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Pequenos empresários participam de missão técnica para fortalecer IGs nos Campos Gerais

Experiência no Rio Grande do Sul inspira avanços em governança das IGs, turismo e posicionamento de mercado
Por ASN PR
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Empreendedores, representantes de associações e poder público, envolvidos nos processos de busca de Indicações Geográficas (IGs) na região dos Campos Gerais, participaram de uma missão técnica ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, referência nacional em governança, certificação e turismo de experiência. A iniciativa do Sebrae/PR teve como propósito promover o benchmarking com a região da Uva e do Vinho, reconhecida pela maturidade de sua estrutura organizacional, pelo sucesso no fortalecimento da identidade territorial e por ser a primeira IG do Brasil.

Missão técnica contemplou o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, referência nacional em governança, certificação e turismo de experiência. Foto: Divulgação

Da região participaram empresários e lideranças políticas envolvidas com a busca da IG, a exemplo de Palmeira, que busca a certificação para o pão no bafo; Castro, com a IG do leite e Carambeí, com as tortas.

Durante a missão, os participantes conheceram práticas consolidadas de gestão das IGs, modelos de integração entre produtos e turismo e estratégias de marketing territorial que contribuíram para o posicionamento do Vale dos Vinhedos como destino de excelência no enoturismo brasileiro.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a imersão proporcionou aprendizados para o fortalecimento de produtores e associações ligadas as Indicações Geográficas na região e a integração entre elas.

“O Vale dos Vinhedos é um exemplo de como a união entre produtores, poder público e instituições pode gerar valor, competitividade e reconhecimento a partir da identidade territorial. Essa missão técnica permite que os empresários da nossa região visualizem caminhos concretos para fortalecer a governança, aprimorar processos e ampliar o potencial turístico e comercial das Indicações Geográficas”, destaca Nádia.

A missão também buscou inspirar novas estratégias de posicionamento e comercialização, reforçando o papel das IGs como instrumentos de valorização do território, diferenciação no mercado e promoção do desenvolvimento sustentável regional.

Grupo conheceu práticas consolidadas de gestão das IGs. Foto: Divulgação

Entre os participantes está o empresário Paulo Los, da confeitaria Het Dorp, uma das empresas associadas à Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí, cidade que busca o registro de IG para suas tradicionais tortas.

Segundo Los, a imersão foi uma oportunidade valiosa para entender, na prática, como o trabalho coletivo e a certificação podem transformar o desenvolvimento local.

“Tivemos dois dias intensos de visitas e aprendizados. Conhecemos como foi o processo de criação da IG no Vale dos Vinhedos há cerca de 30 anos e conseguimos ver claramente os resultados desse esforço, tanto na valorização dos produtos quanto no crescimento do turismo local. É inspirador observar o quanto a certificação fortaleceu a identidade e a economia da região. Essa experiência abre nossa mente e reforça o quanto vale a pena seguir firmes na busca pela IG das tortas de Carambeí”, destaca o empresário.

Durante a missão técnica ao Vale dos Vinhedos, a empresária Priscila Junqueira, sócia-proprietária de um restaurante típico alemão, em Palmeira, na região dos Campos Gerais, que há oito anos incluiu o pão no bafo no cardápio do estabelecimento. Ela destacou a importância das visitas para compreender na prática como funciona o processo de obtenção de uma IG e o impacto que ela tem sobre os produtos e territórios.

“Achei muito válido, organizada, com uma curadoria excelente. Os lugares que visitamos foram sensacionais, e deu para ver claramente como é importante ter elementos que comprovem a qualidade, a história e a identidade de uma região. Isso faz uma diferença enorme, porque traz garantia de procedência e agrega valor ao produto. A missão mostrou também que não é um caminho fácil, pois há associações que trabalham nisso há anos, mas, com engajamento, o reconhecimento vem, junto com a notoriedade e o controle de qualidade. Foi uma experiência muito enriquecedora”, avalia Priscila.

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Kasciano Moraes avaliou que a missão técnica ao Vale dos Vinhedos trouxe aprendizados valiosos para o desenvolvimento regional e para a valorização dos produtos locais, especialmente o leite, símbolo da identidade econômica e cultural do município.

“Estamos trazendo ideias para impulsionar o desenvolvimento de Castro e região, especialmente com o projeto do leite de Castro. A prefeitura tem investido na organização dos produtores e na busca por uma Indicação Geográfica. Temos potencial para transformar nossa vocação em uma rota do leite, como o Vale dos Vinhedos fez com o vinho, fortalecendo o turismo e a economia regional”, afirma o secretário.

A ação faz parte das iniciativas do Sebrae/PR voltadas ao fortalecimento das Indicações Geográficas e à promoção do turismo de experiência nos Campos Gerais, consolidando a região como referência em produtos e destinos com identidade e qualidade reconhecidas.

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