Empresários de micro e pequenas empresas de Ponta Grossa e região, de variados segmentos, participaram da Rodada de Negócios, evento da Bunge, multinacional de agronegócios e alimentos, que utiliza metodologia do Sebrae. A ação, que faz parte do Projeto Economia da Gente, da Fundação Bunge, aconteceu no último dia 13, na Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, e contou com a participação de 11 compradores da Bunge e mais de 40 pequenas empresas.
Conforme Jorge Alberto Fernandes, coordenador de Projetos Sociais da Fundação Bunge, a ação integra o Projeto Economia da Gente, que conjuga diálogo e transparência para os empreendedores que queiram se conectar com a empresa e o compromisso com o desenvolvimento dos territórios onde a Bunge atua.
“A Rodada de Negócios é a materialização desse propósito, gerando, de fato, a oportunidade para esse encontro. Nossa expectativa, enquanto Fundação, é promover muitas conexões, ampliando a agenda ESG [sigla de governança ambiental, social e corporativa] no contexto da Bunge, gerando impactos positivos nos territórios de atuação e fortalecendo sempre redes e parcerias contundentes para o desenvolvimento local, como tem sido com o Sebrae”, destaca.
Um dos participantes foi Felipe Ferreira da Silva, da Ultrapack, de Ponta Grossa, que atua no atacado e varejo, com a comercialização de produtos de higiene e limpeza, de escritório, copa e cozinha, além do setor de festas, entre outros.
“A Rodada facilitou o contato com a Bunge. O ambiente organizado para novos negócios foi outro ponto fundamental. Pudemos fazer novas conexões, ter uma visão mais ampla do campo de atuação, além de muitos novos contatos e inspirações”, conta.
A opinião é compartilhada pelo sócio proprietário da Celeiro Materiais de Construção, Pompílio Mateus Mereles. Segundo ele, a iniciativa adota um formato prático de promover os pequenos negócios.
“A troca de informações e de ideias foi benéfica e que, certamente, vai trazer muitos resultados. Acredito que as micro e pequenas empresas estão preparadas para atender às demandas das grandes, como é o caso da Bunge”, analisa.
Projeto amplo
Além da Rodada de Negócios, na primeira fase do Projeto Economia da Gente, o Sebrae/PR, a pedido da Fundação Bunge, elaborou uma lista com o nome de diferentes tipos de comércios e serviços locais e regionais, num raio de até cem quilômetros, que vai servir como base de dados.
O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, comenta que, em 2022, a Bunge iniciou o movimento para comprar das micro e pequenas empresas como forma de movimentar a economia local.
“Diante de um levantamento que apontava as necessidades de compras da multinacional, o Sebrae elaborou um catálogo de possíveis fornecedores, com mais de 70 empresas, que vai desde empresas prestadoras de serviços, papelaria, elétrica, hidráulica, gráficas, manutenção industrial, entre outras”, detalha.
Para ele, a aproximação dos pequenos negócios com a Bunge amplia o poder de compras das pequenas empresas locais regionais e, desta forma, apoia o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda.
O projeto
O Projeto Economia da Gente tem como objetivo apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a Bunge possui operações por meio de três frentes de atuação: apoio na divulgação dos mais de 1.700 negócios locais cadastrados; atividades e conteúdos formativos para empreendedores locais sobre práticas de gestão e governança atenção ambiental e responsabilidade social para a geração de valor compartilhado bem como o conhecimento de diferentes ferramentas e tecnologias que contribuem para a transformação digital de pequenos negócios com destaque para atividades chave do negócio como divulgação, promoção, atendimento e vendas; e no apoio aos pequenos negócios na abertura de novos canais de vendas e acesso a novos mercados.