzinho, Coronel Vivida, Capanema, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Mangueirinha, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, Planalto, Pato Branco, São Mateus do Sul e Salto do Lontra. Juntos, no primeiro semestre de 2024, esses espaços foram responsáveis por mais de 2,2 mil atendimentos.
Participação
Juliana da Silva, agente do PA de Salto do Lontra, conta que o dia foi de aprendizado.
“As dinâmicas aplicadas e os conhecimentos que recebemos de todos aqui são importantes para a gente atender de forma mais assertiva os empreendedores lá fora. Além disso, a troca de experiências nos permite aprimorar ainda mais o nosso trabalho”, comenta.
De Mangueirinha, o agente do PA, Eduardo Dal Molin Eschemback, conta que o encontro foi leve e permitiu absorver muito do conteúdo compartilhado.
“Em especial o quanto é importante sabermos nos comunicar de forma clara e o quanto isso impacta em nosso atendimento do Ponto. Estamos bem engajados com os empreendedores de lá, gerando uma conexão muito boa e que tem resultado em um número cada vez maior de atendimentos”, acrescenta Eduardo.
Essa comunicação clara, inclusive, foi tema da palestra ministrada pela Ana Carolina Bini, que destacou a importância da transparência na relação com os empresários.
“Tem uma pesquisa da Forbes que mostra que 84% dos empresários já deixaram de fazer negócios por falta de clareza na comunicação. Essa transparência é fundamental na relação deles com os empreendedores, uma vez que passa confiança, gera engajamento, fidelização e pode potencializar resultados”, conclui Ana.
Paraná
Criados para estimular o empreendedorismo e preparar os pequenos empresários para aumentar a competitividade dos negócios, os 83 Pontos instalados pelo Sebrae/PR em parceria com instituições empresariais, em 79 municípios do Estado.
Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.